09/11/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos de Cinemateca
Ride Lonesome
O Homem que Luta Só
de Budd Boetticher
com Randolph Scott, Karen Steele, Pernell Roberts, James Best, Lee Van Cleef, James Coburn
Estados Unidos, 1959 - 73 min
legendado eletronicamente em português | M/12
70 Anos, 70 Filmes

1ª Parte: 35 Histórias da História da Cinemateca (I)
Organizado no terceiro ano de exibições quotidianas na Barata Salgueiro (1982), o Ciclo integral dedicado a Budd Boetticher desbravava terreno em várias áreas: além da dimensão de retrospetiva de autor, abordava consistentemente um universo (o Western) cujo tratamento mais exaustivo por via de outros decisivos Ciclos individuais, ou do próprio “ciclo de género”, só viriam a acontecer depois, e representava ainda uma forte chamada de atenção para a produção de “série B”. Mais do que isso, a presença do próprio realizador tornou-se uma das mais memoráveis dentre as muitas que marcaram a história da Cinemateca, graças à força, à originalidade e ao entusiasmo do visitante (ele que aqui chegava previamente conquistado pelo país, por via da sua paixão pela tauromaquia, que também abordara no seu cinema…). RIDE LONESOME é, para muitos, a obra-prima do que ficou conhecido como “ciclo Ranown” (os famosos westerns com o ator Randolph Scott e produzidos por Harry Joe Brown). A história é mais uma variação sobre o tema do homem que persegue os assassinos da sua mulher. Desta vez Scott tem a seu lado um foragido também interessado na captura do assassino. Um fim inesperado, genial na sua secura e despojamento. A apresentar em cópia digital.
 
09/11/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
As Cinematecas Hoje: Cinemateca Sueca (Svenska Filminstitutet)
Conferência as Cinematecas Hoje
Entrada livre, mediante o levantamento de ingresso na bilheteira.
Por Jon Wengström, Diretor do Arquivo Fílmico Sueco, em inglês, sem tradução.
 
09/11/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos de Cinemateca
Tristana
Tristana, Amor Perverso
de Luis Buñuel
com Catherine Deneuve, Fernando Rey, Franco Nero, Lola Gaos
Espanha, França, Itália, 1970 - 99 min
legendado eletronicamente em português | M/14
70 Anos, 70 Filmes

1ª Parte: 35 Histórias da História da Cinemateca (I)
O “Ciclo Luis Buñuel”, organizado em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian entre outubro e novembro de 1982, fui um dos mais marcantes na Cinemateca e uma das primeiras retrospetivas integrais em todo o mundo deste realizador (que à época ainda estava vivo), no âmbito do qual foi editado um importante catálogo. Um momento alto da programação evocado por TRISTANA, adaptação de um romance de Perez Galdós. Trata-se de um dos filmes mais famosos de Luis Buñuel, à volta de um velho conquistador que não quer reconhecer o seu fim, e de uma jovem, Tristana, vítima de estranhos pesadelos eróticos. Um humor feroz e truculento, por vezes grotesco (“esperpêntico”, como dizem os espanhóis), faz deste filme uma das mais perturbantes incursões no desejo, nos seus objetos e perversões.
 
09/11/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: Cinemateca Sueca (Svenska Filminstitutet)
Programa de raridades sobre Ingmar Bergman
duração total da projeção: 56 minutos
legendados eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada por Jon Wengström
BAKOMFILM HÖSTSONATEN (trecho)
“A Rodagem de «Sonata de Outono»”
SÄSOM I EN SPEGEL (apresentação)
“Apresentação de «Em Busca da Verdade»”
VARGTIMMEN-PROLOG
“Prólogo de «A Hora do Lobo»”
VERGTIMMEN-EPILOG
“Epílogo de «A Hora do Lobo»”
BAKOMFILM SMULTRONSTÄLLET
“A Rodagem de «Morangos Silvestres»”
de Ingmar Bergman
Suécia, 1977, 1961, 1968, 1868, 1957 – 27, 4, 9, 2 e 14 min

Este programa reúne diversas raridades sobre Ingmar Bergman e o seu trabalho. A abrir a sessão, um trecho de um documentário de mais de três horas sobre a rodagem de SONATA DE OUTONO, centrado sobre a colaboração entre o realizador e Ingrid Bergman. “APRESENTAÇÃO DE «EM BUSCA DA VERDADE»” é um trailer peculiar, pois não contém quase nenhuma imagem da longa-metragem e pode ser considerado como uma curta-metragem autónoma. A versão original de A HORA DO LOBO continha um prólogo, em que Bergman dá instruções aos atores e explica-lhes o sentido da história, além de um epílogo, em que o realizador e o operador de câmara agradecem aos atores e à equipa pelo trabalho do dia. Prólogo e epílogo foram suprimidos das cópias e cortado do negativo, mas o material sobreviveu e poderemos descobri-lo. A fechar a sessão, um dos muitos filmes mudos sobre a rodagem de MORANGOS SILVESTRES, com surpreendentes imagens a cor dos cenários e roupas do filme, feito a preto e branco. Este documento também foca na colaboração entre Bergman e Victor Sjöström. BAKOMFILM HÖSTSONATEN e BAKOMFILM SMULTRONSTÄLLET são apresentados em cópias digitais. Primeiras exibições na Cinemateca.