24/04/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (II)
White Zombie
de Victor Halperin
com Bela Lugosi, Madge Bellamy, Joseph Cawthorn
Estados Unidos, 1932 - 69 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Joias dos Anos 30
Feito na esteira do êxito de DRÁCULA, que fez de Bela Lugosi uma estranha vedeta, WHITE ZOMBIE, ambientado no Haiti, conta a história de um feiticeiro que transforma uma mulher em escrava zombie. Ridicularizado durante muitos anos, o filme foi reconsiderado nos anos sessenta por críticos como Carlos Clarens e William Everson. Como tantos filmes americanos desse período, tem um estilo livre, sem regras preestabelecidas e Scott McQueen descreve-o assim: “Diálogos e desempenhos dignos de um mau teatro de província encadeiam com movimentos de câmara e imagens à Cocteau, que são a própria essência do cinema, realçadas por uma seleção musical absolutamente brilhante”. Primeira exibição na Cinemateca.
 
24/04/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
História Permanente do Cinema Português
Caminhos da Liberdade
de Cinequipa
Portugal, 1974 - 45 min | M/12
com a presença de Fernando Matos Silva
Visto pela última vez na Cinemateca num programa especial dedicado ao 25 de Abril em 2014, CAMINHOS DA LIBERDADE é uma crónica da primeira semana pós 25 de abril de 1974 na qual se incluem várias das mais emblemáticas sequências filmadas pelos realizadores de cinema portugueses que obedeceram ao impulso de filmar no fluxo dos acontecimentos. Lembrando, só a título de exemplo, a sequência antológica da entrada na sede da PIDE captada pelo próprio Fernando Matos Silva, podemos considerar o filme como uma obra matriz cujas imagens foram depois reproduzidas em muitas outras, e na qual, pelo instinto dos seus autores e pela força do contexto, se fundiu, como poucas vezes depois disso (e pese embora, também aqui, a sobreposição com essa outra urgência de explicar, traduzida no comentário off), o olhar e o momento, ou, se se quiser, o olhar do filmador e o “olhar” da coisa filmada.
 
24/04/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (II)
The Night of the Hunter
A Sombra do Caçador
de Charles Laughton
com Robert Mitchum, Lillian Gish, Billy Chapin, Shelley Winters
Estados Unidos, 1955 - 93 min
legendadoeletronicamente em português | M/12
Grandes Clássicos
O único filme realizado por Charles Laughton, uma obra-prima insólita, foi um completo fracasso comercial, antes da sua beleza incomparável ser reconhecida pela crítica e pelos espectadores. É a história de um assassino em série que persegue duas crianças em fuga, para se apossar do dinheiro que elas levam, como um ogre num conto de fadas. A luta entre o bem o e mal, o crime e a inocência, numa história dividida em três partes, à maneira clássica (e a parte central é precisamente a noite em que o homem caça as crianças), são plasmados numa extraordinária fotografia a preto e branco, que tem algumas reminiscências do grande cinema alemão do período mudo. No papel principal, Robert Mitchum tem um dos melhores desempenhos da sua carreira. Lilian Gish, cuja figura estabelece um elo com o cinema americano dos começos, é outra presença inesquecível.
 
24/04/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Inadjectivável
The Man Who Shot Liberty Valance
O Homem que Matou Liberty Valance
de John Ford
com James Stewart, John Wayne, Lee Marvin, Vera Miles, Edmond O’Brien, Andy Devine, Woody Strode
Estados Unidos, 1962 - 120 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O verdadeiro fim do western clássico, numa celebração da morte do velho Oeste, personificado por Tom Doniphon (John Wayne), que jaz morto e arrefece num caixão de pinho com uma solitária flor de cato em cima. Nunca se vê o corpo, porque a lenda não o tem. Apenas surge na evocação em que Stoddard (James Stewart) recorda o triunfo da civilização na pequena cidade fronteiriça, sobre os desmandos dos quadrilheiros de Liberty Valance, assim tornando “desnecessários” os homens e os mitos como Doniphon. O fim de um género e uma das obras-primas do cinema. A apresentar em cópia digital.