CICLO
As Mil Apoteoses de Minnelli


Depois de termos visto, durante o mês de maio, a faceta mais universalmente celebrada do cinema de Vincente Minnelli – os seus esplendorosos musicais, contributo decisivo para constituição do próprio género do musical – dedicamos o mês de junho à visão ou revisão da sua obra para além do musical, que basicamente consiste em comédias e melodramas. Bastaria, eventualmente, esta “para-especialização” de Minnelli em dois géneros que têm tudo para serem contrapolares (fazer rir e fazer chorar não é de todo a mesma coisa) para atestar a sua singularidade e a sua grandeza. De THE CLOCK a SOME CAME RUNNING, qualquer deles candidato a obra-prima do nosso cineasta, é evidente que a marca que Minnelli deixou no melodrama sentimental é fortíssima. Mas que dizer, também, desses retratos de grupo que são os menos vistos THE COBWEB ou THE BAD AND THE BEAUTIFUL, este último um dos primeiros filmes (na senda do SUNSET BOULEVARD de Wilder) a olhar para dentro de Hollywood e a descobrir um mar de amargura? Ou de MADAME BOVARY, para muitos ainda a melhor das muitas versões filmadas do romance de Flaubert? Esse filme também denota a que ponto a “musicalidade”, a “coralidade” e o sentido de mise en scène de Minnelli trazem para outros géneros qualquer coisa intrínseca do próprio musical. O que é, porventura, bem medido nas suas comédias, na graça leve e esvoaçante de DESIGNING WOMAN ou THE RELUCTANT DEBUTANTE, filmes que evoluem num ritmo em que uma ideia de “musicalidade” nunca está assim tão longe. Finalmente, convém chamar a atenção para as obras do período final de Minnelli, que como o de outros gigantes hollywoodianos (Preminger, por exemplo), desconcertou e continua a desconcertar muita gente. Vistos no seu “lugar” cronológico e no seu “contexto”, talvez esses filmes finais – de GOODBYE CHARLIE a A MATTER OF TIME – venham a ser, afinal de contas, as grandes revelações deste Ciclo, as últimas apoteoses de um cineasta que teve um milhar delas.

 
01/06/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Mil Apoteoses de Minnelli

The Clock
A Hora da Saudade
de Vincente Minnelli
Estados Unidos, 1945 - 90 min
 
01/06/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Mil Apoteoses de Minnelli

Undercurrent
Estranha Revelação
de Vincente Minnelli
Estados Unidos, 1946 - 116 min
02/06/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Mil Apoteoses de Minnelli

Undercurrent
Estranha Revelação
de Vincente Minnelli
Estados Unidos, 1946 - 116 min
02/06/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Mil Apoteoses de Minnelli

Madame Bovary
Madame Bovary
de Vincente Minnelli
Estados Unidos, 1949 - 114 min
02/06/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo As Mil Apoteoses de Minnelli

The Clock
A Hora da Saudade
de Vincente Minnelli
Estados Unidos, 1945 - 90 min
01/06/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral
The Clock
A Hora da Saudade
de Vincente Minnelli
com Judy Garland, Robert Walker, James Gleason, Keenan Wynn
Estados Unidos, 1945 - 90 min
legendado em português | M/12

“Boy meets girl, loses girl, finds girl”. A famosa expressão de todo o cinema romântico encontra em THE CLOCK (primeiro filme não musical de Minnelli) uma das mais perfeitas ilustrações. Robert Walker é um soldado de licença por dois dias durante a Segunda Guerra Mundial, que conhece a rapariga dos seus sonhos, a perde e a reencontra. Tudo acontece na Grand Central Station de Nova Iorque. O crítico Jean Domarchi comparou este filme a SUNRISE de Murnau.

01/06/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral
Undercurrent
Estranha Revelação
de Vincente Minnelli
com Katharine Hepburn, Robert Taylor, Robert Mitchum, Edmund Gwenn, Marjorie Main
Estados Unidos, 1946 - 116 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Um soberbo melodrama “negro” assinado pelo mestre do cinema musical. Katharine Hepburn vive um romance de amor com Robert Taylor, desposando-o e acompanhando-o na sua mansão rural, onde conhece o cunhado, Robert Mitchum, e começa a descobrir estranhas e perigosas coisas sobre o marido.

02/06/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral
Undercurrent
Estranha Revelação
de Vincente Minnelli
com Katharine Hepburn, Robert Taylor, Robert Mitchum, Edmund Gwenn, Marjorie Main
Estados Unidos, 1946 - 116 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Um soberbo melodrama “negro” assinado pelo mestre do cinema musical. Katharine Hepburn vive um romance de amor com Robert Taylor, desposando-o e acompanhando-o na sua mansão rural, onde conhece o cunhado, Robert Mitchum, e começa a descobrir estranhas e perigosas coisas sobre o marido.

02/06/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral
Madame Bovary
Madame Bovary
de Vincente Minnelli
com Jennifer Jones, Van Heflin, James Mason, Louis Jourdan
Estados Unidos, 1949 - 114 min
legendado em português | M/12

Flaubert por Minnelli, com Jennifer Jones no papel de uma das mais célebres personagens femininas da literatura. A adaptação de Minnelli, típica de Hollywood, foi controversa, levando um crítico francês a escrever: “Há duas espécies de pessoas: as que acham que Madame Bovary é um romance de Flaubert e as que acham que é um filme de Minnelli.” A sequência do baile é um dos mais celebrados momentos do cinema do realizador.

02/06/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral
The Clock
A Hora da Saudade
de Vincente Minnelli
com Judy Garland, Robert Walker, James Gleason, Keenan Wynn
Estados Unidos, 1945 - 90 min
legendado em português | M/12

“Boy meets girl, loses girl, finds girl”. A famosa expressão de todo o cinema romântico encontra em THE CLOCK (primeiro filme não musical de Minnelli) uma das mais perfeitas ilustrações. Robert Walker é um soldado de licença por dois dias durante a Segunda Guerra Mundial, que conhece a rapariga dos seus sonhos, a perde e a reencontra. Tudo acontece na Grand Central Station de Nova Iorque. O crítico Jean Domarchi comparou este filme a SUNRISE de Murnau.