12/09/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam – Milos Forman, Ermanno Olmi, Nelson Pereira Dos Santos
Il Posto
O Emprego
de Ermanno Olmi
com Loredana Detto, Tullio Kezich, Sandro Panseri, Mara Revel
Itália, 1961 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Ermanno Olmi
Premiado pela crítica no Festival de Veneza, IL POSTO narra a história de dois jovens à procura do primeiro emprego. Um deles, Domenico, entra numa empresa e na sua vida quotidiana, de que faz parte a amizade com uma rapariga que nunca consegue ver porque trabalham em turnos diferentes. Com irónica leveza, Olmi oferece um quadro completo da condição pequeno-burguesa da grande cidade. Um dos grandes “clássicos” de Olmi que, através da história de uma personagem, traça o retrato da sociedade italiana.
 
12/09/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Os Olhos Não Querem Estar Sempre Fechados – O Cinema de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet (I)
En Râchachant | Proposta in Quattro Parti
duração total da projeção: 47 min | M/12
EN RÂCHACHANT
de Jean-Marie Straub, Danièle Huillet
com Olivier Straub, Raymond Gérard
França, 1982 – 7 min / legendado em inglês e electronicamente em português
PROPOSTA IN QUATTRO PARTI
de Jean-Marie Straub, Danièle Huillet
Itália, 1985 – 40 min / legendado em inglês e electronicamente em português

Se Straub gosta de fazer “misturas”, este programa também tem algo de uma “mistura”. Começa com um dos filmes mais incisivos de Straub-Huillet, em que uma criança contesta ferozmente um professor, que tenta ensinar-lhe coisas, num resultado quase burlesco. PROPOSTA IN QUATTRO PARTI foi feito para a televisão italiana, que o difundiu na noite de Natal de 1985, entre OMESSIAS de Rossellini e a ORESTIADE AFRICANA de Pasolini. O genérico define o filme como uma “proposta em quatro partes”, que é uma obra de montagem, sem comentários, nem entrevistas. O filme é composto por “quatro movimentos”, formados por trechos de A CORNER IN WHEAT, de Griffth e de três filmes de Straub-Huillet: MOSES UND ARON, FORTINI/CANI e DALLE NUBE ALLA RESISTENZA. O resultado é um filme sobre o cinema que “os Straub” faziam. PROPOSTA IN QUATTRO PARTI é apresentado em cópia digital.
 
12/09/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam – Milos Forman, Ermanno Olmi, Nelson Pereira Dos Santos
Vedete, Sono uno di Voi
de Ermanno Olmi
com Carlo Maria Martini, Ermanno Olmi
Itália, 2017 - 76 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Ermanno Olmi
O último filme de Ermanno Olmi é um documentário centrado na vida e na obra do Cardeal Carlo Maria Martini (1927-2012), durante décadas Arcebispo de Milão, e uma referência no catolicismo progressista italiano. Entre imagens de arquivo e leituras dos escritos de Martini, Olmi constrói uma evocação e uma homenagem, concluindo a sua obra em absoluta fidelidade a alguns dos principais eixos que nortearam a sua vida e o seu trabalho – sempre reivindicando a importância da fé católica e a proximidade com o povo. Era a única longa-metragem de Olmi que nos faltava mostrar nesta Cinemateca.
 
12/09/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver
The Spy in Black
O Espião de Negro
de Michael Powell
com Conrad Veidt, Sebastian Shaw, Valerie Hobson, Marius Goring
Reino Unido, 1939 - 77 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Naquela que é a primeira colaboração entre Michael Powell e Emeric Pressburger (aqui como argumentista), antes deste último assumir a correalização dos futuros filmes da dupla, THE SPY IN BLACK traz-nos uma história de espionagem e romance, nos mares europeus, entre dois agentes implicados na guerra entre as frotas britânicas e alemãs durante a Primeira Guerra Mundial. Lançado três semanas antes do Reino Unido declarar guerra à Alemanha de Hitler, o filme, para além do seu sucesso de distribuição, foi o ponto de partida para uma das colaborações artística mais importantes da história do cinema.