CICLO
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)


Depois do arranque da série de ciclos e conferências “As Cinematecas Hoje” com a Cinemateca de Bolonha, o segundo convidado da iniciativa é uma das maiores instituições homólogas dos E.U.A. – instituições que, no universo anglo-saxónico, e mesmo nos casos em que se verificou essa genérica homologia, adotaram a terminologia maioritária de “film archive”. Considerado hoje o segundo maior arquivo dos E.U.A, (sendo o maior o da Library of Congress, com sede em Washington e atividade concentrada no Packard Campus no Estado da Virgínia), a Cinemateca da UCLA (University of California, Los Angeles), é assim um dos grandes centros da museologia cinematográfica norte-americana, iniciada na década de trinta com o gesto pioneiro da criação do “Departamento de Cinema” do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), e hoje partilhada por vários organismos de referência em várias zonas do país.
Inaugurado há meio século (depois do arranque da unidade de arquivo de televisão da mesma instituição-mãe, com o qual se fundiu definitivamente em 1976), o “Film Archive” da UCLA é ainda o maior arquivo cinematográfico do mundo sediado numa universidade, e, também por inerência da sua localização, um dos que mais tem interagido com os acervos históricos das “majors” da indústria hollywoodiana. Num contexto em que o trabalho de conservação e restauro do património cinematográfico dependeu sempre necessariamente da negociação com essa indústria – e no qual alguma da atividade significativa nessa área foi de resto feita nas últimas décadas por iniciativa direta da própria indústria –, a história deste arquivo tem como componentes especialmente relevantes os acordos de incorporação patrimonial feitos com algumas “majors” (de que um dos primeiros exemplos notáveis foi o acolhimento, em 1976, dos acervos de nitrato da Paramount, cobrindo a maior parte da produção desta nas duas décadas iniciais do sonoro), e toda uma série de restauros de grandes filmes clássicos de Hollywood de várias proveniências.
Mais uma vez, o programa do Ciclo (que neste caso se estenderá pelo mês seguinte, abril) foi estabelecido em parceria entre nós e o arquivo convidado. No total, serão exibidos vinte e seis títulos (incluindo uma curta-metragem) escolhidos na vasta lista de obras restauradas por aquela instituição. O conjunto foi pensado a partir de dois grandes núcleos: dez grandes clássicos célebres do cinema americano, todos já aqui antes exibidos, e dezasseis obras mais raras, cuja escolha assentou por sua vez em dois focos principais: o filme de tradição criminal (policiais, filmes de gangsters e “film noir”) e a revisitação da década de trinta, ou seja, um dos períodos mais ricos do cinema clássico e, sem dúvida, o mais negligenciado de todos. Deste segundo grupo de dezasseis filmes, à exceção de dois, todos são inéditos nas nossas salas. Finalmente, em todos os casos trata-se de obras restauradas e apresentadas no suporte original de 35 mm. Por razões de programação, o Ciclo foi dividido em duas partes, ambas incluindo uma seleção destes vários núcleos: uma a apresentar em março (com dezasseis títulos, correspondendo a quinze sessões, fora repetições) e uma outra a apresentar em abril (com dez sessões, fora repetições).
Homenagem a uma grande cinemateca, esta é também mais uma homenagem a um cinema que tanto se confundiu com a própria ideia de cinema: o de Hollywood no seu período clássico.
 
Jan-Christopher Horak, Diretor do UCLA Film & Television Archive, estará em Lisboa de 3 a 7 de março e, além de apresentar quatro sessões, fará uma conferência subordinada ao título “Construir História: Arquivos, Programação e Preservação”
 
03/03/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)

The Major and The Minor
A Incrível Susana
de Billy Wilder
Estados Unidos, 1942 - 100 min
05/03/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)

Bachelor’s Affairs
de Alfred Werker
Estados Unidos, 1932 - 76 min
06/03/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)

The Major and The Minor
A Incrível Susana
de Billy Wilder
Estados Unidos, 1942 - 100 min
06/03/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)

The Chase
Sós Contra o Mundo
de Arthur Ripley
Estados Unidos, 1946 - 86 min
06/03/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)

Now I’ll Tell
de Edwin Burke
Estados Unidos, 1934 - 82 min
03/03/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)
The Major and The Minor
A Incrível Susana
de Billy Wilder
com Ginger Rogers, Ray Milland, Rita Johnson
Estados Unidos, 1942 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Grandes Clássicos

sessão apresentada por Jan-Christopher Horak
Segundo filme de Billy Wilder (o primeiro foi MAUVAISE GRAINE, realizado em França) e o primeiro que realizou nos Estados Unidos, THE MAJOR AND THE MINOR é uma comédia atrevidíssima que, nas barbas do Código Hays e das ligas de moral, mostra uma relação entre um homem maior de idade e uma adolescente, como a coisa mais normal deste mundo. Naturalmente, trata-se de uma adulta que se disfarça de criança para fugir de alguém e o homem nunca se dá conta disso… O título é um trocadilho entre o major (ele é oficial do exército), que é maior de idade e a menor (idem), que são felizes amantes, e também joga com as diferenças entre o tom maior e o tom menor em música, que aqui representam as oposições entre o eterno feminino e o eterno masculino, além da diferença de idade. O filme não é apresentado na Cinemateca desde 2008.
 
