15/01/2015, 14h30 | Sala Luís de Pina
Pedro Costa | Realizador Convidado
O NOSSO HOMEM | NIGHT CALL | NIGHT OF THE DEMON
duração total da projeção: 144 min | M/12
no final da projeção de O NOSSO HOMEM há um intervalo de 10 minutos

com a presença de Pedro Costa no final da sessão

o alinhamento da sessão sofreu alterações relativamente ao previsto e originalmente anunciado, que incluía também as curtas-metragens THE FACE BEHIND THE MASK e INTO THE NIGHT de Jacques Tourneur

O NOSSO HOMEM
de Pedro Costa
com José Alberto Silva, Lucinda Tavares, Alfredo Mendes, Ventura, António Semedo
Portugal, 2010 – 24 min
NIGHT CALL
de Jacques Tourneur
com Gladys Cooper, Nora Marlowe, Martine Bartlett
Estados Unidos, 1964 – 25 min / sem legendas
NIGHT OF THE DEMON
Noite do Demónio
de Jacques Tourneur
com Dana Andrews, Peggy Cummins, Niall MacGinnis
Reino Unido, 1957 – 95 min / legendado em espanhol


O NOSSO HOMEM: “Eu era um bom pedreiro. Nunca fiz uma parede torta. O meu patrão nunca teve queixa de mim. Um dia, o trabalho acabou. Perdi o emprego. Sem pensão, sem ajudas sociais. Procurei trabalho por todo o lado, mas nada. Já não trazia dinheiro para casa. A Suzete pôs-me na rua”. NIGHT OF THE DEMON é uma das grandes obras-primas de Tourneur e um dos momentos maiores do cinema de terror. O que é admirável neste filme é que tudo, todo o medo, angústia e pânico (e poucos filmes transmitem estas sensações de forma tão eficaz) são dados através da sugestão (as cenas em que se visualiza o demónio foram acrescentadas pelos produtores à revelia do realizador). O argumento anda à volta de um culto satanista que provoca estranhas mortes. Entre ambos, a curtas-metragem NIGHT CALL, filmada para a antológica série televisiva americana “The Twilight Zone”, livremente baseado num conto de Richard Matheson (Long Distance Call, 1961). O NOSSO HOMEM é uma primeira exibição na Cinemateca.

 

15/01/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
No Meu Cinema – João Bénard da Costa
IT’S A WONDERFUL LIFE
Do Céu Caiu Uma Estrela
de Frank Capra
com James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore, Thomas Mitchell, Gloria Grahame, Henry Travers, Beulah Bondi
Estados Unidos, 1946 - 129 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A projeção é antecedida e sucedida pelas apresentações e comentários de João Bénard da Costa filmados por Margarida Gil para a série da RTP “No Meu Cinema”.

IT’S A WONDERFUL LIFE marcou o regresso de Frank Capra no pós Segunda Guerra. Transformou-se num filme de culto. Pode ser a história de um homem que vê o seu mundo desaparecer de súbito. Pode ser a história de um anjo que busca também, desde há muito, a oportunidade de arranjar um par de asas. Pode ser, enfim, a história do mundo saído do pesadelo da guerra, perdidas as ilusões e também em busca de nova oportunidade. Uma obra-prima. “Para mim, IT’S A WONDERFUL LIFE é paixão antiga desde que o vi no Politeama, tinha eu doze anos. E muitas vezes, ao longo da vida, me tenho lembrado da moral desta fábula (corn ou not corn) e a tenha contado a gente que repete, com James Stewart, que ‘era melhor não ter nascido’” (JBC).

