CICLO
Ante-Estreias


Na rubrica mensal especialmente dedicada à apresentação de filmes portugueses recentes, apresenta-se em ante-estreia o mais recente filme de João Botelho inspirado em Manoel de Oliveira e no seu método de filmar. Mostrado na última edição do IndieLisboa em versão de trabalho, O CINEMA, MANOEL DE OLIVEIRA E EU é uma produção Ar de Filmes e estreia a 13 de outubro. BORSALINO CITY, de Enrica Viola, é apresentado no contexto da XVI edição da Settimana della Lingua Italina nel Mundo, este ano dedicada ao tema “O italiano e a criatividade: marcas e costumes, moda e design”, numa sessão organizada em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura em Lisboa.
 
07/10/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ante-Estreias

O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu
de João Botelho
Portugal, 2016 - 80 min | M/12
 
19/10/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ante-Estreias

Borsalino City
de Enrica Viola
Itália, França, 2015 - 78 min
07/10/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu
de João Botelho
Portugal, 2016 - 80 min | M/12
com a presença de João Botelho
“Uma fotografia velha, de 36 anos. A mão dele no meu ombro. Bênção, dádiva. Depois, uma longa história de mais de quatro décadas de amizade, admiração e aprendizagem. Uma viagem ao cinema de Oliveira, ao seu método, ao seu modo de filmar, às suas prodigiosas invenções cinematográficas. Mais de um século de vida, mais de um século de cinema, todo o cinema. A sorte e o saber dele, a minha sorte. E como, para ele, e agora para mim, documentário e ficção vão de par, de cinema se trata, atrevi-me a filmar uma história magnífica que o Manoel amava mas que nunca filmou, que deixou para trás, como se a mão dele e os seus olhos lá perto de Deus, ou no meio dos Deuses, me conduzissem e, que ainda hoje, ele possa através de mim continuar a filmar” (João Botelho).
19/10/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Borsalino City
de Enrica Viola
Itália, França, 2015 - 78 min
legendado em inglês | M/12
com a presença de Enrica Viola

Entrada gratuita mediante o levantamento de bilhete
A sinopse do filme documental de Enrica Viola lembra que o chapéu borsalino se tornou um ícone graças ao cinema da Hollywood clássica. “O que, no entanto, poucos sabem é que o mito nasceu na região italiana de Alessandria, numa fábrica gerida pela mesma família há mais de 120 anos”. A história que aqui se segue começa com Giuseppe Borsalino, que se fez mestre chapeleiro em Paris, em 1857 e se estabeleceu em Alessandria. “É a história de uma família, de uma comunidade de trabalhadores e de uma cidade.” BORSALINO CITY é apresentado numa iniciativa organizada em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura em Lisboa, no contexto da XVI edição da Settimana della Lingua Italina nel Mundo, este ano dedicada ao tema “O italiano e a criatividade: marcas e costumes, moda e design”.