28/06/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
24 Imagens – Cinema e Fotografia (II)
Je Vous Salue Sarajevo | Le Petit Soldat
duração total da projeção: 81 min | M/12
Vestígios do real
JE VOUS SALUE SARAJEVO
de Jean-Luc Godard
França, 1993 – 2 min / sem legendas
LE PETIT SOLDAT
O Soldado das Sombras
de Jean-Luc Godard
com Anna Karina, Henri-Jacques Huet, Michel Subor
França, 1960 – 79 min / legendado em português

A partir de uma fotografia de guerra de Ron Haviv, que JLG filma em fragmentos até no-la dar a ver na íntegra ao cabo dos dois minutos de filme, JE VOUS SALUE SARAJEVO (primeira exibição na Cinemateca) é um filme poderoso que reflete sobre a guerra da Bósnia, os nacionalismos, a cultura europeia, a imagem. Na banda de som, Godard lê ele próprio um texto que fala da regra e da exceção, da cultura e da arte, que se escreve (Flaubert, Dostoievski), se compõe (Gershwin, Mozart), se pinta (Cézanne, Vermeer), se regista (Antonioni, Vigo), ou “é a arte da vida, Srebrenica, Mostar, Sarajevo”. Realizado 30 anos antes para contar a história de um desertor francês que se alista num grupo de extrema-direita suíço, do qual mais tarde tenta fugir por amor a uma mulher, LE PETIT SOLDAT foi um dos mais polémicos filmes de Godard, acusado à época de "fascismo" por parte da esquerda oficial e proibido em França durante três anos, pelas muitas alusões à Guerra da Argélia, então no auge. É também o filme do primeiro encontro de Godard com Anna Karina, que sempre que entra em cena rouba toda a luz à sua volta. E o filme do célebre aforismo que vem de um discurso sobre a fotografia, o cinema e a verdade: “a fotografia é a verdade e o cinema é a verdad a 24 fotogramas por segundo”.
 
28/06/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
24 Imagens – Cinema e Fotografia (II)
Piece Mandala end War | Bouquets 11-20 | Less | Zorns Lemma
duração total da projeção: 79 min | M/12
O fluxo, o instante

AVISO: PIECE MANDALA END WAR não é aconselhável a pessoas com problemas de epilepsia.
PIECE MANDALA END WAR
de Paul Sharits
Estados Unidos, 1966 – 4 min / mudo, sem intertítulos
BOUQUETS 11-20
de Rose Lowder
França, 2005-2009 – 14 min / mudo, sem intertítulos
LESS
de Hollis Frampton
Estados Unidos, 1973 – 1 min / mudo, sem intertítulos om
ZORNS LEMMA
de Hollis Frampton
Estados Unidos, 1970 – 60 min / legendado eletronicamente em português

PIECE MANDALA END WAR é um dos vários "flicker films" realizados por Paul Sharits, experiências baseadas no choque entre fotogramas “independentes”, lançando uma reflexão sobre a relação do filme com as imagens fotográficas que o compõem em paralelo a uma crítica à guerra do Vietname. Obra de cunho manifestamente modernista ao centrar-se nas propriedades do medium cinematográfico, encontra ecos nos BOUQUETS, série de muitos filmes de um minuto realizados por Rose Lowder, que trabalha meticulosamente fotograma a fotograma, obtendo as suas imagens efeitos extraordinários na projeção. A sessão termina com duas obras de Hollis Frampton. LESS resulta de um “loop” de 24 fotogramas em que assistimos a um incremento do negro que recobre a imagem fotográfica de um nu feminino. ZORNS LEMMA, intitulado a partir de um conceito matemático, é um dos seus mais importantes e conhecidos filmes, permanecendo a par de WAVELENGHT (Michael Snow) como um dos grandes exemplos do cinema estrutural. Começando com uma série de fotografias, ZORNS LEMMA organiza-se em torno das letras do alfabeto, sendo as letras progressivamente substituídas por imagens. Os BOUQUETS e LESS são primeiras exibições na Cinemateca.
 
28/06/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: Cinémathèque Suisse
Hors Saison / Zwischensaison
“Fora de Estação”
de Daniel Schmid
com Sami Frey, Ingrid Caven, Carlos Devesa
Suíça, 1992 - 95 min
legendado em português | M12
Reconhecido como um dos nomes mais destacados do cinema suíço, praticando um cinema que, nos seus começos, parecia buscar um ponto de equilíbrio entre Schroeter e Fassbinder, Daniel Schmid simplificou a sua linguagem, mas não perdeu as suas qualidades. Vindo de uma família de hoteleiros, Schmid quis realizar uma ficção sobre as suas lembranças de infância. Inteiramente filmado em Portugal, no Hotel da Curia, que Schmid considerou um cenário absolutamente perfeito, ZWISCHENSAISON é um fascinante filme sobre o microcosmos de um velho hotel, onde as memórias de infância do cineasta se cruzam com um olhar sobre “outros tempos”, num dos mais belos momentos da sua obra.
 
28/06/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
António-Pedro Vasconcelos (I)
Amor Impossível
de António-Pedro Vasconcelos
com Victória Guerra, José Mata, Soraia Chaves, Ricardo Pereira
Portugal, 2015 - 125 min | M/12
À data é o último trabalho de ficção de António-Pedro Vasconcelos. Olhar sobre o romantismo juvenil, através da história, contada em flashback, da investigação policial ao desaparecimento misterioso de uma adolescente, desaparecimento de que o namorado é o principal suspeito. O diário da rapariga serve de mote à narrativa, polvilhando-a de ecos do Monte dos Vendavais. Primeira exibição na Cinemateca.