CICLO
Anim: 20 Anos (II)


No segundo mês em que evocamos os 20 anos do ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, o centro de conservação da Cinemateca) apresentamos uma segunda parte do Ciclo dedicado a grandes restauros ou tiragens especiais. De novo são dez grandes títulos da História do cinema (todos produzidos originalmente em suporte de película) e de novo as cópias a apresentar são divididas em partes iguais entre os suportes analógico e digital. Quanto ao digital voltamos a divulgar grandes restauros executados pelo laboratório americano Cineric, desta vez com obras amavelmente cedidas pela Fox, Sony (filmes Columbia) e pela fundação criada e dirigida por Martin Scorsese (The Film Foundation). Quanto ao analógico, apresentamos cinco trabalhos de restauro ou de tiragem fotoquímica levados a cabo por quatro grandes cinematecas estrangeiras (Svenska Filminstitutet, UCLA, BFI, Cinémathèque Française) e uma cópia tirada no nosso próprio laboratório (a obra de Joaquim Pedro de Andrade MACUNAÍMA, cedida por Filmes do Serro). Todas estas sessões são também homenagens às entidades que se associaram à Cinemateca Portuguesa nesta iniciativa, além de homenagens ao trabalho de salvaguarda dos arquivos “tout court”. Com elas, continuamos portanto a evocação da atividade de retaguarda que sustenta toda a nossa relação com a História do cinema, convidando à discussão de caminhos alternativos que, sendo opções de tecnologia, são porém muito mais do que isso, estando em jogo conceções de fundo sobre o modo de conservação e de transmissão do património.
 
02/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Anim: 20 Anos (II)

The Day the Earth Stood Still
O Dia em que a Terra Parou
de Robert Wise
Estados Unidos, 1951 - 92 min
 
03/11/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Anim: 20 Anos (II)

The Grapes of Wrath
As Vinhas da Ira
de John Ford
Estados Unidos, 1940 - 129 min
04/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Anim: 20 Anos (II)

The Grapes of Wrath
As Vinhas da Ira
de John Ford
Estados Unidos, 1940 - 129 min
04/11/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Anim: 20 Anos (II)

Wild River
Quando o Rio se Enfurece
de Elia Kazan
Estados Unidos, 1960 - 110 min
07/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Anim: 20 Anos (II)

Wild River
Quando o Rio se Enfurece
de Elia Kazan
Estados Unidos, 1960 - 110 min
02/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Anim: 20 Anos (II)

O Trabalho dos Arquivos | Restauros, Tiragens Especiais, O Lugar do Analógico e o Lugar do Digital
The Day the Earth Stood Still
O Dia em que a Terra Parou
de Robert Wise
com Michael Rennie, Patricia Neal, Hugh Marlowe
Estados Unidos, 1951 - 92 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos filmes mais célebres, e em certa medida "fundador", do cinema de ficção científica americano dos anos cinquenta. Aproveitando quer o clima de antagonismo da Guerra Fria quer a recente paranoia dos OVNIS (então em plena força na imprensa americana), e inspirado quer nos temores da aniquilação nuclear quer na fantasia de uma invasão extraterreste, THE DAY THE EARTH STOOD STILL é uma parábola pacifista que narra à chegada à Terra de um ser alienígena que traz uma mensagem de paz e união mas que é (com subtis alusões à figura de Jesus Cristo) incompreendido pela humanidade. Wise filma a fantasia de "fc" num estilo surpreendentemente realista (por exemplo durante a quebra de energia que faz "a Terra parar"), na esteira do que o cinema do pós-guerra tinha começado a experimentar (em obras como THE NAKED CITY, entre outras). A apresentar em cópia digital resultante do restauro produzido pelo laboratório Cineric para a 20th Century Fox Film Corporation.
03/11/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Anim: 20 Anos (II)

O Trabalho dos Arquivos | Restauros, Tiragens Especiais, O Lugar do Analógico e o Lugar do Digital
The Grapes of Wrath
As Vinhas da Ira
de John Ford
com Henry Fonda, Jane Darwell, John Carradine, Charles Grapewin, Ward Bond
Estados Unidos, 1940 - 129 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos retratos mais duros do cinema americano sobre a terrível situação de muitos agricultores americanos durante a Grande Depressão. THE GRAPES OF WRATH adapta o romance homónimo de John Steinbeck sobre o périplo dos agricultores do Oklahoma arruinados por uma desastrosa seca na década de trinta e expulsos das suas terras pelos bancos, rumo à “terra prometida” da Califórnia. No papel principal, Henry Fonda tem uma das maiores criações da sua carreira. Um filme duro, com um tom inegavelmente “de esquerda” (“We are the people”), que mostra que John Ford, embora conservador, tinha as suas contradições. Foi o segundo Óscar de Ford como melhor realizador e o filme em que Jane Darwell conquistou o Óscar de melhor atriz secundária. A apresentar em cópia digital resultante do restauro produzido pelo laboratório Cineric para a 20th Century Fox Film Corporation.
04/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Anim: 20 Anos (II)

