02/12/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Dezembro
The Buccaneer
O Corsário Lafitte
de Cecil B. DeMille
com Fredric March, Franciska Gaal, Akim Tamiroff, Anthony Quinn
Estados Unidos, 1938 - 126 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos filmes menos vistos do período áureo de Cecil B. DeMille, e um dos seus últimos filmes a preto e branco antes de, a partir dos anos quarenta, se entregar como ninguém ao Technicolor. THE BUCCANEER inspira-se na figura real do Corsário Laffite, um pirata francês que nos inícios do século XIX tentava permanecer neutro no conflito entre americanos e britânicos, ao mesmo tempo que ambas as partes o tentavam puxar para o seu lado. Mas THE BUCCANEER deve menos às fantasias históricas que celebrizaram DeMille do que ao género do "filme de capa e espada", de que, no seu ritmo marcado pelo puro gozo do movimento e da coreografia, é um dos exemplos maiores. Anthony Quinn, aqui no início da carreira, ficou tão marcado pela experiência que vinte anos mais tarde dirigiu ele próprio um "remake", reservando-se então o papel do protagonista que aqui coube a Fredric March. A apresentar numa cópia 35 mm da coleção da UCLA.
15/12/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Dezembro
The Immigrant
O Emigrante
de Charles Chaplin
com Charles Chaplin, Edna Purviance, Kitty Bradbury
Estados Unidos, 1917 - 19 min
mudo, com intertítulos em português | M/6
Do período da produção de Chaplin na Mutual, THE IMMIGRANT é um dos seus títulos mais elaborados dessa época e aquele em que Jean Mitry notou como o primeiro onde invariavelmente “o elemento cómico tem pontos de apoio em situações trágicas”. Já Chaplin dizia que se tratava do filme em que, por fim, tratava a comédia com o "sentimental touch which somehow always creeps into my stories". A ação começa a bordo de um barco que transporta imigrantes para os Estados Unidos e continua em Nova Iorque, onde Charlot vive sem um tostão. É ele o imigrante que chega aos Estados Unidos e é acusado de um roubo durante a viagem transatlântica. É também ele quem se apaixona pela “rapariga do filme”, Edna Purviance. O filme é mostrado na mesma sessão de LONGE, de José Oliveira (ver entrada em “Ante-estreias”).