14/07/2014, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Julho
Let’em Have It
Caras Falsas
de Sam Wood
com Richard Arlen, Virginia Bruce, Alice Brady, Bruce Cabot
Estados Unidos, 1935 - 96 min
legendado eletronicamente em português | M/12

A partir de uma história de Joseph Moncure March e Elmer Harris, do realizador que assina A NIGHT AT THE OPERA e A DAY AT THE RACES (também dos anos trinta, o primeiro igualmente de 1935), LET’EM HAVE IT é o filme de uma cruzada contra o crime e os grandes criminosos temperada com romance. “O filme é dedicado ‘to the men of the Department of Justice’, não escondendo que se coloca desde o primeiro instante do lado ‘da lei e da ordem’, evitando as visões românticas da figura do gangster que outros filmes de género preferiram” (Luís Miguel Oliveira). Na Cinemateca foi apresentado uma única vez, em 1995.

14/07/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Julho
Otac na Sluzbenom Putu
O Pai Foi em Viagem de Negócios
de Emir Kusturica
com Moreno D’E Bartolli, Miki Manojlovoc, Mirjana Karanovic, Mustafa Nadarevic
Juguslávia, 1985 - 135 min
legendado em português | M/16

Se UNDERGROUND é muito mais espetacular e muito mais conhecido, há boas razões para defender que O PAI FOI EM VIAGEM DE NEGÓCIOS é o melhor filme de Kusturica, aquele em que existe um equilíbrio mais delicado entre o olhar sobre a história de um país – a Jugoslávia – e o registo “mágico” que se tornou um ex-libris do realizador (é neste filme que pessoas, animais e coisas começam inopinada e literalmente a voar). O sítio é uma aldeia bósnia, a época os anos cinquenta, a perspetiva a da infância, e a história a de um pai ausente por motivos políticos (foi internado num campo de trabalho), ausência que é explicada ao filho como uma “viagem de negócios”.

14/07/2014, 19h30 | Sala Luís de Pina
António da Cunha Telles – Continuar A Viver
Monsanto
de Ruy Guerra
com Vítor Norte, João Lagarto, Paula Neves, Teresa Roby, José Laplaine
Portugal, 2000 - 86 min
M/16
Produzidos por António da Cunha Telles

Com argumento de Vicente Alves do Ó e a colaboração de Carlos Saboga, realizado no contexto de uma série de telefilmes, MONSANTO de Ruy Guerra centra-se na história de um ex-combatente da Guerra Colonial, habitante de uma pequena vila alentejana que rememora o passado cuja memória tem tentado manter afastar do seu quotidiano. Produção SIC e Animatógrafo II. Primeira exibição na Cinemateca.

14/07/2014, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Outras Sessões Julho
Escape from New York
Nova Iorque 1997
de John Carpenter
com Kurt Russell, Lee Van Cleef, Ernest Bornigne
Estados Unidos, 1981 - 97 min
legendado em português | M/12

Na visão apocalíptica do argumento, Manhattan é uma gigantesca prisão onde cai o avião presidencial, sendo o presidente usado como refém pelos prisioneiros. Um homem que nada tem a perder é enviado para tentar o impossível. Uma das mais ambiciosas produções de John Carpenter, que nos anos noventa teria uma (fabulosa) sequela em ESCAPE FROM L.A.

14/07/2014, 22h00 | Sala Luís de Pina
Outras Sessões Julho
Que Viva México!
de Sergei M. Eisenstein
com Júlio Saldivara, David Leceaga, Isabel Villaseñor, Martin Hernandez
México, 1932 - 88 min
legendado em português | M/6

Nunca concluído e apenas existente, em diversas versões, em material que não foi montado por Eisenstein, QUE VIVA MÉXICO! é um caso único na História do Cinema. Iniciada em 1930 numa viagem de Eisenstein ao Ocidente e na sua associação ao escritor Upton Sinclair por sugestão de Chaplin, a história da produção do filme é uma saga rocambolesca. Jay Leyda e Zina Voynow chamaram-lhe “o mais grandioso plano de filme de Eisenstein e a sua grande tragédia pessoal”. Jay Leyda montou uma versão de 221 minutos em 1958, declarando “se Eisenstein tivesse recebido o negativo nas condições em que o encontrei, penso que teria completado o seu filme – porém, não sem lágrimas.” A apresentar na versão com montagem de Grigori Alexandrov e Esther Tobak.