CICLO
Cinemateca Júnior


CINEMATECA JÚNIOR | SALÃO FOZ
É Carnaval ninguém leva a mal. A lengalenga é antiga, mas também é verdadeira. Em fevereiro, nesta quadra em que o mundo está às avessas e que nos permite sermos tudo aquilo que quisermos – cowboys ou índios, brancas de neve ou feiticeiras, lobisomens ou gremlins –, a Júnior convida os seus espectadores a aparecerem no Salão Foz mascarados para assistirem às sessões das matinés de sábado.
Os filmes propostos são, como sempre, de géneros e de épocas diferentes. O mês começa e fecha com o mesmo protagonista, Peter Pan: a 6, no clássico de animação Disney, em que o conto de J. M. Barrie é adaptado de forma fiel, AS AVENTURAS DE PETER PAN, onde um rapazinho azougado, vestido de verde, vive com os Meninos Perdidos na Terra do Nunca e recusa-se a crescer; a 27, visto por Spielberg em HOOK, o filme de uma história contada ao contrário, na qual Peter Pan se tornou num adulto irascível e duro, enquanto o seu arqui-inimigo Capitão Gancho o obriga a redescobrir a sua verdadeira identidade. As restantes sessões públicas de fevereiro são organizadas em parceria com o Festival Play: no dia 13, vamos descobrir o realizador francês Albert Lamorisse, reconhecido internacionalmente pelo seu estilo poético e a forma como fantasia o mundo das crianças, com duas das suas premiadas curtas-metragens dos anos cinquenta – CRINA BRANCA e BALÃO VERMELHO. No dia 20, a sessão de cinema é inteiramente dedicada ao pioneiro do cinema, o fantasioso Georges Méliès. De manhã, às 11h, realiza-se o Atelier “Espreitar o Mundo dentro de uma Caixa – O Mundo Novo”, dirigido a crianças dos 5 aos 12 anos, e que requer marcação prévia até dia 16 de fevereiro para cinemateca.junior@cinemateca.pt, só se realizando com o mínimo de dez participantes.
O tradicional “Atelier Família” da Júnior tem lugar a 27 (11h), e tem por tema “A Mímica e o Cinema Mudo”. É dirigido a crianças dos 4 aos 7 anos, e requer marcação prévia até 23 de fevereiro para cinemateca.junior@cinemateca.pt.
De segunda a sexta-feira, a Cinemateca Júnior tem sessões de cinema, ateliers e visitas guiadas à exposição permanente de pré-cinema para escolas. Consulte o programa de atividades em www.cinemateca.pt. Não esqueça a nossa velha máxima: O Cinema voltou aos Restauradores. Venha ao cinema e aproveite, veja, toque e brinque com magníficas máquinas da nossa exposição permanente.
 

 
06/02/2016, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Peter Pan
As Aventuras de Peter Pan
de Clyde Geronimi, Wilfred Jackson
Estados Unidos, 1953 - 69 min
 
13/02/2016, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Crin-Blanc | Le Ballon Rouge
duração total da sessão: 72 minutos | M/6
20/02/2016, 11h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Espreitar o Mundo dentro de uma Caixa – O Mundo Novo
20/02/2016, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Filmes de Georges Méliès
60 minutos (duração total aproximada) | M/6
27/02/2016, 11h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

A Mímica e o Cinema Mudo
06/02/2016, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Peter Pan
As Aventuras de Peter Pan
de Clyde Geronimi, Wilfred Jackson
Estados Unidos, 1953 - 69 min
dobrado em português do Brasil | M/4

Um dos mais populares livros para crianças, escrito no começo do século XX por J.M. Barrie, inúmeras vezes adaptado ao teatro e ao cinema. Esta versão de Walt Disney em desenhos animados é provavelmente a mais famosa de todas elas, com os seus dese¬nhos do jovem herói e da fada Sininho. É a história de uma criança que se recusa a crescer e vive num mundo fantástico, a Terra do Nunca.

