27/11/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Marlen Khutsiev, Um Segredo do Cinema Moderno

Com o Alto Patrocínio da Embaixada da Federação da Rússia, em colaboração com o Gosfilmofond – Fundo Nacional de Cinema da Federação da Rússia e a Agência Federal pela Cooperação Internacional Cultural
Dva Fyofora
“Os Dois Fedors”
de Marlen Khutsiev
com Vassily Chukchine, Nikolai Chursin, Tamara Lyonina
URSS, 1958 - 88 min
legendado eletronicamente em português | M/12

OS DOIS FEDORS, que marca a estreia no cinema de Vassily Chukchin, que viria a ser um ator e um realizador de grande envergadura, conta o encontro de um homem e uma criança. No fim da guerra, o operário Fedor é desmobilizado e ao voltar para sua região conhece um pequeno órfão, também chamado Fedor. Os dois estabelecem uma relação extremamente forte, até ao momento em que o homem se casa. A sua mulher tenta conquistar o rapaz, mas este permanece hostil. Considerado um filme de transição, entre “PRIMAVERA NA RUA ZARECHNAIA” e “A PORTA DE ILLICH”, em que o estilo de Khutsiev se radicaliza, DYA FYODORA ilustra indiretamente um dos temas centrais do cinema de Kutsiev: o de uma “nação sem pais”.

27/11/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Realizador Convidado | Jean-Claude Rousseau
Curtas-Metragens de Jean-Claude Rousseau 3
duração total da projeção: 66 minutos | M/12
sessão apresentada por Jean-Claude Rousseau

ao contrário do alinhamento previsto, por questões de ordem técnica, os filmes serão apresentados na seguinte ordem: L'Appel de la Fôret | Dernier Soupir | Attique | Saudade | Remembering Wavelength | Partage des Eaux | Terrasse avec Vue | Un Autre Jour

L'APPEL DE LA FORÊT
França, 2008 – 9 min / sem diálogos
DERNIER SOUPIR
França, 2011 – 1'50 min / sem diálogos
PARTAGE DES EAUX
França, 2014 – 10 min / sem diálogos
ATTIQUE
França, 2012 – 1'50 min / sem diálogos
SAUDADE
França, 2012 – 14 min / legendado eletronicamente em português
REMEMBERING WAVELENGHT
França, 2014 – 2 min / sem diálogos
UN AUTRE JOUR
França, 2014 – 2'30 min / sem diálogos
TERRASSE AVEC VUE
França, 2014 – 26 min / legendado eletronicamente em português
de Jean-Claude Rousseau

A quarta e última sessão dedicada aos filmes mais curtos de Rousseau que se assemelham a esboços, miniaturas em torno de locais e situações vividas em quartos de hotel, terraços ou paisagens exteriores. Mas são "esboços" associados à observação da vida de todos os dias enformados por uma extrema precisão, correspondendo a planos fixos que não deixam de nos surpreender com os mais simples acontecimentos que se inscrevem inesperadamente no enquadramento, seja num plano visual seja num plano sonoro. É disso que dão conta filmes como TERRASSE AVEC VUE, que demonstra como um espaço público se pode revelar um espaço privado, ou SAUDADE que, filmado em Portugal, nos revela lugares nossos conhecidos a partir de um olhar que os transfigura. Já REMEMBERING WAVELENGHT é uma clara homenagem a Michael Snow, de quem se exibe o filme PRESENTS numa outra sessão.
 

27/11/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
De Erich Von Stroheim a João César Monteiro: O Realizador em Frente à Câmara
Warnung vor Einer Heiligen Nutte
Cuidado com essa Puta Sagrada
de Rainer W. Fassbinder
com Lou Castel, Eddie Constantine, Rainer W. Fassbinder, Hanna Schygulla
Alemanha, 1971 - 95 min
legendado em espanhol | M/16

A “puta sagrada” do título é a câmara de filmar. WARNUNG VOR EINER HEILIGEN NUTTE decorre entre uma equipa de cinema alemã instalada em Itália, à espera do dinheiro para começar a rodar. Inspirando-se nas condições rocambolescas da rodagem de WHITY, o filme é recheado de alusões autobiográficas e autocitações cinéfilas. Num tom predominantemente satírico, Fassbinder vem lembrar-nos que nem sempre os sonhos se podem realizar e que, entre os discursos e os factos, a distância pode ser grande.

