30/09/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Pela Curiosidade Total Homenagem a Jean-Loup Passek e ao Museu de Cinema de Melgaço

Em colaboração com a Câmara Municipal de Melgaço
Saturday Night and Sunday Morning
de Karel Reisz
com Albert Finney, Shirley Ann Field, Rachel Roberts, Hylda Baker, Colin Blakely
Reino Unido, 1960 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Filme charneira do novo cinema inglês. A primeira longa-metragem da geração dos “Angry Young Men”, SATURDAY NIGHT AND SUNDAY MORNING é a incorporação, pela ficção, de uma tradição britânica do cinema “realista”. Politizado e com fortes preocupações sociais. Primeiro grande papel no cinema de Albert Finney. 
30/09/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Imagem por Imagem (Cinema de Animação)
Cof Cof | Stuart | Cândido | Ginjas
duração total da projeção: 42min | M/6
O Cinema Animado de Zepe (José Pedro Cavalheiro)

com a presença de Zepe (José Pedro Cavalheiro)
COF COF
Portugal, 2000, 8 min
STUART
Portugal, 2006 – 12 min
CÂNDIDO
Portugal, 2007 – 12 min
GINJAS
Portugal, 2011 – 10 min (5 episódios de 2 min)

A sessão de animação de setembro é dedicada a um dos grandes mestres portugueses contemporâneos, José Pedro Cavalheiro, também conhecido pelo nome artístico de Zepe. Nascido no Porto, em 1956, tem formação em cinematografia experimental de animação na ENSAAV – École Superieure de Architecture et Arts Visuels, de Bruxelas. Foi bolseiro no Pannonia Filmstudio, na Hungria e é fundador do Centro de Imagem e Técnicas Narrativas e das produtoras Animais e Insectos. Colaborou ainda com o LIN – Laboratório de Imagem Numérica de Ângouléme e com a Restart, onde coordena o curso de animação 2D-3D. Fiel à técnica de desenho sobre papel, a sua obra tem sido premiada nacional e internacionalmente, nomeadamente no Cinanima, no IndieLisboa e no importante festival de animação de Hiroshima. José Pedro Cavalheiro estará na sessão a apresentar a sua obra, nomeadamente o muito celebrado STUART, definido como “deambulações por uma Lisboa sórdida e abandonada, a partir da obra gráfica de Stuart Carvalhais”, e cinco dos 26 episódios da série de televisão “Ginjas”. Após a projeção dos filmes, o realizador apresentará ainda os seus dois próximos projetos.
30/09/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Pela Curiosidade Total Homenagem a Jean-Loup Passek e ao Museu de Cinema de Melgaço

Em colaboração com a Câmara Municipal de Melgaço
Dekalog 1 | Dekalog 5
duração total da sessão: 116 min | M/12
DEKALOG 1
“Amarás a Deus Sobre Todas as Coisas”
de Krzysztof Kieslowski
com Henryk Baranowski, Wojciech Klata, Maja Komorowska
Polónia, 1988 – 56 min / legendado eletronicamente em português
DEKALOG 5
“Não Matarás”
de Krzysztof Kieslowski
com Miroslav Baka, Zbigniew Zapasiewicz
Polónia, 1988 – 60 min / legendado eletronicamente em português

O mais monumental projeto de Krzysztof Kieslowski: uma série de dez filmes, feitos para a televisão polaca, cada um “ilustrando” um dos Dez Mandamentos. O sucesso da série ultrapassou em muito os écrans da televisão polaca, e acabou por ser o principal momento de reconhecimento internacional de Kieslowski, abrindo caminho para a derradeira, e mais conhecida, fase da obra do cineasta. A incidência espiritual de Kieslowski, a sua relação com a religião, são obviamente temas em destaque no DEKALOG, mas o conjunto dos filmes também se vê hoje como um mosaico da vida na Polónia nos anos finais do regime comunista. Vamos ver nesta sessão dois dos melhores episódios, a título exemplificativo.
30/09/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Pela Curiosidade Total Homenagem a Jean-Loup Passek e ao Museu de Cinema de Melgaço

Em colaboração com a Câmara Municipal de Melgaço
Gelosia
“Ciúme”
de Ferdinando Maria Poggioli
com Luisa Ferida, Roldano Lupi, Ruggero Ruggeri
Itália, 88 min -
legendado eletronicamente em português | M/12
Ainda muito há por descobrir no grande cinema popular italiano da época fascista (e neste caso, um filme feito já durante a guerra). GELOSIA é um melodrama soberbo, ambientado entre aristocracia siciliana de meados do século XIX, fazendo um uso extraordinário das paisagens da Sicília duma maneira que parece antecipar a vocação “realista” que o cinema italiano descobriria nas décadas a seguir à Segunda Guerra. De notar, entre os argumentistas, a presença de Sergio Amidei e Vitaliano Brancati, futuros colaboradores de alguns dos mais célebres filmes de Roberto Rossellini.
30/09/2016, 22h30 | Esplanada
Cinema na Esplanada: A Vida Apaixonada de Kirk Douglas | Um Toque de Lubitsch
The Fury
A Fúria
de Brian de Palma
com Kirk Douglas, John Cassavetes, Carrie Snodgress
Estados Unidos, 1958 - 118 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A Vida Apaixonada de Kirk Douglas
Um filme da primeira fase da obra de Brian de Palma, e um dos mais mal-amados da sua longa filmografia. Uma das curiosidades é o elenco, que junta, como antagonistas, dois atores de perfil tão diverso como Kirk Douglas e John Cassavetes. O primeiro é um ex-agente da CIA em busca da filha, que foi raptada; o segundo é um agente corrupto, responsável pelo desaparecimento da filha do primeiro. Apesar dos contornos políticos da premissa, THE FURY desenvolve-se em tom de thriller sobrenatural (como CARRIE, que dois anos antes fora o momento da explosão de Brian de Palma), rumo a um final que ficou célebre. Um filme a redescobrir. Primeira exibição na Cinemateca.