27/07/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
António-Pedro Vasconcelos (II)
Amor Impossível
de António-Pedro Vasconcelos
com Victória Guerra, José Mata, Soraia Chaves, Ricardo Pereira
Portugal, 2015 - 125 min | M/14
À data é o último trabalho de ficção de António-Pedro Vasconcelos. Olhar sobre o romantismo juvenil, através da história, contada em flashback, da investigação policial ao desaparecimento misterioso de uma adolescente, desaparecimento de que o namorado é o principal suspeito. O diário da rapariga serve de mote à narrativa, polvilhando-a de ecos do Monte dos Vendavais.
 
27/07/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
Quaresma
de José Álvaro Morais
com Beatriz Batarda, Filipe Cary, Ricardo Aibéo
Portugal, 2003 - 95 min
legendado em francês | M/12
Último filme de José Álvaro Morais, quase um reverso do precedente PEIXE LUA – o Sul dá lugar ao Norte (Serra da Estrela) e desta se passa para a costa dinamarquesa. Conciso, sombrio e enevoado, QUARESMA volta a contar histórias de desorientação familiar e de fugas sempre impossíveis de completar. A interpretação de Beatriz Batarda, “no fio da navalha”, foi particularmente elogiada. A música é de Bernardo Sassetti.
 
27/07/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Die Dritte Generation
A Terceira Geração
de Rainer W. Fassbinder
com Volker Spengler, Bulle Ogier, Hanna Schygulla, Harry Baer
Alemanha, 1979 - 108 min
legendado em português | M/12
Fassbinder criticava frontalmente a hipocrisia e a pressão da sociedade sobre os indivíduos. Mas também criticava o que considerava o conformismo de grupos minoritários que se consideravam vítimas. Depois de irritar as feministas com AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT e os homossexuais com O DIREITO DO MAIS FORTE À LIBERDADE, Fassbinder exasperou os partidários da extrema-esquerda com A TERCEIRA GERAÇÃO. Esta comédia sobre os grupos que apresentavam “a revolução” como uma espécie de conto de fadas, mostra um grupo de terroristas que é financiado, sem o saber, por um negociante de computadores, que espera poder vender mais computadores à polícia graças ao aumento das atividades terroristas.
 
27/07/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Série Noire
Série Negra
de Alain Corneau
com Patrick Dewaere, Marie Trintignant, Myriam Boyer, Bernard Blier, Jeanne Herviale, Andreas Katsulas
França, 1979 - 111 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Em clima de policial, Patrick Dewaere ofereceu, em SÉRIE NOIRE, aquela que é considerada a sua melhor interpretação. Passada ao longo de uma noite nos subúrbios de Paris, Franck (Dewaere) é um vendedor de porta a porta frustrado com o beco em que se tornou a sua vida. Ao conhecer a jovem Mona (Marie Trintignant, num dos seus primeiros papéis), explorada financeira e sexualmente pela sua velha tia, Franck decide mudar radicalmente a sua vida, tornando-se num furioso anti-herói que tenta salvar, desesperadamente, a vida de Mona e aquilo que resta da sua. A apresentar em cópia digital, numa primeira exibição na Cinemateca.
 
27/07/2018, 22h30 | Esplanada
Cinema na Esplanada
Agarrando Pueblo | A Flood in Baath Country
duração total da projeção: 75 min | M/12
Sessão de antecipação Doclisboa
AGARRANDO PUEBLO
de Luis Ospina, Carlos Mayolo
Colômbia, 1978 – 27 min / legendado em português
A FLOOD IN BAATH COUNTRY
de Omar Amiralay
França, Síria, 2003 – 48 min / legendado em português

AGARRANDO PUEBLO é um falso documentário centrado numa equipa de filmagens ao serviço da televisão alemã que produz um filme sobre a miséria na América-Latina. O modo pouco ético como esta se aproxima da pobreza, explorando-a com fins comerciais está na base de AGARRANDO PUEBLO, que é uma crítica contundente  ao oportunismo de cineastas que exploram a miséria dos outros. A sessão prossegue com FLOOD IN BAATH COUNTRY, documentário de Omar Amiralay que fecha uma trilogia iniciada em 1970. Ao entusiasmo do primeiro dos três filmes Omar Amiralay sucede a catástrofe retratada neste último, que acompanha os efeitos devastadores resultantes do colapso da Barragem de Zayzun, em que morreram dezenas de pessoas e milhares de vidas foram arruinadas. Esta catástrofe surge ainda associada à revelação de um relatório oficial que previu o destino da barragem e de outras construídas na mesma altura. Censurado pelo regime sírio, A FLOOD IN BAATH COUNTRY participa do espírito de contestação dos poderes instituídos que floresceu durante a primavera árabe na região. Primeiras exibições na Cinemateca.