05/03/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)
Bachelor’s Affairs
de Alfred Werker
com Adolphe Menjou, Minna Gombell, Arthur Pierson
Estados Unidos, 1932 - 76 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Joias dos Anos 30

sessão apresentada por Jan-Christopher Horak
Rara e divertidíssima comédia sobre o sexo. Um velho solteirão conquistador é levado a casar-se com uma aventureira muito mais nova do que ele. Mas a “dum blonde” é mesmo burrinha e o homem parece já não ter energia para o apetite sexual dela, o que é demonstrado através do pouco entusiasmo que manifesta nas atividades desportivas do casal. Farto daquilo, o homem começa a intrigar para achar um namorado adequado para a sua esposa. O filme é narrado a grande velocidade e está recheado de diálogos atrevidos, típicos do cinema americano anterior ao Código Hays, cujas regras absurdamente puritanas seriam as tábuas da lei de Hollywood durante quase trinta anos. Primeira exibição na Cinemateca.
 
06/03/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)
The Major and The Minor
A Incrível Susana
de Billy Wilder
com Ginger Rogers, Ray Milland, Rita Johnson
Estados Unidos, 1942 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Grandes Clássicos
Segundo filme de Billy Wilder (o primeiro foi MAUVAISE GRAINE, realizado em França) e o primeiro que realizou nos Estados Unidos, THE MAJOR AND THE MINOR é uma comédia atrevidíssima que, nas barbas do Código Hays e das ligas de moral, mostra uma relação entre um homem maior de idade e uma adolescente, como a coisa mais normal deste mundo. Naturalmente, trata-se de uma adulta que se disfarça de criança para fugir de alguém e o homem nunca se dá conta disso… O título é um trocadilho entre o major (ele é oficial do exército), que é maior de idade e a menor (idem), que são felizes amantes, e também joga com as diferenças entre o tom maior e o tom menor em música, que aqui representam as oposições entre o eterno feminino e o eterno masculino, além da diferença de idade. O filme não é apresentado na Cinemateca desde 2008.
 
06/03/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)
The Chase
Sós Contra o Mundo
de Arthur Ripley
com Robert Cummings, Michèle Morgan, Peter Lorre
Estados Unidos, 1946 - 86 min
legendado eletronicamente em português | M/12
“Noir”, thrillers, filmes criminais

sessão apresentada por Jan-Christopher Horak
Arthur Ripley é lembrado, entre outros títulos, por um interessantíssimo filme de baixo orçamento protagonizado por Robert Mitchum, THUNDER ROAD. Realizado doze anos antes, THE CHASE é um típico filme negro, género que estava então no auge, com o seu ambiente soturno, povoado por crimes cuja causa nem sempre é clara. Robert Cummings é um desempregado que encontra uma carteira e devolve-a ao seu dono. Este, um criminoso, contrata-o como motorista. Mais tarde, o homem recebe um pedido de socorro da mulher do patrão (Michèle Morgan, num dos sete papéis que interpretou em Hollywood nos anos quarenta), que lhe pede ajuda para fugir. Desencadeia-se então uma perseguição implacável, à qual não é estranho outro criminoso, representado por Peter Lorre. Primeira exibição na Cinemateca.
 
06/03/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)
Now I’ll Tell
de Edwin Burke
com Spencer Tracy, Helen Twelvetrees, Alice Faye
Estados Unidos, 1934 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Joias dos Anos 30

sessão apresentada por Jan-Christopher Horak (a confirmar)
Baseado nas memórias de um jogador inveterado, que foi famoso, Arnold Rothstein, NOW I’LL TELL leva-nos por um percurso pelo mundo do jogo e dos negócios escusos. O protagonista promete à mulher que vai deixar o jogo, mas depois de se meter em complicações com um bandido acaba por penhorar as joias dela. Spencer Tracy está perfeito no papel de um sedutor desonesto, enquanto Alice Faye encarna uma bomba sexual loira, à Jean Harlow. Um filme raro, recentemente restaurado pela UCLA. Primeira exibição na Cinemateca.