09/04/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Abril 2013
His Girl Friday
O Grande Escândalo
de Howard Hawks
com Cary Grant, Rosalind Russell, Ralph Bellamy, John Qualen, Gene Lockhart
Estados Unidos, 1940 - 90 min
legendado em português

Segunda versão cinematográfica da peça de Ben Hecht e Charles MacArthur, FRONT PAGE, que Hawks considerava ter “o melhor diálogo do mundo”. Nesta versão, Hawks procede a uma alteração radical nas personagens, trocando o sexo a uma delas. O jornalista em conflito com o chefe de redação é, agora, uma mulher, interpretada por Rosalind Russell, o que transforma o filme numa fabulosa “guerra de sexos” que ninguém como Hawks sabia filmar.

09/04/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Cinema Polaco – Raridades
Dekalog, Jeden
“Decálogo Um – Amarás a Deus Sobre Todas as Coisas”
de Krzystof Kieslowski
com Henryk Baranowski, Wojciech Klata, Maja Komorowska
Polónia, 1988 - 56 min
legendado eletronicamente em português

Primeiro episódio da série vagamente baseada nos Dez Mandamentos realizada por Kieslowski para a televisão polaca. Muitos destes dez filmes tiveram abundante circulação internacional em sala, e nalguns casos remontagens especiais que deram origem a novas versões. Foi o primeiro momento da consagração internacional de Kieslowski, que lhe abriu as portas para o financiamento europeu dos seus filmes finais, nomeadamente a chamada Trilogia das Cores. Neste primeiro episódio evoca-se a “deificação” da Razão, através da história trágica de um professor universitário e do seu filho, maníaco dos computadores.

09/04/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Cinema Polaco – Raridades
Majdanek – Cementarzisko Europey | Ludzie Wisly
duração total da sessão: 96 min

MAJDANEK – CEMENTARZISKO EUROPEY
“Majdanek”
LUDZIE WISLY
“Gente do Vístula”
de Aleksandr Ford
com Ida Benita, Jerzy Pichelski, Stanislawa Wysocka
Polónia, 1945 e 1938 – 25 e 71 min / legendados eletronicamente em português

A sessão reúne duas obras de Aleksandr Ford: MAJDANEK, realizado em julho de 1944, é um dos primeiros documentários realizados num campo de extermínio. Ford entrevista sobreviventes de diversas nacionalidades. LUDZIE WISLY é um drama situado entre barqueiros que navegam pelo Vístula, com rivalidades amorosas e profissionais. É falado em polaco e, contrariamente aos outros filmes de Ford que incluem este Ciclo, não pertence ao cinema ídiche nem aborda um tema judeu.
 

09/04/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Cinema Polaco – Raridades
Der Dybbuk
“A Alma Errante”
de Michal Waszynsky
com Lili Liliana, Leon Liebgold
Polónia, 1937 - 110 min
legendado eletronicamente em português

Baseado numa peça que adapta um velho mito judeu da Europa Central, que também inspirou uma peça de música de câmara a Aaron Copland, DER DYBUK é um exemplo de uma cultura ídiche desaparecida, o que torna o filme ainda mais comovente quando se pensa nos horrores que se abateriam sobre o mundo judeu europeu. Trata-se da história de duas crianças, cujos pais prometem casar. O rapaz morre, mas não se resigna e continua a voltar à vida terrena, até que vem encarnar-se na alma da mulher, no dia em que ela vai casar-se com outro homem. Um filme comovente e original.

09/04/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Abril
I Sequestrati di Altona
Os Sequestrados de Altona
de Vittorio De Sica
com Sophia Loren, Maximilian Schell, Fredric March, Robert Wagner, Françoise Prévost
Itália, 1962 - 113 min
legendado em português
Estreados em 1974

Adaptado de uma peça de Jean-Paul Sartre (por Abby Manne e Cesare Zavattini), o filme de De Sica produzido por Carlo Ponti e protagonizado por Sophia Loren ao lado de Maximilian Schell e Fredric March, que trata da “culpa” nazi no pós-guerra, foi um enorme sucesso à época, sobretudo por parte de uma certa crítica de esquerda. Com o tempo tem vindo a ser desvalorizado, e é cada vez menos visto e citado, mas é um De Sica surpreendente e nada menosprezável. Estreado no Pathé a 8 de novembro de 1974, com distribuição Filmes Castello Lopes.