CICLO
Moving Cinema


O projeto europeu Moving Cinema é dinamizado em Portugal por Os Filhos de Lumière Associação Cultural, procurando “desenvolver estratégias inovadoras para levar os jovens a descobrir e a conhecer o cinema nacional e europeu e a desenvolver uma capacidade de análise (entender o que é a matéria cinematográfica e perceber os seus sentidos de forma criativa) que os permita adquirir a capacidade de ver e de apreciar o cinema”. A parceria com a Cinemateca tem-se concretizado na organização de sessões públicas que, em anos anteriores, deram a ver UMA PEDRA NO BOLSO, de Joaquim Pinto, e O SANGUE, de Pedro Costa, em projeções acompanhadas pelos realizadores, ou mais recentemente, XAVIER, de Manuel Mozos. Este mês, é altura de Vítor Gonçalves apresentar a sua longa-metragem de estreia, UMA RAPARIGA NO VERÃO. No mesmo contexto do Moving Cinema, em colaboração com Os Filhos de Lumière mas também com o Cineclube das Gaivotas, realiza-se uma segunda sessão pública programada pelo Cineclube das Gaivotas, com CONTE D’ÉTÉ, de Eric Rohmer, que tem lugar a 7, às 18h30, na sala Luís de Pina (ver nota na página 15). O Cineclube foi formado em 2014, resultando de uma proposta de Os Filhos de Lumière, no âmbito do projeto europeu Moving Cinema, que também integra A Bao A Qu (Espanha), a Meno Avilys (Lituânia), a Cinémathèque Française e o Center of Moving Image (Escócia) com o apoio da Europa Criativa (subprograma Media), e em parceria, entre outros organismos, com a Cinemateca, BIP/ZIP, a Rua das Gaivotas 6 (Lisboa) e a Câmara Municipal de Lisboa.

 
07/05/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Moving Cinema

Conte d’Été
Conto de Verão
de Eric Rohmer
França, 1996 - 114 min
 
18/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Moving Cinema

Uma Rapariga no Verão
de Vitor Gonçalves
Portugal, 1986 - 82 min | M/12
07/05/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Moving Cinema

Em colaboração com Os Filhos de Lumière
Conte d’Été
Conto de Verão
de Eric Rohmer
com Melvil Poupaud, Amanda Langlet, Aurélia Nolin
França, 1996 - 114 min
legendado em português | M/12
sessão acompanhada pelo Cineclube das Gaivotas e seguida de debate

Nos dez anos que vão de O RAIO VERDE a CONTO DE VERÃO, Rohmer interessou-se por personagens cada vez mais jovens e, por conseguinte, indefinidas. O contexto narrativo de CONTE D’ÉTÉ, um dos “Contos das Quatro Estações”, é próximo do de PAULINE À LA PLAGE: as personagens não recapitulam o que se passou, como nos “Contos Morais”, nem têm teorias literárias sobre a vida, como nas “Comédias e Provérbios”. Não dominam os acontecimentos, deixam-se levar. Neste caso, trata-se de um rapaz em férias, em permanente hesitação entre três raparigas, com quem marca encontros simultâneos. Filme do calor e da juventude, CONTO DE VERÃO guarda a ligeireza da estação e o rasto da comédia burlesca.

18/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Moving Cinema

Em colaboração com Os Filhos de Lumière
Uma Rapariga no Verão
de Vitor Gonçalves
com Isabel Galhardo, Diogo Dória, José Manuel Mendes
Portugal, 1986 - 82 min | M/12
Moving Cinema

com a presença de Vítor Gonçalves, projeção seguida de debate

Primeira longa-metragem de Vítor Gonçalves, UMA RAPARIGA NO VERÃO foi uma das melhores surpresas do cinema português dos anos oitenta. Revelou Isabel Galhardo e é também o único filme da atriz. Um filme sobre a vida que passa, num dos mais perturbantes e sinceros retratos intimistas do cinema português, que quem viu não esquece. “UMA RAPARIGA NO VERÃO é um filme de cortes violentos e brandas repetições, ou brandas circularidades” (João Bénard da Costa).