18/11/2017, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Imagens com Luz Dentro
Atelier Família
conceção e orientação: Maria Remédio

Dos 6 aos 10 anos | Duração: 2 horas | 2,65€ criança | 6,00 adulto (presença facultativa)

Quando se apagam umas luzes e se acendem outras, que imagens nascem à nossa volta? Como podemos fazer os nossos desenhos crescer em dois tempos? E será que cabemos dentro deles? Vamos descobrir várias formas de projetar imagens e mergulhar com elas pela luz dentro! Marcação prévia até 13 de novembro para
cinemateca.junior@cinemateca.pt
 
18/11/2017, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
The Kid
O Garoto de Charlot
de Charles Chaplin
com Charles Chaplin, Jackie Coogan, Edna Purviance, Charles Reisner, Lita Grey
Estados Unidos, 1921 - 68 min
mudo, legendado eletronicamente em português | M/6
Com acompanhamento musical ao vivo por Nuno Costa e Oscar Graça
Primeira longa-metragem de Chaplin, mistura de burlesco e “pathos” (o sonho do paraíso, a criança abandonada) que revelou Jackie Coogan e lançou a moda dos “meninos-prodígios”. Sessão organizada em parceria com o INATEL.
 
18/11/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
The Last Picture Show | Texasville
duração total da projeção: 243 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
THE LAST PICTURE SHOW
A Última Sessão
de Peter Bogdanovich
com Timothy Bottoms, Jeff Bridges, Cybill Shepherd, Cloris Leachman, Ellen Burstyn
Estados Unidos, 1971 – 118 min / legendado em português
TEXASVILLE
Texasville
de Peter Bogdanovich
com Jeff Bridges, Cybill Shepherd, Timothy Bottoms, Cloris Leachman, Randy Quaid
Estados Unidos, 1990 – 125 min / legendado em espanhol

THE LAST PICTURE SHOW e TEXASVILLE são o díptico cinéfilo e texano de Peter Bognadovich com Jeff Bridges, Cybill Shepherd e Timothy Bottoms. A ação do primeiro recua a 1951 para seguir a vida de um grupo de adolescentes numa pequena cidade do Texas. Retratam-se a passagem para a idade adulta, as primeiras desilusões e o fim de uma época, representado pelo encerramento da única sala de cinema da localidade e pelo embarque de alguns para a guerra na Coreia. Requiem pelo cinema clássico americano e alegoria dos dramas presentes em 1971, com a Coreia sugerindo o Vietname, num filme melancólico e magnífico. TEXASVILLE é um regresso às principais personagens de THE LAST PICTURE SHOW. Em Anarene, várias décadas depois, as personagens de Duane, Jacy e Sony reencontram-se não apenas mais velhas, também mais perdidas e, como a sua pequena cidade, já sem a aura cinéfila que sobre elas pairava. Bogdanovich falou do filme como de um projeto difícil que sentiu como “uma segunda oportunidade”. Incompreendido quando estreou, TEXASVILLE foi um “flop” e mais um passo para a reputação “maldita” de Bogdanovich. É um belíssimo filme.
 
18/11/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
InShadow 2017

Em colaboração com o InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias
Our Skin | Alma | La Douleur | Moving Afrika | Bel
duração total da projeção: 77 minutos | M/12
Com a presença de Diogo Pessoa de Andrade
OUR SKIN
de João Queiroga
Estados Unidos, Portugal, 2016 – 13 min / falado em inglês, sem legendas
ALMA
de Diogo Pessoa de Andrade
Portugal, 2016 – 6 min
LA DOULEUR
de Christophe Voegelé
França, 2017 – 5 min / legendado em inglês
MOVING AFRIKA
de Valeria Lo Meo, Michele Manzini
África do Sul, 2016 – 6 min / sem diálogos
BEL
de Marília Albornoz
Brasil, 2016 – 47 min / legendado em inglês

Uma conversa pela noite fora dá uma reviravolta inesperadamente intimista em OUR SKIN, estudo a preto e branco sobre a interação entre uma mulher transgénero e uma ex-militar da marinha norte-americana a sofrer de stress pós-traumático. ALMA centra-se na figura de Carolina Morais Fonseca, bailarina e coreógrafa portuguesa que ensina danças ciganas pelo mundo fora. LA DOULEUR é um retrato focado na relação entre a dor e o bailarino e a forma como esta lhe vem influenciar a musicalidade do movimento, os ritmos e as respirações. MOVING AFRIKA propõe-se trabalhar a noção de realidade criando um reflexo subjetivo que nos permite redescobrir o mundo à nossa volta com um novo olhar. Em 2005, o coreógrafo francês Jérôme Bel foi ao Rio de Janeiro para trabalhar com uma bailarina, Isabel Torres, que se prepara para cumprir pela primeira vez o papel de solista. Marília Albornoz filmou o encontro.
 
18/11/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Henrique Espírito Santo – Até Amanhã, Henrique! | Material Extra
duração total da projeção: 82 min | M/6
Com a presença de Miguel Cardoso e Henrique Espírito Santo
HENRIQUE ESPÍRITO SANTO – ATÉ AMANHÃ, HENRIQUE!
de Miguel Cardoso
Portugal, 2017 – 60 min
MATERIAL EXTRA
de Miguel Cardoso
Portugal, 2017 – 22 min

Henrique Espírito Santo é o protagonista do segundo filme da série “Vidas com Rumo” concebida e realizada por Miguel Cardoso que, em 2008, assinou um primeiro sobre o diretor de fotografia Abel Escoto (ABEL ESCOTO – FRAGMENTOS DE VIDA E OBRA). Produtor, cineclubista de formação, antifascista militante, a quem a Cinemateca dedicou uma retrospetiva em 2016, Henrique Espírito Santo evoca na primeira pessoa o seu percurso no cinema iniciado nos anos sessenta, em depoimentos filmados ao longo de vários anos, e ilustrado por excertos de obras da sua filmografia e fontes documentais dessa sua história que é, também, a do cinema português. A projeção de ATÉ AMANHÃ, HENRIQUE!, essencialmente centrado na atividade de produtor de Espírito Santo, é sucedida da apresentação de um alinhamento de material não montado no filme preparado para esta ocasião. Primeira exibição pública absoluta.
 
18/11/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
InShadow 2017

Em colaboração com o InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias
Nothing Matters when We're Dancing | Men who Dance
duração total da projeção: 96 minutos | M/12
Com a presença de Maia Sørensen e Susanne Svantesson
NOTHING MATTERS WHEN WE'RE DANCING
de Maia Sørensen
Dinamarca, 2017 – 23 min / legendado em inglês
MEN WHO DANCE
de Susanne Svantesson
Suécia, 2017 – 73 min / legendado em inglês

Em NOTHING MATTERS WHEN WE'RE DANCING, sob o olhar de Maia Sørensen, cruzamo-nos com três bailarinos dinamarqueses no estúdio de dança assim como na sua vida quotidiana, enquanto todos refletem sobre o significado da dança para cada um. MEN WHO DANCE acompanha um jardineiro paisagístico, um agricultor e um académico, originários de uma pequena ilha na Suécia, que decidem começar a dançar, desbravando um percurso invulgar que acabou por conduzi-los a uma apresentação numa famosa catedral.