CICLO
Double Bill


Num mês em que prossegue na Cinemateca o ciclo “O Cinema e a Cidade”, o Double Bill propõe variações em torno da oposição cidade-campo, e, como extensão disso, da própria dicotomia cultura-natura. Em quatro sessões, lembramos grandes exemplos de filmes e polos cinematográficos que têm no centro necessidades, desejos, medos e mitos nascidos no âmbito dessas relações. A série abre com o tema da cidade corruptora pela mão de dois nomes cimeiros da história do cinema, Murnau e M. Ophuls, autores de origem germânica que partilharam o destino comum da emigração. O segundo programa coloca em diálogo dois dos maiores mitos que, no século XX (e obviamente atualizando outros mitos mais antigos) espelharam a perturbação do homem face à sua identidade animal (e, no cruzamento de ambos, de forma nada aleatória, a cidade e mito urbano por excelência no mesmo século, Nova Iorque). No terceiro, aproximamos filmes baseados em histórias reais (a história e as imagens vídeo do aventureiro ambientalista Treadwel na base do filme de Herzog, a história relatada pelo explorador do exército russo Arseniev na base do filme de Kurosawa) em que a relação homem-natureza é vivida como busca identitária, integradora e apaziguadora, tanto quanto, e mesmo se aqui em sentidos quase opostos, território de tensão. A fechar, mais um díptico dedicado a dois dos maiores realizadores de sempre, Renoir e Flaherty, voltando a exibir na Cinemateca, agora em diálogo direto, dois filmes centrais nas respetivas obras, por onde passa um comum, belíssimo, sopro panteísta.

Nota: Ao contrário do habitual, a partir deste mês o intervalo das sessões Double Bill passa a ter 20 minutos.
 
 
07/10/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

City Girl | Divine
duração total da projeção: 182 min | M/12
 
14/10/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Tarzan’s New York Adventure | Planet of the Apes
duração total da projeção: 183 min | M/12
21/10/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Grizzly Man | Dersu Uzala
duração total da projeção: 240 min | M/12
28/10/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Une Partie de Campagne | Louisiana Story
duração total da projeção: 118 min | M/12
07/10/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
City Girl | Divine
duração total da projeção: 182 min | M/12
CITY GIRL é apresentado com companhamento ao piano por Daniel Bruno Schvetz

Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
CITY GIRL
de F. W. Murnau
com Charles Farrell, Mary Duncan, David Torrence, Edith Yorke, Anne Shirley
Estados Unidos, 1930 – 106 min / mudo, com intertítulos em inglês traduzidos eletronicamente em português
DIVINE
de Max Ophüls
com Simone Berriau, George Rigaud, Gina Marès
França, 1935 – 82 min / legendado eletronicamente em português

Um filme sobre o “carácter sagrado do pão”, segundo as palavras do próprio Murnau, que acrescenta, “sobre a alienação da metrópole moderna e a sua ignorância das fontes substanciais da natureza”. CITY GIRL foi muito alterado pelos produtores, mas ainda assim é um dos pontos altos do realizador de AURORA. Com um argumento de Colette, DIVINE é um dos filmes mais recordados (e menos vistos) da fase francesa de Max Ophüls, uma obra que antecipa, de certa forma, o interesse pelo mundo do espetáculo, já exposto em LOLA MONTÈS, o seu filme final, e pela vida de uma mulher que se vê, na imagem que projeta dela, como um objeto de desejo onde ficção e a realidade se encontram (e chocam) no palco onde trabalha.
 
14/10/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Tarzan’s New York Adventure | Planet of the Apes
duração total da projeção: 183 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
TARZAN’S NEW YORK ADVENTURE
Tarzan em Nova Iorque
de Richard Thorpe
com Johnny Weissmuller, Maureen O’Sullivan, Johnny Sheffield
Estados Unidos, 1942 – 71 min / legendado em português
PLANET OF THE APES
de Franklin Schaffner
com Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter
Estados Unidos, 1968 – 112 min / legendado em espanhol

TARZAN’S NEW YORK ADVENTURE foi o sexto e último filme da série “Tarzan” com a dupla Johnny Weissmuller e Maureen O’Sullivan e nos estúdios da MGM (com os seus cenários a fazerem de Nova Iorque, incluindo a famosa cena na ponte de Brooklyn) antes do regresso da personagem 16 anos mais tarde. PLANET OF THE APES, apesar das suas várias versões contemporâneas, é a primeira adaptação do emblemático livro de Pierre Boulle e, ainda hoje, a sua versão cinematográfica mais marcante (e de maior sucesso tanto crítico como popular). Com Charlton Heston no papel principal, o filme de Franklin Schaffner evoca um mundo não tão distante do nosso, onde espectadores temiam o evento de uma guerra nuclear e as suas consequências catastróficas para a humanidade, medo que o filme de Schaffner, no mundo onde os macacos reinam e os seres humanos são escravos, refletiu com êxito.
 
21/10/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Grizzly Man | Dersu Uzala
duração total da projeção: 240 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
GRIZZLY MAN
de Werner Herzog
com Timothy Treadwell, Amie Huguenard, Warren Queeney
Estados Unidos, 2005 – 103 min / legendado em português
DERSU UZALA
Dersu Uzala, A Águia da Estepe
de Akira Kurosawa
com Maxim Mounzouk, Youri Solomine, M. Bychkov
URSS, Japão, 1974 – 137 min / legendado em português | M/12

Um dos documentários mais originais e pessimistas de Werner Herzog, GRIZZLY MAN baseia-se na história (e nos vídeos) de Timothy Treadwell, um “amigo dos animais” que refugiou a sua neurose entre grandes ursos polares, e descobriu que a natureza é amoral e perigosa. Herzog, que já sabia, conta a história com uma secura implacável. DERSU UZALA é a história do encontro, no começo do século XX, de um militar, explorador e topógrafo, e de um caçador e guia, de nome Dersu Uzala, cuja amizade se cimenta ao longo de uma expedição. É também uma admirável reflexão sobre o fim de um mundo e de uma forma de vida.
 
28/10/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Une Partie de Campagne | Louisiana Story
duração total da projeção: 118 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
UNE PARTIE DE CAMPAGNE
Passeio ao Campo
de Jean Renoir
com Sylvia Bataille, Jane Marken, André Gabriello, Georges Darnoux
França, 1936 – 40 min / legendado em português
LOUISIANA STORY
de Robert Flaherty
com Joseph Boudreaux, Lionel LeBlanc, Frank Hardy
Estados Unidos, 1948 – 78 min / legendado eletronicamente em português

UNE PARTIE DE CAMPAGNE, cuja rodagem foi interrompida no verão de 1936 e cuja montagem foi concluída 10 anos mais tarde a partir do material então filmado (a sua génese alimenta uma das lendas da História do cinema), é uma das obras-primas de Renoir, no seu período mais fértil. Adaptando um conto de Maupassant, Renoir assina o mais impressionista dos seus filmes em acordo com o universo pictórico do seu pai Pierre Auguste, mas UNE PARTIE DE CAMPAGNE é um filme do movimento: o dos elementos na imagem (a água do rio, o vento nas árvores) e o da fluidez da câmara. LOUISIANA STORY é dos mais célebres filmes de Robert Flaherty, espécie de "poema" concebido por entre os pântanos de Louisiana, para mostrar os riscos e dificuldades da extração de petróleo naquela região. Mas o olhar do cineasta procura sobretudo captar o quotidiano, os modos de vida da população local.