CICLO
James Benning: Paisagem e Utopia Americana


Em dezembro prosseguimos o programa James Benning, iniciado em novembro com ONE WAY BOOGIE WOOGIE – 27 YEARS LATER (1977-2004). Restringindo-se às longas-metragens filmadas em película, este Ciclo não pretende ser exaustivo, mas apresenta uma parte muito significativa da obra de Benning, sendo muitos destes títulos inéditos na Cinemateca. Deixamos para outra ocasião os trabalhos mais recentes filmados em digital, que sucedem a RR, e que têm sido vistos em Portugal com regularidade. Com uma filmografia que atravessa quatro décadas, Benning prossegue o seu complexo retrato da América, onde a paisagem, a política e a história têm um papel essencial. Na singularidade, rigor formal e minimalismo de princípios, a sua obra insere-se claramente na tradição do cinema experimental americano, alargando os seus limites, e dialogando com o trabalho de cineastas como Michael Snow ou Hollis Frampton. Trabalhando explicitamente questões de ordem narrativa e a relação imagem/texto, ou abandonando essa prática em prol de uma procura da tradução da paisagem em “puras imagens”, Benning revela-se uma das vozes mais marcantes do cinema contemporâneo. A um questionamento da atualidade política norte-americana junta-se assim um desafio ao espectador para novos modos de relação com as imagens e sons que, pela sua natureza, convidam à contemplação e à reflexão. Sob o esplendor das paisagens que filma é assim a história de um país que nos dá a ver e a ouvir.
 
02/12/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo James Benning: Paisagem e Utopia Americana

Him and Me
de James Benning
Estados Unidos, Alemanha, 1982 - 87min
 
03/12/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo James Benning: Paisagem e Utopia Americana

Landscape Suicide
de James Benning
Estados Unidos, 1987 - 95 min
05/12/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo James Benning: Paisagem e Utopia Americana

Four Corners
de James Benning
Estados Unidos, 1998 - 80 min
06/12/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo James Benning: Paisagem e Utopia Americana

El Valley Centro
de James Benning
Estados Unidos, 1999 - 90 min
07/12/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo James Benning: Paisagem e Utopia Americana

Los
de James Benning
Estados Unidos, 2001 - 90 min
02/12/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
James Benning: Paisagem e Utopia Americana
Him and Me
de James Benning
Estados Unidos, Alemanha, 1982 - 87min
legendado eletronicamente em português | M/12
HIM AND ME é uma narrativa fragmentada que tem como protagonistas dois nova-iorquinos, Jean e Dave. Cada um vai divulgando informações pessoais que nos permitem ir percebendo a natureza das suas relações, ao mesmo tempo que somos subtilmente reenviados para acontecimentos marcantes da época, como a guerra do Vietname, ou a crise dos reféns iranianos. Como em tantos outros filmes de Benning, a narrativa torna-se pretexto para múltiplas experimentações formais, para a documentação de paisagens urbanas e para uma reflexão política. Primeira exibição na Cinemateca.
03/12/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
James Benning: Paisagem e Utopia Americana
Landscape Suicide
de James Benning
Estados Unidos, 1987 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/12
LANDSCAPE SUICIDE assenta numa colagem densa de diferentes materiais, combinando fotografias, relatórios de polícia e muitos outros elementos, através dos quais Benning procura reconstituir dois crimes e a respetiva investigação. São dois homicídios, um perpetrado por uma adolescente californiana e outro por Ed Gein, agricultor do Estado do Wisconsin que inspirou a personagem de Norman Bates em PSYCHO. A paisagem física norte-americana surge mais uma vez ligada à paisagem psicológica, revelando-se indissociáveis. Primeira exibição na Cinemateca.  
05/12/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
James Benning: Paisagem e Utopia Americana
Four Corners
de James Benning
Estados Unidos, 1998 - 80 min
legendado eletronicamente em português| M/12
Longa-metragem composta por quatro capítulos, filmada na região dos Four Corners, na interseção dos Estados do Arizona, Colorado, Novo México e Utah. Cada uma dessas quatro partes relaciona-se com biografias mais ou menos ficcionadas de quatro artistas visuais que as introduzem: Claude Monet, o primitivista americano Mose Tolliver, um pintor supostamente nascido em 142 d. C. e Jasper Johns. Por seu lado, as vozes de Benning, Hartmut Bitomsky, Billy Woodberry e de Yeasup Song relatam-nos várias tragédias históricas possibilitando a acumulação de “estratos” tão cara ao cinema de Benning. Primeira exibição na Cinemateca.
06/12/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
James Benning: Paisagem e Utopia Americana
El Valley Centro
de James Benning
Estados Unidos, 1999 - 90 min
sem diálogos | M/12
Aquela que ficou conhecida como a “trilogia californiana” de James Benning é um estudo topográfico da América em três partes. Olhando para o passado ao mesmo tempo que filma o presente, Benning condensa três paisagens californianas muito distintas num número limitado de planos com a duração de dois minutos e meio. EL VALLEY CENTRO, a “primeira parte” é uma viagem hipnótica através do 31º Estado da América, em que retrata o modo de vida das respetivas comunidades rurais. O Grande Vale aparece aqui na sua complexa teia de forças naturais e políticas em que prevalecem questões agrícolas e de distribuição de água. Se na primeira vez que mostrámos esta trilogia na Cinemateca optámos por uma única sessão, agora teremos oportunidade para ver EL VALLEY CENTRO, LOS e SOGOBI em separado. 
07/12/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
James Benning: Paisagem e Utopia Americana
Los
de James Benning
Estados Unidos, 2001 - 90 min
sem diálogos | M/12
Partindo do mesmo dispositivo formal que EL VALLEY CENTRO, LOS, o segundo capítulo da “trilogia californiana”, centra-se na paisagem de Los Angeles, a cidade em que vive o cineasta e que tão retratada foi pelo cinema. Trinta e cinco planos meticulosamente compostos e enquadrados documentam as linhas de força de tão complexo espaço urbano.