13/07/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Les Choses de la Vie
As Coisas da Vida
de Claude Sautet
com Romy Schneider, Michel Piccoli, Lea Massari, Gerard Lartigau, Jean Bouise
França, 1970 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um homem de meia-idade, arquiteto de profissão, sofre um acidente de viação. Enquanto jaz na erva, gravemente ferido, à espera de socorro, uma série de “flashes” fazem-no evocar a vida com a sua mulher, a separação, a ligação com a amante, o filho e a decisão entre duas mulheres a que um acidente vem pôr termo. “Com o simples plano em que a vemos, com lágrimas de alegria, agarrar o telefone e pedir a uma amiga para lhe emprestar o carro, ela (Romy Schneider) é digna de arrancar lágrimas a quem sabe que o eterno se compõe de efémeros” (Gerard Legrand, Positif).
O filme que inaugura a década de ouro do cinema de Claude Sautet, lembrado, também, pelo seu notável trabalho de montagem, e que dá início, numa história de vida ou de morte, a um fulgurante retrato da sociedade francesa. A apresentar em cópia digital.
 
13/07/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Imagem por Imagem (Cinema de Animação)
De Profundis
de Miguelanxo Prado
Espanha, Portugal, 2007 - 79 min
sem diálogos | M/12
Estreia na realização do desenhador galego Miguelanxo Prado, cujas publicações em revistas como Cimoc, Creepy, Zona 84 ou Cairo chamaram a atenção de Steven Spielberg, que o convidou para desenhar a versão animada de MEN IN BLACK. A longa-metragem DE PROFUNDIS, produzida em 2007, é um sinal importante do cinema de animação em Espanha e da sua capacidade de internacionalização, mas é também um exemplo significativo da evolução das estruturas da animação em Portugal, neste caso através da participação, como coprodutor, da Zeppelin Filmes, de Luís da Matta Almeida. O filme, considerado na altura o primeiro a basear a animação em desenhos a óleo, não tem um único diálogo e a banda sonora é simplesmente composta pela música que a personagem central, um pintor apaixonado, usa para seguir o rasto da sua amada, numa incrível viagem pelo fundo do mar. Estreado em sala em Portugal dois anos depois da produção, o filme tem agora a sua primeira exibição na Cinemateca.
 
13/07/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Nous ne Vieillirons pas Ensemble
Quando o Amor Acaba
de Maurice Pialat
com Jean Yanne, Martine Jobert, Macha Méril
França, 1972 - 106 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O primeiro grande êxito de Pialat, que valeu a Jean Yanne o prémio de melhor interpretação masculina no Festival de Cannes. Pialat abordou um dos temas mais frequentes no cinema francês: a crise de um casal, com o rancor e a incerteza, nas suas personagens (fruto de um intenso trabalho com os atores), que viria a caracterizar a sua carreira. Graças à capacidade de trabalhar em blocos dramáticos intensos e concentrados, Pialat deu a este filme autobiográfico uma enorme força, filmando os atores como se se tratasse de um documentário e oferecendo, aos espectadores, uma história de amor onde nada se encontra garantido — apenas a sensação de que o sentimento imenso de uma relação se encontra apenas destinado, tal como as nossas vidas, a encontrar o seu próprio fim. A apresentar em cópia digital.
 
13/07/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Homenagem a José Luís Carvalhosa

Em colaboração com a AIP, Associação de Imagem Portuguesa
Ao Sul
de Fernando Matos Silva
com Miguel Guilherme, Filipe Ferrer, Márcia Breia, Frika Zwart, Vítor Norte, Daniel Vérité, Philippe Guégan, Canto e Castro
Portugal, Suíça, 1993 - 118 min | M/12
Com a presença de Fernando Matos Silva
Sexta longa-metragem de Fernando Matos Silva, AO SUL revisita, direta ou indiretamente, muitos dos temas que se cruzaram antes na obra do autor, nisso incluindo as reflexões sobre o presente e a História, a emigração e a diáspora portuguesa, a memória da guerra colonial, o interior do território… Com tudo isso em pano de fundo, conta-se agora a história do regresso de um ex-combatente da guerra e emigrado na Holanda que, em cenário de latifúndio alentejano, vive a encruzilhada do país, que é a de si próprio. A luz do Sul (da Europa e de Portugal) como terreno privilegiado para a fotografia de José Luís Carvalhosa.
 
13/07/2018, 22h30 | Esplanada
Cinema na Esplanada
Once Upon a Honeymoon
Lua Sem Mel
de Leo McCarey
com Cary Grant, Ginger Rogers, Walter Slezak, Abner Bibermann
Estados Unidos, 1942 - 115 min
legendado em português | M/12
ONCE UPON A HONEYMOON é uma comédia dramática ambientada durante a Segunda Guerra Mundial, com Cary Grant na pele de um jornalista que procura desmascarar um agente nazi durante a sua falsa lua de mel (McCarey mostra a viagem de núpcias em paralelo com o avanço dos nazis pela Europa), conquistando a mulher deste (Ginger Rogers, naturalmente) para o seu campo.