CICLO
Olivia de Havilland


Olivia de Havilland cumpriu no passado mês de julho o seu centésimo aniversário e é, com Kirk Douglas, a outra glória da Hollywood clássica a soprar cem velas neste ano de 2016. Há muito retirada – o seu último trabalho para cinema foi em 1979, mesmo se durante alguns anos ainda entrou em séries e telefilmes – Olivia foi uma das mais célebres e prestigiadas atrizes do cinema americano, múltiplas vezes premiada (ganhou dois Óscares e foi nomeada para outros três), e com o seu nome associado a alguns títulos lendários de entre os mais lendários títulos – como é flagrantemente o caso de GONE WITH THE WIND, onde ela foi a inesquecível Melanie.
Nascida em Tóquio, onde o pai era professor de inglês, e irmã mais velha de Joan Fontaine (que também teve uma carreira grandiosa e uma longa vida), Olivia chegou a Hollywood ainda antes dos 20 anos, quando as suas atuações no grupo de teatro da escola que frequentava captaram a atenção de Max Reinhardt e ele a contratou para a sua encenação teatral de Sonho de uma Noite de Verão e depois a manteve na adaptação para cinema da mesma peça que ele mesmo dirigiu. Foi o seu papel no filme de Reinhardt que convenceu a Warner a oferecer-lhe um contrato de longa duração, na vigência do qual se começaria por destacar como partenaire ideal de Errol Flynn, com quem contracenou em mais de uma dezena de filmes, como os três que mostramos no Ciclo, CAPTAIN BLOOD, THEY DIED WITH THEIR BOOTS ON e THE CHARGE OF THE LIGHT BRIGADE. Apesar da boa relação com Flynn e do prazer que tinha em filmes de ação e aventura, Olivia sonhava com papéis mais complexos, que chegariam sobretudo a partir da segunda metade dos anos quarenta, época em que conquistou os seus dois Óscares, por TO EACH IS OWN, de Mitchell Leisen, e THE HEIRESS, de William Wyler. Este período entre os anos trinta e o final dos quarenta correspondeu ao seu apogeu, em qualidade e intensidade, e é este período que está essencialmente representado neste Ciclo com que a evocamos. A partir dos anos cinquenta e sessenta o seu ritmo abrandou, e o número de filmes notáveis também – mas pontualmente podia encontrar um cineasta a entregar-lhe um papel surpreendente e quase no negativo da imagem que os seus modos suaves e elegantes, quase aristocráticos, tinham firmado. Como foi o caso de Robert Aldrich em HUSH, HUSH, SWEET CHARLOTTE, o mais tardio filme do nosso Ciclo.
 
02/11/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Olivia de Havilland

The Heiress
A Herdeira
de William Wyler
Estados Unidos, 1949 - 115 min
 
03/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Olivia de Havilland

The Strawberry Blonde
Uma Loira com Açúcar
de Raoul Walsh
Estados Unidos, 1941 - 95 min
08/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Olivia de Havilland

Captain Blood
O Capitão Blood
de Michael Curtiz
Estados Unidos, 1935 - 114 min
11/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Olivia de Havilland

The Snake Pit
O Fosso das Víboras
de Anatole Litvak
Estados Unidos, 1948 - 108 min
14/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Olivia de Havilland

Hold Back the Dawn
A Minha História
de Mitchell Leisen
Estados Unidos, 1941 - 116 minutos
02/11/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Olivia de Havilland
The Heiress
A Herdeira
de William Wyler
com Olivia de Havilland, Montgomery Clift, Ralph Richardson, Miriam Hopkins
Estados Unidos, 1949 - 115 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptado da obra de Henry James, Washington Square, THE HEIRESS é um dos melhores filmes de Wyler, à volta de uma mulher desprezada pelo homem que ama e que, por sua vez, desprezará, quando, herdeira da fortuna do pai, se vê de novo assediada por ele. A cena final, da porta fechada a que Clift bate em vão, ficou famosa, como também os fabulosos interiores da mansão, com a escadaria percorrida por Olivia de Havilland. Óscares, para a intérprete principal, para a música de Aaron Copland e para os figurinos de Edith Head.
03/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Olivia de Havilland
The Strawberry Blonde
Uma Loira com Açúcar
de Raoul Walsh
com James Cagney, Olivia de Havilland, Rita Hayworth, Alan Hale, Jack Carson
Estados Unidos, 1941 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma das várias versões cinematográficas da peça One Sunday Afternoon (que Walsh voltaria a adaptar com o título original). Uma irresistível comédia sobre um barbeiro (Cagney) apaixonado por uma esplendorosa loira que acaba por casar com um seu amigo. Nem tudo o que luz é oiro e aquilo que muito se deseja nem sempre é o melhor.
08/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Olivia de Havilland
Captain Blood
O Capitão Blood
de Michael Curtiz
com Errol Flynn, Olivia de Havilland, Lionel Atwill, Basil Rathbone, Guy Kibbee, Donald Meek
Estados Unidos, 1935 - 114 min
legendado em português | M/12
O “swashbuckling” de 1935 de Michael Curtiz foi o primeiro dos oito filmes protagonizados por Errol Flynn e Olivia de Havilland e inclui imagens da batalha em alto mar de THE SEA HAWK (1924). A história, de ação e aventura, leva-nos a Inglaterra e à Jamaica do século XVII para uma intriga pontuada pela traição e o romance. 
11/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Olivia de Havilland
The Snake Pit
O Fosso das Víboras
de Anatole Litvak
com Olivia de Havilland, Mark Stevens, Leo Genn, Celeste Holm
Estados Unidos, 1948 - 108 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Retrato duro e implacável das condições de vida e de tratamento nos hospitais psiquiátricos americanos. O filme foi de tal maneira um choque para o público que contribuiu, e muito, para o melhoramento dessas instituições. Impressionante desempenho de Olivia de Havilland que lhe valeu a nomeação para o Óscar de melhor atriz.
14/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Olivia de Havilland
Hold Back the Dawn
A Minha História
de Mitchell Leisen
com Charles Boyer, Olivia de Havilland, Paulette Goddard, Victor Francen, Curt Bois
Estados Unidos, 1941 - 116 minutos
legendado eletronicamente em português | M/12
Depois de MIDNIGHT, Mitchell Leisen volta a apostar (e bem) na dupla de argumentistas Billy Wilder e Charles Brackett. Em HOLD BACK THE DAWN, Charles Boyer é um gigolo franco-romeno que, para conseguir fixar-se nos Estados Unidos (via México) opta por casar com uma ingénua professora americana (Olivia de Havilland). Uma vez chegado a solo americano, troca a mulher pelos braços da amante (Paulette Goddard). O caso torna-se mais complicado quando descobre que se apaixonou pela sua mulher.