CICLO
Histórias do Cinema: Jean-Pierre Verscheure – Uma História do Som no Cinema


No seguimento do programa sobre a história dos formatos de cinema apresentado em fevereiro deste ano, a Cinemateca volta a acolher o investigador Jean-Pierre Verscheure, agora para uma viagem num outro território de que é também um dos grandes especialistas mundiais, e que é aliás o objeto central da sua atividade como técnico de restauro: a evolução dos sistemas de som no cinema. A ideia de incluir estes temas no quadro da rubrica “Histórias do Cinema” foi a de trabalhar um inventário básico dos parâmetros tecnológicos que determinaram a evolução do cinema ao longo da sua história, ou seja, os elementos materiais que condicionaram, e portanto também proporcionaram o trabalho criador. A prosseguir em etapas futuras, é um caminho que explicitamente quisemos ainda associar ao “Ano Europeu do Património Cultural”, procurando chamar a atenção para facetas materiais do património cinematográfico numa época de rutura tecnológica e de risco acentuado de perda de memória sobre essas facetas. 
Mais uma vez ao longo de cinco jornadas (embora seguindo um modelo de horários diferente – ver nota abaixo) Verscheure abordará cinco etapas fundamentais da prática e dos conceitos por trás da evolução do som, da gravação à fixação na película e à reprodução em sala: as etapas iniciais, de Edison à adoção do “cinema sonoro”; o som mono e a introdução da estereofonia; o som magnético e o desenvolvimento dos sistemas estereofónicos para som ótico; os sistemas Dolby; os sistemas digitais.
 
Atenção ao novo horário: neste caso, as sessões diárias do programa incluem duas partes. A primeira tem intervenções em inglês de Jean-Pierre Verscheure e inclui a exibição de excertos de filmes. A segunda consiste na projeção de uma longa-metragem escolhida como exemplo da respetiva etapa do som no cinema.
 
Horário:
18:00-20:30 – conferência e exibição de excertos de filmes
21:00 / 21:30 – filme de longa-metragem | nos dias 12 e 13 de abril, as sessões têm início às 21:00

Informação sobre as sessões e venda antecipada de bilhetes:
A Cinemateca propõe um regime de venda de bilhetes específico para esta rúbrica em abril, fazendo um preço especial e dando prioridade a quem deseje seguir o conjunto das sessões-conferência e das sessões associadas dos cinco filmes de longa-metragem. Este regime é válido apenas para os ingressos comprados na bilheteira local até ao dia 5 de abril inclusive. Os lugares que não tenham sido vendidos são depois disponibilizados através do sistema de venda regular na bilheteira local, na Internet (cinemateca.bol.pt) e na rede de pontos de venda associados e de acordo com o preço específico destas sessões.
 
Sessões-conferência:
Geral: € 5
Estudantes, Cartão Jovem, Maiores de 65 anos, Reformados: € 3
Amigos da Cinemateca, Estudantes de cinema, Desempregados: € 2,60
 
Sessões de longa-metragem:
Geral: € 3,20
Estudantes, Cartão Jovem, Maiores de 65 anos, Reformados: € 2,15
Amigos da Cinemateca, Estudantes de cinema, Desempregados: € 1,35
 
Passe 1 (5 sessões-conferência, 18 horas):
Geral: € 22
Amigos da Cinemateca, Estudantes de Cinema, Desempregados: €10
Estudante/cartão jovem, reformado e pensionista, maiores de 65 anos: €15
 
Passe 2 (5 sessões-conferência + 5 sessões de longa-metragem, 21h00 ou 21h30):
Geral: € 38
Amigos da Cinemateca/Estudantes de cinema/Desempregados: € 15
Estudante/cartão jovem, reformado e pensionista/maiores de 65 anos: € 20

 
 
09/04/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Jean-Pierre Verscheure – Uma História do Som no Cinema

Sessão - Conferência por Jean-Pierre Verscheure com exibição de excertos de filmes
 
09/04/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Jean-Pierre Verscheure – Uma História do Som no Cinema

The Jazz Singer
O Cantor de Jazz
de Alan Crosland
Estados Unidos, 1927 - 89 min
10/04/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Jean-Pierre Verscheure – Uma História do Som no Cinema

Sessão - Conferência por Jean-Pierre Verscheure com exibição de excertos de filmes
10/04/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Jean-Pierre Verscheure – Uma História do Som no Cinema

Marius
Marius
de Alexandre Korda, Marcel Pagnol
França, 1931 - 130 min
11/04/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Jean-Pierre Verscheure – Uma História do Som no Cinema

