CICLO
Foco do Arquivo


As sessões “Foco no Arquivo” de outubro seguem projetos ligados à investigação e à sua relação com a coleção da Cinemateca. A sessão “Coleção Colonial da Cinemateca: Campo, Contracampo, Fora de Campo” prolonga as anteriormente dedicadas a uma discussão continuada sobre esta importante parte do acervo fílmico da Cinemateca, organizadas em colaboração com a “Aleph – rede de acção e investigação crítica da imagem colonial”. A Aleph promove a cooperação e partilha de conhecimento entre investigadores académicos, artistas e cidadãos interessados na imagem colonial, colabora com arquivos detentores de coleções coloniais na sensibilização para questões de acessibilidade e preservação dos acervos e promove a partilha de conhecimento. Este mês, numa escolha diferente da dos títulos portugueses que têm norteado estas sessões e num título da coleção da Cinemateca, o investigador Rui Lopes apresenta MACAO, de Josef von Sternberg e Nicholas Ray (não creditado).
No seguimento de uma programação que teve lugar durante o ano 2015 na Cinemateca, no âmbito do projeto de investigação “WORKS – O trabalho no ecrã: um estudo de memórias e identidades sociais através do cinema”, financiado pela FCT, o novo ciclo “Olhares do cinema sobre o trabalho” adota uma perspetiva mais ampla, procurando destacar formas várias de diálogo entre arquivos e cinematografias nacionais e internacionais. Ao longo de 2016, dinamizada por Luísa Veloso (CIES-IUL), Frédéric Vidal (CRIA-IUL) e João Rosas, esta programação vai propondo aos espectadores visões distintas sobre aspectos como a precariedade, os espaços de trabalho ou as condições de vida. Na sessão de outubro é apresentado o documentário VIDA ACTIVA, de Susana Nobre, como ponto de partida para uma reflexão sobre o direito ao trabalho hoje e os mecanismos de construção de uma imagem pública do trabalhador.
 
07/10/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Foco do Arquivo

Macao
de Josef von Sternberg, Nicholas Ray (não creditado)
Estados Unidos, 1951 - 81 min
 
17/10/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Foco do Arquivo

Vida Activa
de Susana Nobre
Portugal, 2013 - 92 min | M/12
07/10/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco do Arquivo
Macao
de Josef von Sternberg, Nicholas Ray (não creditado)
com Robert Mitchum, Jane Russell, Gloria Grahame, William Bendix
Estados Unidos, 1951 - 81 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Coleção Colonial da Cinemateca: Campo, Contracampo, Fora de Campo
Atribulada é a história da produção de MACAO, que Howard Hughes propôs a Sternberg e vicissitudes várias afastaram do projeto. O argumentista Walter Newman e Nicholas Ray foram chamados a reescrever e retomar parcialmente a obra de Sternberg. Muitos defendem-no como um filme de Sternberg, outros tantos como um filme de Ray. É um belo filme, com belíssimas presenças, de Mitchum, Russell e Grahame. Rui Lopes apresenta MACAO no âmbito do projeto de pós-doutoramento em que estuda representações do Estado Novo e do império português na ficção cinematográfica estrangeira produzida entre 1933 e 1974.
17/10/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco do Arquivo
Vida Activa
de Susana Nobre
Portugal, 2013 - 92 min | M/12
Olhares do Cinema sobre o Trabalho

com a presença de Susana Nobre

sessão apresentada por Luísa Veloso (CIES-IUL), Frédéric Vidal (CRIA-IUL) e João Rosas
O Instituto de Emprego e Formação Profissional desenvolve um programa de requalificação de mão de obra baseado no reconhecimento de saberes escolares e profissionais que foram adquiridos pela experiência de vida. Os participantes, sem a escolaridade obrigatória ou com uma profissão adquirida pela experiência, fazem um levantamento detalhado sobre a sua história, sobre aquilo que sabem fazer, com vista a obterem um certificado.