15/01/2015, 18h00 | Sala Luís de Pina
Pedro Costa | Realizador Convidado
CASA DE LAVA
de Pedro Costa
com Inês de Medeiros, Isaach de Bankolé, Edith Scob, Pedro Hestnes
Portugal, França, Alemanha, 1994 - 110 min
legendado em português | M/12
com a presença de Pedro Costa no final da sessão

Pedro Costa, revelado alguns anos antes com o fabuloso O SANGUE, confirmou com CASA DE LAVA todas as expectativas criadas por esse primeiro filme (no entanto, completamente diferente). Na paisagem vulcânica de Cabo Verde, filmada como se toda a vida (animal, vegetal ou mineral) tivesse sido coberta por um lençol de cinzas, CASA DE LAVA é outra história de dor e de sangue, vivida por “zombies” e outros seres amaldiçoados que junta, mais uma vez, o par do seu primeiro filme: Inês de Medeiros e Pedro Hestnes. “Esse rastilho [de CASA DE LAVA] ainda não deixou de arder, como sabe quem tem acompanhado essa obra, e como pôde confirmar quem já tiver visto o último filme de Costa, CAVALO DINHEIRO. Mas em 1995 [data de estreia do filme] era inimaginável a consequência que CASA DE LAVA teria, ou a descendência: num certo sentido que não é preciso rebuscar muito, quase o que tudo o que Costa fez entre OSSOS e CAVALO DINHEIRO é um ‘filho’ deste filme” (Luís Miguel Oliveira). A apresentar em nova cópia digital.

15/01/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Janeiro
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN | O MIÚDO DA BICA
duração total da sessão: 101 min | M/12
In Memoriam Abel Escoto

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
de João César Monteiro
Portugal, 1969 – 17 min
O MIÚDO DA BICA
de Constantino Esteves
com Fernando Farinha, Leónia Mendes, Rudolfo Neves, Cunha Marques, Júlia Buísel
Portugal, 1963 – 84 min

A primeira curta-metragem de João César Monteiro, logo reveladora do fôlego e da originalidade do realizador: SOPHIA…, muito marítimo e muito mediterrânico, supunha ele que fosse antes de mais “a prova, para quem a quiser entender, que a poesia não é filmável e não adianta persegui-la”. O MIÚDO DA BICA é inspirado na história verídica de Fernando Farinha – cuja biografia não reconstitui exatamente –, retratando o percurso de um jovem fadista a quem o sucesso dá algumas voltas à cabeça. É também o retrato de uma Lisboa “típica”, contemporânea mas muito distante da Lisboa de OS VERDES ANOS de Paulo Rocha. A sessão reúne dois dos trabalhos de Abel Escoto (1919-2014), um dos mais importantes diretores de fotografia portugueses, cuja prolífera carreira se iniciou na década de quarenta, como técnico de som e operador de imagem.
 

15/01/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
D.W. Griffith – No Centenário de The Birth of a Nation
HEARTS OF THE WORLD
Aos Corações do Mundo
de D.W. Griffith
com Lillian Gish, Robert Harron, Jack Cosgrave, Kate Bruce, Adolph Lestina
Estados Unidos, 1918 - 155 min
mudo, intertítulos em inglês legendados eletronicamente em português | M/12
com acompanhamento ao piano por Nicholas McNair

O filme de Griffith que se seguiu a INTOLERANCE corresponde a uma proposta do Governo Britânico anterior à entrada dos EUA na Guerra. É a primeira produção concebida com intuitos propagandísticos a favor da causa dos Aliados na Primeira Guerra e corresponde ao reconhecimento de Griffith como autor, convidado a visitar as frentes de batalha. As filmagens decorreram em Londres, França e na Califórnia (no cenário da Babilónia para INTOLERANCE) onde a maior parte das cenas de guerra foram recriadas. HEARTS OF THE WORLD abre surpreendentemente com um prólogo em que o próprio Griffith explica a sua implicação na causa com a realização deste filme.

15/01/2015, 22h00 | Sala Luís de Pina
Pedro Costa | Realizador Convidado
LES YEUX SANS VISAGE
de Georges Franju
com Pierre Brasseur, Alida Valli, Edith Scob
França, 1959 - 87 min
legendado em espanhol | M/12

Um dos melhores filmes fantásticos franceses. Franju recupera o espírito dos grandes filmes em episódios de Louis Feuillade e a sombria poesia dos filmes mudos de Fritz Lang, numa história de terror aparentada com o tema de Frankenstein. Um médico famoso atrai uma série de raparigas para as matar, de forma a aproveitar a pele dos rostos para reconstituir o da filha, desfigurada num acidente. O final é marcado por um onirismo surrealizante, raras vezes visto em cinema.