15/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Hollywood B
I Walked with a Zombie
Zombie
de Jacques Tourneur
com Frances Dee, Tom Conway, James Ellison, Edith Barrett
Estados Unidos, 1943 - 68 min
legendado em português | M/12
Verdadeira obra-prima, o segundo filme de Tourneur para o produtor Val Lewton é um modelo de sugestão de terror. O tratamento fotográfico, jogando com as sombras e os medos que estas potencialmente despertam, é uma peça chave na construção da atmosfera de I WALKED WITH A ZOMBIE. Nas Caraíbas, uma enfermeira é encarregada de velar uma mulher com uma estranha doença que a transforma em zombie, e acaba, a pouco e pouco, por participar em estranhos rituais.
 
15/12/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
O Que Quero Ver

Um ciclo de filmes sugeridos pelos espectadores da Cinemateca
One Plus One
de Jean-Luc Godard
com The Rolling Stones (Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Charlie Watts, Bill Wyman, Nicky Hopkins), Anne Wiazemsky, Ian Quarrier
França, 1968 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
In Memoriam Anne Wiazemsky
Os Rolling Stones ensaiam Sympathy for the Devil. “Please allow me to introduce myself…” Em montagem paralela acompanhamos ações dos Black Panthers, discursos militantes e manifestações de contracultura. Ensaios de música e revoluções falhadas. O filme é composto por dez planos-sequência, cinco dos quais dedicados aos ensaios dos Stones. ONE PLUS ONE é também apresentado In memoriam Anne Wiazemsky (1947-2017), num dos filmes em que foi dirigida por Godard que aqui a pôs na pele de Eve Democracy.
 
15/12/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Hollywood B
Boy of the Streets
O Rapaz da Rua
de William Nigh
com Jackie Cooper, Robert Emmett O’Connor, Maureen O’Connor
Estados Unidos, 1937 - 76 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Protagonizado por Jackie Cooper, que fora um dos principais atores-criança de Hollywood (protagonista, nomeadamente, do THE CHAMP de King Vidor) e, agora adolescente, tentava desesperadamente manter a carreira à tona, BOY OF THE STREETS é um “drama social” produzido pela Monogram e ambientado nos bairros mais pobres de Nova Iorque. Tentando aproveitar o sucesso do DEAD END de William Wyler (que lançou os “Dead End Kids”), BOY OF THE STREETS descreve, com contornos narrativos sentimentais, a vida dos miúdos das ruas de Nova Iorque. Primeira exibição na Cinemateca.
 
15/12/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
O que Fazer daqui para Trás
de Carla Fernandes, Stephan Jürgens, Francisco Henriques
Portugal, 2017 - 55 min | M/12
Com a presença dos autores e de João Fiadeiro

sessão seguida de conversa
Documentário sobre o método de composição de João Fiadeiro realizado no âmbito do projeto BlackBox – Arts & Cognition Lab. Um filme que, ao longo de vários meses, acompanha  a génese da peça homónima cocriada pelo coreógrafo e cinco performers, e em concreto as quatro fases de composição que Fiadeiro identifica como o seu modus operandi coreográfico. Primeira apresentação pública.
 
15/12/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
O Que Quero Ver

Um ciclo de filmes sugeridos pelos espectadores da Cinemateca
Nathalie Granger
de Marguerite Duras
com Lucia Bosé, Jeanne Moreau, Gérard Depardieu, Valérie Mascolo
França, 1972 - 82 min
legendado em português | M/12
A vida ao “ralenti” – NATHALIE GRANGER retrata uma tarde na vida de duas mulheres, fechadas em casa e em silêncio. Uma delas, Isabelle Granger, está preocupada com o comportamento violento da filha Nathalie. Do mundo exterior surgem ecos via rádio (a presença de um par de assassinos na região) e, mais tarde, um vendedor de máquinas de lavar. Na singularidade narrativa de Duras, sobressaem uma poderosa impressão de um tempo suspenso e uma angústia contida, talvez mais violenta ainda pela ausência de expressão. Um dos mais belos e secretos filmes de Duras.