CICLO
O Mundo à Nossa Volta – Cinema, Cem Anos de Juventude


Organizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière, o programa pedagógico “Cinema, Cem Anos de Juventude” (que integra o programa mais vasto: O Mundo à Nossa Volta) é realizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e a Cinemateca Francesa (que o coordena a nível internacional reunindo através da reflexão e partilha dos resultados os treze países participantes) e é apoiado pelo programa PARTIS / Fundação Calouste Gulbenkian, ICA -Instituto do Cinema e do Audiovisual, Câmaras Municipais de Lisboa, Serpa e Moita, Centro Cultural Português em Paris, além de outros apoios locais que permitiram a viagem de uma delegação portuguesa (alunos participantes, professores e cineastas) à sessão de apresentação dos filmes na Cinemateca Francesa, em Paris. São ainda parceiros deste programa a Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco, Rua das Gaivotas6, Institut Français du Portugal, Juntas de Freguesia da Moita e da Misericórdia, as escolas participantes.
 
23/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo O Mundo à Nossa Volta – Cinema, Cem Anos de Juventude

Filmes-Ensaio
 
23/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Mundo à Nossa Volta – Cinema, Cem Anos de Juventude

Em colaboração com os Filhos de Lumière Associação Cultural
Filmes-Ensaio
Sessão apresentada e seguida de debate
A sessão, cujo pormenores do programa são a anunciar, apresenta os filmes-ensaio realizados por alunos de escolas básicas e secundárias de Lisboa, Moita e Serpa, com o apoio de cineastas e técnicos de cinema, ao longo do projeto pedagógico “O Mundo à Nossa Volta – Cinema, Cem Anos de Juventude 2015-2016”, na presença dos seus autores. Neste conjunto de filmes, crianças e jovens de diferentes idades e países interrogam-se sobre o que carateriza o clima na sua região, designadamente a relação entre o céu e a terra, o homem e a natureza, as estações, o ambiente. Desenvolvem pequenas histórias, explorando questões, ideias e imaginários próprios da idade dos seus autores, nas quais os fenómenos meteorológicos se fazem sentir e são determinantes na construção da própria narrativa. O alinhamento da sessão inclui uma seleção de filmes realizados por alunos dos outros países participantes no projeto. Todos estes títulos refletiram sobre a meteorologia no cinema como matéria cinematográfica e seguiram as mesmas regras do jogo.