O Trabalho dos Arquivos | Restauros, Tiragens Especiais, O Lugar do Analógico e o Lugar do Digital
The Grapes of Wrath
As Vinhas da Ira
de John Ford
com Henry Fonda, Jane Darwell, John Carradine, Charles Grapewin, Ward Bond
Estados Unidos, 1940 - 129 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos retratos mais duros do cinema americano sobre a terrível situação de muitos agricultores americanos durante a Grande Depressão. THE GRAPES OF WRATH adapta o romance homónimo de John Steinbeck sobre o périplo dos agricultores do Oklahoma arruinados por uma desastrosa seca na década de trinta e expulsos das suas terras pelos bancos, rumo à “terra prometida” da Califórnia. No papel principal, Henry Fonda tem uma das maiores criações da sua carreira. Um filme duro, com um tom inegavelmente “de esquerda” (“We are the people”), que mostra que John Ford, embora conservador, tinha as suas contradições. Foi o segundo Óscar de Ford como melhor realizador e o filme em que Jane Darwell conquistou o Óscar de melhor atriz secundária. A apresentar em cópia digital resultante do restauro produzido pelo laboratório Cineric para a 20th Century Fox Film Corporation. 
04/11/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Anim: 20 Anos (II)

O Trabalho dos Arquivos | Restauros, Tiragens Especiais, O Lugar do Analógico e o Lugar do Digital
Wild River
Quando o Rio se Enfurece
de Elia Kazan
com Montgomery Clift, Lee Remick, Jo Van Fleet, Bruce Dern
Estados Unidos, 1960 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
"Este filme devia simplesmente contar a minha história de amor com o New Deal, a minha história de amor com as regiões mais remotas deste país, eu queria dizer como os amava e como os admirava", conta Kazan numa entrevista. O realizador parte de um conflito muito usado: a chegada do homem novo a uma sociedade que, antiga, lhe resiste. Muitos westerns se baseiam nisso, mas esta epopeia moderna é a epopeia dolorosa de um homem magoado. Montgomery Clift chegava depois do seu acidente. Nicholas Ray trabalhou com Kazan no teatro, que o levou com ele para Hollywood, onde a sua primeira tarefa foi a de assistente de realização em A TREE GROWS IN BROOKLYN, primeira longa-metragem de Kazan. Os dois mantiveram-se próximos durante muitos anos: quando Ray andava à procura de um ator para REBEL WITHOUT A CAUSE Kazan convidou-o para ver as “rushes” de EAST OF EDEN, protagonizado por um jovem desconhecido chamado James Dean. Kazan era Kazan, Ray era Ray; mas WILD RIVER será, porventura, o filme do primeiro em maior vizinhança com o universo e os temas do segundo. A apresentar em cópia digital resultante do restauro produzido pelo laboratório Cineric para a 20th Century Fox Film Corporation. 
07/11/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Anim: 20 Anos (II)

O Trabalho dos Arquivos | Restauros, Tiragens Especiais, O Lugar do Analógico e o Lugar do Digital
Wild River
Quando o Rio se Enfurece
de Elia Kazan
com Montgomery Clift, Lee Remick, Jo Van Fleet, Bruce Dern
Estados Unidos, 1960 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
"Este filme devia simplesmente contar a minha história de amor com o New Deal, a minha história de amor com as regiões mais remotas deste país, eu queria dizer como os amava e como os admirava", conta Kazan numa entrevista. O realizador parte de um conflito muito usado: a chegada do homem novo a uma sociedade que, antiga, lhe resiste. Muitos westerns se baseiam nisso, mas esta epopeia moderna é a epopeia dolorosa de um homem magoado. Montgomery Clift chegava depois do seu acidente. Nicholas Ray trabalhou com Kazan no teatro, que o levou com ele para Hollywood, onde a sua primeira tarefa foi a de assistente de realização em A TREE GROWS IN BROOKLYN, primeira longa-metragem de Kazan. Os dois mantiveram-se próximos durante muitos anos: quando Ray andava à procura de um ator para REBEL WITHOUT A CAUSE Kazan convidou-o para ver as “rushes” de EAST OF EDEN, protagonizado por um jovem desconhecido chamado James Dean. Kazan era Kazan, Ray era Ray; mas WILD RIVER será, porventura, o filme do primeiro em maior vizinhança com o universo e os temas do segundo. A apresentar em cópia digital resultante do restauro produzido pelo laboratório Cineric para a 20th Century Fox Film Corporation.