21/02/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Cinema Macau. Passado e Presente
Em colaboração com o Museu do Oriente
Macao
de Josef von Sternberg, Nicholas Ray (não creditado)
com Robert Mitchum, Jane Russell, Gloria Grahame, William Bendix
Estados Unidos, 1951 - 81 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Atribulada é a história da produção de MACAO, que Howard Hughes propôs a Josef von Sternberg, cujo prestígio não era então certamente o mesmo dos anos trinta e que acabou afastado do projeto em plena rodagem. O argumentista Walter Newman e Nicholas Ray foram chamados a reescrever e retomar a obra. Muitos defendem-no como um filme de Sternberg, outros tantos como um filme de Ray, sendo a tese destes últimos provavelmente mais próxima da verdade, a julgar pelo testemunho de Jane Russell. Seja como for, é um belo filme, numa Macau imaginada em Hollywood, com marcantes presenças de Mitchum, Russell e Grahame. Sessão complementada pela conferência “A representação de Macau colonial no cinema de Hollywood durante os anos 50”, por Rui Lopes (do IHC), a realizar no Museu do Oriente.
23/02/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Cinema Macau. Passado e Presente
Em colaboração com o Museu do Oriente
Mayana | Macau Industries - “Macau Knitters” Macau de Hoje | Le Portugal d’Outremer dans le Monde d’Aujourd’hui
duração total da projeção: 92 min | M/12
MAYANA
de Miguel Spiguel
com Mayana Martin, Charlie Wong, Gregorie, A. Brandão
MACAU INDUSTRIES - “MACAU KNITTERS” MACAU DE HOJE
de Miguel Spiguel
Portugal, 1966, 1970, 1971 – 20, 10, 10 min
LE PORTUGAL D’OUTREMER DANS LE MONDE D’AUJOURD’HUI
de Jean Leduc
França, 1971 – 52 min / legendado eletronicamente em português
Este programa reúne um trecho de cinema de ficção e três exemplos de propaganda colonial salazarista. MAYANA é o terceiro e último episódio da longa-metragem de Miguel Spiguel, OPERAÇÃO ESTUPEFACIENTES. Como o título indica, trata-se de uma história que põe a polícia à voltas com traficantes de drogas, mas também com usuários, como a personagem titular, “que fora uma brilhante cançonetista, que a droga levara pelo caminho da degradação”, segundo as notas da produção. O segundo filme mostra as atividades da fábrica de tecelagem Macau Knitters, ao passo que MACAU DE HOJE é uma vista de conjunto daquele território. Quanto a LE PORTUGAL D’OUTREMER DANS LE MONDE D’AUJOURD’HUI, coprodução luso-francesa, é uma peça de propaganda do colonialismo português em várias partes do mundo, entre as quais Macau. Sessão complementada pela conferência “Cinema Império: projeções do Orientalismo luso-tropical”, por Maria do Carmo Piçarra (CECS-U. Minho / CFAC-U. Reading), a realizar no Museu do Oriente.
26/02/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Cinema Macau. Passado e Presente
Em colaboração com o Museu do Oriente
Amor e Dedinhos de Pé
de Luís Filipe Rocha
com Joaquim de Almeida, João d’Ávila, Gemma Cuervo, Henrique Viana
Portugal, França, Espanha, 1991 - 124 min
legendado em português | M/12
Com a presença de Luís Filipe Rocha
Ambientado em Macau em 1900, AMOR E DEDINHOS DE PÉ é uma adaptação ao cinema do romance homónimo de Henrique de Senna, com Joaquim de Almeida no papel de Francisco Frontaria, cuja arrogância o levará ao ostracismo e à miséria no Bairro Chinês até que um amor o resgate. A propósito do filme, Luís Miguel Oliveira observou que “é interessante notar que os portugueses são retratados como vivendo numa ‘estufa’. Macau é mostrado como um ‘transplante’ de Portugal para o Oriente, a cultura e as tradições chinesas não penetram nas paredes da sociedade portuguesa, sendo remetidas a uma permanente exterioridade. O que não deixa de ser um comentário sobre a presença portuguesa em Macau”.