06/07/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
António-Pedro Vasconcelos (II)
Call Girl
de António-Pedro Vasconcelos
com Soraia Chaves, Nicolau Breyner, Ivo Canelas
Portugal, 2007 - 141 min | M/16
Um dos filmes mais célebres de António-Pedro Vasconcelos na década de 2000, CALL GIRL, com argumento de Tiago R. Santos, aborda o submundo da corrupção autárquica, a partir da história de um presidente de câmara (Nicolau Breyner), tido como “autarca-modelo”, que se envolve com uma prostituta de luxo (Soraia Chaves) e é, depois, chantageado em benefício de interesses obscuros. Primeira exibição na Cinemateca.
 
06/07/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Cem Anos de Cinema Polaco

Em colaboração com a Embaixada da República da Polónia
Sportowiec Mimo Woli
“Desportista à Revelia”
de Mieczyslaw Krawicz
com Adolf Dymsza, Aleksander Žabczyński, Ina Benita
Polónia, 1939 - 64 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Nos anos trinta, foram realizadas diversas comédias na Polónia, género em que Mieczyslaw Krawicz se fez notar mais de uma vez. SPORTOWIEC MIMO WOLI foi a última comédia realizada na Polónia antes da guerra e só  estreou em Maio de 1940. Como tantos filmes dos anos trinta, trata-se de uma comédia de equívocos, baseada num triângulo formado por uma jovem, um campeão de hóquei e um cabeleireiro. A pedido da mulher, os homens aceitam trocar de papéis, o que cria imensas confusões e os dois têm que arcar com as consequências.
 
06/07/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Händler der Vier Jahreszeiten
“O Comerciante das Quatro Estações”
de Rainer W. Fassbinder
com Hans Hirschmüller, Irm Hermann, Hanna Schygulla, Kurt Raab
Alemanha, 1971 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um homem regressa a casa e tenta reconstruir a sua vida laboral e conjugal ao tornar-se num mercador de fruta, ajudado pela sua mulher e outro homem, poucos anos depois do final da guerra. Num dos melhores filmes de toda a obra de Fassbinder, este pequeno conjunto de personagens irá oferecer um olhar humano e fulminante sobre os fantasmas, as divisões, a violência e a autodestruição de uma sociedade, e dos seus cidadãos, que tenta conviver com um passado irreconciliável com a própria vida. Uma obra determinante do cinema europeu do pós-guerra e da carreira de Fassbinder.
 
06/07/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Cem Anos de Cinema Polaco

Em colaboração com a Embaixada da República da Polónia
Rekopis Znaleziony w Saragossie
“Manuscrito Encontrado em Saragoça”
de Wojciech Has
com Zbiegniew Cybulski, Iga Cembrzyńska, Elbieta Czyżewska
Polónia, 1964 - 182 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptado do célebre romance de Jan Potocki, escrito em francês e publicado no início do século XIX, REKOPIS ZNALEZIONY W SARAGOSSIE é o mais célebre filme de Wojciech Has, uma das grandes personalidades isoladas do cinema polaco. Um flamengo, que é capitão na guarda do rei de Espanha, fica a saber por duas princesas mouras que está destinado a grandes feitos, mas que para tanto deverá enfrentar duras provas. Diversas tramas secundárias vêm juntar-se à trama principal, à maneira de As Mil e Uma Noites. Na opinião de Boleslaw Michalek e Frank Turaj, “na verdade, a história tem lugar unicamente no próprio conto. É uma farsa cheia de charme, com efeitos sofisticados. Não se trata exatamente de um filme histórico, mas é sem dúvida um grande espetáculo. Foi um dos filmes de espetáculo histórico produzidos na Polónia nos anos sessenta e teve grande eco internacional. A apresentar em cópia digital.
 
06/07/2018, 22h30 | Esplanada
Cinema na Esplanada
Bringing Up Baby
Duas Feras
de Howard Hawks
com Cary Grant, Katharine Hepburn, Charlie Ruggles, May Robson, Barry Fitzgerald
Estados Unidos, 1939 - 101 min
legendado em português | M/12
Uma das comédias mais geniais de toda a história do cinema, BRINGING UP BABY poderia suscitar volumes de análise, de tal maneira há sentidos escondidos por detrás das aparências. Entre o osso que falta a um dinossáurio e um par de leopardos, entre uma rica herdeira e um professor aluado, o filme é uma sucessão de armadilhas e de situações burlescas. Simplesmente irresistível.