CICLO
Foco no Arquivo


As sessões “Foco no Arquivo” de novembro seguem projetos ligados à investigação e à sua relação com a coleção da Cinemateca. A sessão “Coleção Colonial da Cinemateca: Campo, Contracampo, Fora de Campo” prolonga as anteriormente dedicadas a uma discussão continuada sobre esta importante parte do acervo fílmico da Cinemateca, organizadas em colaboração com a “Aleph – rede de acção e investigação crítica da imagem colonial”. A Aleph promove a cooperação e partilha de conhecimento entre investigadores académicos, artistas e cidadãos interessados na imagem colonial, colabora com arquivos detentores de coleções coloniais na sensibilização para questões de acessibilidade e preservação dos acervos e promove a partilha de conhecimento. Este mês, o investigador Tiago Baptista apresenta A VOZ DO SANGUE, de Augusto Fraga. No seguimento de uma programação que teve lugar durante o ano 2015 na Cinemateca, no âmbito do projeto de investigação “WORKS – O trabalho no ecrã: um estudo de memórias e identidades sociais através do cinema”, financiado pela FCT, o novo ciclo “Olhares do cinema sobre o trabalho” adota uma perspetiva mais ampla, procurando destacar formas várias de diálogo entre arquivos e cinematografias nacionais e internacionais. Ao longo de 2016, dinamizada por Luísa Veloso (CIES-IUL), Frédéric Vidal (CRIA-IUL) e João Rosas, esta programação vai propondo aos espectadores visões distintas sobre aspectos como a precariedade, os espaços de trabalho ou as condições de vida. Na sessão de novembro é apresentado Wittstock, Wittstock, de Volker Koepp, revisitação dos espaços e mundos do trabalho na Alemanha pós-reunificação.
 
22/11/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Foco no Arquivo

Wittstock, Wittstock
de Volker Koepp
Alemanha, 1997 - 117 min
 
30/11/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Foco no Arquivo

A Voz do Sangue
de Augusto Fraga
Portugal, 1965 - 86 min | M/12
22/11/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
Wittstock, Wittstock
de Volker Koepp
Alemanha, 1997 - 117 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Olhares do Cinema sobre o Trabalho

Sessão apresentada por Luísa Veloso (CIES-IUL), Frédéric Vidal (CRIA-IUL) e João Rosas
Sétima e última parte do ciclo "Wittstock", de Volker Koepp, que acompanhou três operárias da indústria têxtil da região de Brandenburg, no noroeste da Alemanha, durante quase 20 anos. Na última parte, rodada pouco depois da reunificação da Alemanha, o filme testemunha as consequências do encerramento da fábrica nas vidas de Edith, Elsbeth e Renate. Primeira exibição na Cinemateca.
30/11/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
A Voz do Sangue
de Augusto Fraga
com Virgílio Teixeira, Carmen Mendes e Heitor Gomes Teixeira
Portugal, 1965 - 86 min | M/12
Coleção Colonial da Cinemateca: Campo, Contracampo, Fora de Campo

Sessão apresentada por Tiago Baptista
Melodrama rodado parcialmente em Angola que adapta o romance Caminhos, de Reis Ventura. Virgílio Teixeira (João) foi para Angola depois de cometer um crime de honra em Amarante. Jura nunca conhecer o filho (Zeca), mas ajudará a família trabalhando primeiro como camionista e depois como taxista em Luanda. É ali que atropela mortalmente um peão e reencontrará o filho Zeca (Heitor Gomes Teixeira) como seu advogado de defesa. João acaba por ser absolvido e, depois de Zeca despir a toga – mas apenas para revelar, por baixo, o seu uniforme de paraquedista –, a família reúne-se num abraço emocionado. Primeira exibição na Cinemateca, em cópia restaurada.