27/11/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Mar do Norte | Primeiro Amor
duração total da projeção: 34 min (128 min com GUERRA CIVIL) | M/12
com a presença de João Gusmão e Pedro Caldas

MAR DO NORTE
de João Gusmão
com António Pedroso, Sara Leite
Portugal, 2015 –14 min
PRIMEIRO AMOR
de Pedro Caldas
com Carla Tavares, Wilson Lopes
Portugal, 2015 – 20 min

PRIMEIRO AMOR é o mais recente filme de Pedro Caldas, uma história de amor entre dois adolescentes dos subúrbios de uma grande cidade: “O que a vida lhes reserva (…) é um futuro fechado. Neste filme acompanhamos Jaime e Judite nos últimos dias das suas vidas enquanto descobrem um primeiro amor – que para eles será o único.” MAR DO NORTE partiu da imagem de um homem executado numa praia deserta: “Esse homem não fazia muito para escapar à execução. Quase se entregava a ela. Quis escrever sobre ele e filmá-lo. (…) Já não é altura para lhe fazer perguntas, ou pedir justificações. Estejamos apenas a seu lado, e esperemos que ele consiga, ou que caia de pé.” A sessão prossegue com a apresentação de GUERRA CIVIL (Pedro Caldas, 2010, 94 min), primeira longa-metragem de Pedro Caldas, que coassina o argumento com João Gusmão (Ver entrada em “Outras Sessões de Novembro”).
 

27/11/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Novembro
Guerra Civil
de Pedro Caldas
com Francisco Belard, Maria Leite, Catarina Wall, Nuno Romano, Pedro M. Ruivo
Portugal, 2010 - 94 min | M/12
com a presença de Pedro Caldas

GUERRA CIVIL é a primeira longa-metragem de Pedro Caldas, que aqui filma uma história de adolescência ambientada no verão de 1982, no fim de umas férias de praia no sul de Portugal. O argumento centra-se nas personagens de uma família e no protagonismo do filho adolescente em momento de passagem para a idade adulta. O título vem do fechamento dos mundos dos protagonistas. “GUERRA CIVIL é um filme sobre solidões que não se tocam, mãe, pai e filho" (Pedro Caldas). O filme é apresentado na mesma sessão das curtas-metragens PRIMEIRO AMOR e MAR DO NORTE, curtas-metragens de Pedro Caldas e João Gusmão, que assinam o argumento de GUERRA CIVIL (Ver entrada em “Ante-estreias”).

27/11/2015, 22h00 | Sala Luís de Pina
Realizador Convidado | Jean-Claude Rousseau
L’Argent
de Robert Bresson
com Christian Patey, Vincent Risterucci, Caroline Lang
França, Suíça, 1983 - 85 min
legendado em inglês | M/12
sessão apresentada por Jean-Claude Rousseau

L’ARGENT foi o último filme de Robert Bresson. A história de uma nota de 500 francos, falsa, que vai passando de mão em mão, até que um dos possuidores, um jovem, é acusado de tráfico, perde o emprego, é forçado a participar num assalto e levado para a prisão e para uma trágica decisão final. Sem estreia comercial em Portugal, foi exibido na Cinemateca, pela primeira vez, em 1983, ano da sua estreia mundial. “Onde está o dinheiro?”, é a uma frase final do filme, a que Bresson se referiu como "a ideia de uma propagação vertiginosa do Mal e o surgimento final do Bem." Rousseau presta aqui homenagem a uma das suas grandes referências no cinema.

27/11/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Sexta à Meia-Noite | Venha o Diabo... e Escolha
Bedazzled
de Stanley Donen
com Peter Cook, Dudley Moore, Eleonor Bron, Raquel Welch
Reino Unido, 1967 - 103 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Stanley Donen dirige uma comédia… dos diabos. De facto, Peter Cook “é” Satanás que compra a alma de um “pequeno” cozinheiro (Dudley Moore), em troca de sete desejos, que este usa para, através de vários métodos, conquistar a criada do restaurante (Raquel Welch). Tido como uma comédia de culto, BEDAZZLED é uma variação do mito de Fausto no contexto da swinging London dos anos sessenta.