13/02/2016, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Crin-Blanc | Le Ballon Rouge
duração total da sessão: 72 minutos | M/6
Com o Festival Play

CRIN-BLANC
Crina Branca
de Albert Lamorisse
com Alain Emery, Pascal Lamorisse, Laurent Roche, Frank Silvera
França, 1953 – 38 min / legendado eletronicamente em português
LE BALLON ROUGE
O Balão Vermelho
de Albert Lamorisse
com Pascal Lamorisse, Georges Sellier, Vladimir Popov
França, 1956 – 34 min / legendado eletronicamente em português

As duas curtas-metragens de Albert Lamorisse dos anos cinquenta estão associadas à infância: CRIN-BLANC (Palma de Ouro de curta-metragem em Cannes 1953) foi filmado nas margens do rio Camargue como a fábula de um rapaz que doma um cavalo branco. LE BALLON ROUGE é uma história de bairro (o parisiense Ménilmontant) e segue a personagem de um miúdo pelas ruas de Paris, onde uma bola vermelha se torna motivo de ciúmes. Em 1960, Lamorisse filmou a continuação deste filme realizando LE VOYAGE EN BALLON, e foi também LE BALLON ROUGE a inspiração de Hou Hsiao-Hsien para o seu filme de 2008 LE VOYAGE DU BALLON ROUGE.
 

20/02/2016, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Espreitar o Mundo dentro de uma Caixa – O Mundo Novo
Com o Festival Play | Atelier

conceção e orientação: Equipa Cinemateca Júnior
 

dos 5 aos 12 anos | duração: 2 horas
 

Os antigos gostavam de espreitar por uma lente para uma caixa fechada, e ver lá dentro um “mundo novo”, onde o tempo passava rápido e ao dia se sucedia a noite, com as suas luzes coloridas. Com papéis de cores, lápis e canetas vamos dar vida a paisagens do passado, através de um truque ótico fascinante.
 

20/02/2016, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Filmes de Georges Méliès
60 minutos (duração total aproximada) | M/6
Com o Festival Play | Sessão especial Georges Méliès

acompanhamento ao piano por Filipe Raposo

CENDRILLON
França, 1898 – 6 min
SORCIER, LE PRINCE ET LE BON GENIE
França, 1900 – 2 min
EXCELSIOR !
Franca, 1901 – 3 min
DANSEUSE MICROSCOPIQUE
França, 1902 – 2 min
TAMBOURING FANTASTIQUE
França, 1908 – 6 min
VOYAGE DANS LA LUNE
França, 1902 – 13 min
LE VOYAGE DE GULLIVER A LILLIPUT ET CHEZ LES GEANTS
França, 1902 – 4 min
VOYAGE TRAVERS L’IMPOSSIBLE
França, 1902 – 20 min
A LA CONQUÊTE DU PÔLE
França, 1912 – 13 min
de Georges Méliès
França 1898-1912 / mudos – 60 minutos (duração total aproximada) | M/6
 

Este programa de uma hora através da obra literalmente maravilhosa de Georges Méliès poderia ser intitulado “Viagem Através do Impossível”, que é o título de um dos seus filmes mais belos. Se o cinema nasceu “realista” com os Lumière, conheceu de imediato um segundo caminho com Méliès, que foi o inventor do cinema de fantasia e dos efeitos especiais. Ilusionista e prestidigitador, Méliès trabalha com uma precisão extrema e realizou várias dezenas de filmes em que os objetos se animam, as pessoas aparecem e desaparecem, voam, vão à lua ou ao fundo do oceano. Com uma imaginação riquíssima e imenso humor, Méliès foi sem dúvida o primeiro artista da história do cinema.
 

27/02/2016, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
A Mímica e o Cinema Mudo
Atelier Família

Conceção e orientação: Rui Mourão
 

dos 4 aos 7 anos | duração: 2 horas
 

Neste atelier vamos visionar uma curta-metragem da época do mudo de um dos melhores cómicos do mundo, Charles Chaplin, “Charlot”. Vamos conhecer um pouco da história do cinema mudo, aprender a ler imagens e a expressar ações e emoções através da mímica, inventando e representando as nossas próprias histórias.