Sessão - Conferência por Jean-Pierre Verscheure com exibição de excertos de filmes
09/04/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jean-Pierre Verscheure – Uma História do Som no Cinema
Sessão - Conferência por Jean-Pierre Verscheure com exibição de excertos de filmes
Nascimento e desenvolvimento do cinema sonoro – 1ª parte
Os sistemas sonoros de Edison a THE JAZZ SINGER. A Evolução da eletrónica depois da Primeira Guerra Mundial e as suas consequências no desenvolvimento do cinema sonoro. As primeiras etapas decisivas em direção ao sonoro. É rigoroso dizer que o cinema sonoro nasceu em 1927? A indústria não estava interessada no sonoro, mas a Warner Bros. e a Fox acabaram por investir nele. Porque é que o sonoro nasce em 1927 e porque é que após o advento do sonoro a indústria cinematográfica fica sob controlo das grandes companhias de eletricidade e da banca numa altura em que numerosas soluções para o sonoro estavam a ponto de obter sucesso nos laboratórios de todo o mundo? O nascimento do Vitaphone e do Movietone da Western Electric e do Photophone da RCA. Projeções de excertos de filmes.
TOO MANY HUSBANDS de Leslie Pearce, 1931 para Mack Sennett  – RCA Photophone
BUZZIN’ AROUND de Alfred Goulding, 1933 – em Vitaphone, com Roscoe Arbuckle
MICKEY GOOD DEED de Walt Disney, 1932 – sistema sonoro Powers Cinephone
“Les types de pistes sonores “
 
09/04/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jean-Pierre Verscheure – Uma História do Som no Cinema
The Jazz Singer
O Cantor de Jazz
de Alan Crosland
com Al Jolson, May McAvoy, Warner Oland, Yossele Rosenblatt
Estados Unidos, 1927 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Nascimento e desenvolvimento do cinema sonoro – 2ª parte
Baseado numa peça de Samson Raphaelson, a partir do seu conto The Day of Atonement, THE JAZZ SINGER é um título icónico da História do cinema sonoro, onde figura como a primeira longa-metragem exibida com uma banda musical síncrona nos momentos cantados e diálogos síncronos em algumas sequências, por recurso ao sistema Vitaphone da Warner Bros. Protagonizado por Al Jolson, vedeta dos palcos da Broadway, o enredo esgrime o conflito de um jovem judeu que ambiciona ser cantor de jazz ao contrário das expectativas familiares que desejam vê-lo como cantor de sinagoga. Foi exibido uma única vez na Cinemateca, em 1995.
 
10/04/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jean-Pierre Verscheure – Uma História do Som no Cinema
Sessão - Conferência por Jean-Pierre Verscheure com exibição de excertos de filmes
Do advento do sonoro à estereofonia nas vésperas da Segunda Guerra Mundial – 1ª parte
O controlo da indústria do cinema pelos grandes bancos americanos e pelos “trusts” da eletricidade. A rápida evolução dos sistemas sonoros de gravação e de reprodução. O nascimento da estereofonia no cinema. Projeção de excertos de filmes.
 
10/04/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jean-Pierre Verscheure – Uma História do Som no Cinema
Marius
Marius
de Alexandre Korda, Marcel Pagnol
com Raimu, Pierre Fresnay, Orane Demazis
França, 1931 - 130 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Do advento do sonoro à estereofonia nas vésperas da Segunda Guerra Mundial – 2ª parte
Em MARIUS, primeiro filme da “Trilogia de Marselha” que inclui FANNY e CÉSAR, Pagnol contou com a colaboração de Alexnder Korda. Raro exemplo de cinema teatral e artificioso mas ao mesmo tempo popular e regionalista, nele se delineiam as histórias e personagens a desenvolver na trilogia, centradas na taberna de César (Raimu), em Marselha. Caso semelhante ao de Guitry, Pagnol foi subestimado durante décadas. “Pouco cinema”, diziam. Quem vier ver MARIUS será surpreendido pelo cinema que aqui há.
 
11/04/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jean-Pierre Verscheure – Uma História do Som no Cinema
Sessão - Conferência por Jean-Pierre Verscheure com exibição de excertos de filmes
Do som magnético ao Dolby Stereo – 1ª parte
A fulgurante evolução da tecnologia após a Segunda Guerra Mundial. As consequências das pesquisas feitas durante a guerra e os efeitos disso na qualidade do cinema sonoro. Melhoria de qualidade do som ótico. A comercialização do som magnético e a generalização da estereofonia nas grandes salas de exclusividade. Os sistemas estereofónicos para som ótico como o Perspecta Sound da MGM e o Som Dimensional da Paramount. Projeção de excertos de filmes.