04/09/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Centenário de Rita Hayworth
Only Angels Have Wings
Paraíso Infernal
de Howard Hawks
com Cary Grant, Jean Arthur, Richard Barthelmess, Thomas Mitchell, Rita Hayworth
Estados Unidos, 1939 - 120 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12
Howard Hawks realizou obras-primas em quase todos os géneros do cinema de Hollywood (musicais, comédias, westerns, filmes “negros”) e também em filmes de aviação, de que ONLY ANGELS HAVE WINGS é exemplo. Protagonista do filme, Cary Grant, explicava assim o segredo da sua atração: “I play myself”. Em ONLY ANGELS HAVE WINGS, ele é o homem que nunca tem lume e atira sempre uma moeda (sem coroa) ao ar perante uma dúvida. A quintessência do cinema de Howard Hawks: um filme de aviadores, de sacrifício por amor e de heróis suicidários. Um dos mais belos filmes do mundo. A protagonista feminina é Jean Arthur, a quem Cary Grant se há de render, mas Rita Hayworth, aqui em parelha com Richard Barthelmess, desempenha um importante papel, na intriga e em cena.
 
04/09/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
In Memoriam – Milos Forman, Ermanno Olmi, Nelson Pereira Dos Santos
Il Posto
O Emprego
de Ermanno Olmi
com Loredana Detto, Tullio Kezich, Sandro Panseri, Mara Revel
Itália, 1961 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Ermanno Olmi
Premiado pela crítica no Festival de Veneza, IL POSTO narra a história de dois jovens à procura do primeiro emprego. Um deles, Domenico, entra numa empresa e na sua vida quotidiana, de que faz parte a amizade com uma rapariga que nunca consegue ver porque trabalham em turnos diferentes. Com irónica leveza, Olmi oferece um quadro completo da condição pequeno-burguesa da grande cidade. Um dos grandes “clássicos” de Olmi que, através da história de uma personagem, traça o retrato da sociedade italiana.
 
04/09/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Os Olhos Não Querem Estar Sempre Fechados – O Cinema de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet (I)
Chronik der Anna Magdalena Bach
A Pequena Crónica de Anna Magdalena Bach
de Jean-Marie Straub
com Gustav Leonhardt, Christiane Lang
Alemanha, 1967-68 - 93 min
legendado eletronicamente em português | M/6
O filme mais acessível de Jean-Marie Straub, sobre o trabalho de Johann Sebastian Bach. Contrariamente ao que muitos pensam, o filme não é baseado em The Little Chronicle of Anna Magdalena Bach, romance de Esther Meynell, que muitos tomam pelo verdadeiro diário da segunda mulher de Bach. Ao filmar uma história de amor que não se parece com nenhuma outra (uma mulher fala do marido que amou até à morte), o realizador fez com que verdadeiros músicos executassem a música de Bach em som direto, o que era uma novidade absoluta e um exemplo que não foi seguido por muitos. Por isto, “a música de Bach não é um acompanhamento nem um comentário, mas a matéria-prima” do filme. Segunda passagem em outubro.
 
04/09/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
La Grande Famille
de Nuno Beirão Vieira, João Pedro Marnoto
França, 2018 - 64 min
versão original em francês legendada em inglês | M /12
Com a presença de Nuno Beirão Vieira e joão Pedro Marnoto
LA GRANDE FAMILLE é o filme recentemente realizado por Nuno Beirão Vieira, psicólogo de formação, e João Pedro Marnoto, também fotógrafo e cujo trabalho na fotografia e no cinema tem vindo a refletir sobre as questões da identidade: “São ambos trabalhadores agrícolas. Pia é filha de um ex-manequim francês e Zinzin é filho de um casal de agricultores sazonais. Duas histórias diferentes ligadas pelo mesmo destino de nómadas que vivem em florestas ao abrigo da grande família que escolheram; à margem da sociedade que rejeitaram. Festas ‘hardtechno’ secretas, substâncias ilícitas, recuperação de detritos, regresso às origens hippies e outros rituais vividos pelos dois jovens revelam-nos, dia a dia, a vida de uma das grandes subculturas nómadas da Europa”.