CICLO
Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho


Se o final da década de cinquenta foi o momento em que a “modernidade” mais perceptivelmente explodiu, na Europa com a “nouvelle vague”, nos EUA com a chegada de um cineasta como John Cassavetes, a que logo se seguiu, a partir do princípio dos anos sessenta, o efeito multiplicador criado pela profusão de “cinemas novos” um pouco por todo o mundo, a verdade é que essa terá sido uma das décadas em que, desde o princípio, o cinema mais se transformou. Com uma nova paisagem social e cultural saída da Segunda Guerra, afastada definitivamente aquela “inocência” que ainda duas décadas antes, era possível associar ao cinema (e sobretudo ao cinema de grande espetáculo, como o de Hollywood, “fábrica de sonhos”), o cinema clássico, embora ainda pujante, começa a viver em tensão, uma tensão “interna” mas também “externa” à medida que outras formas de fazer filmes (no que toca ao modo de produção como no que toca à própria natureza fílmica) se vão impondo. O resultado foi uma década onde se sucederam os filmes estranhos e inclassificáveis, muitas vezes realizados ainda dentro do sistema clássico de produção mas frequentemente apontando, já, para outro tipo de linguagem, de referências ou de universos.
Neste Ciclo navegaremos por esse oceano dos anos cinquenta, ou por uma parte dele. O foco estará, essencialmente, no cinema americano, no diálogo progressivamente mais complexo entre as produções dos grandes estúdios e as produções independentes, com alguns desvios por pontos cruciais das cinematografias europeia e asiática, também elas a passarem por uma fase de profundas mutações
 

 
01/02/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho

Lola Montes
Lola Montes
de Max Ophüls
França, Alemanha, 1955 - 115 min
 
01/02/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho

The Night of the Hunter
A Sombra do Caçador
de Charles Laughton
Estados Unidos, 1955 - 93 min
02/02/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho

The River
O Rio Sagrado
de Jean Renoir
França, Índia, Estados Unidos, 1951 - 99 min
02/02/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho

The Night of the Hunter
A Sombra do Caçador
de Charles Laughton
Estados Unidos, 1955 - 93 min
02/02/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho

Goodbye My Lady
de William Wellman
Estados Unidos, 1956 - 94 min
01/02/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho
Lola Montes
Lola Montes
de Max Ophüls
com Martine Carol, Peter Ustinov, Anton Walbrook, Oskar Werner
França, Alemanha, 1955 - 115 min
versão alemã, legendada em português | M/12

O último filme de Ophüls foi massacrado à época pela distribuição, que alterou a sua estrutura em “flashbacks”, e só foi visto na montagem original muito mais tarde. A história é a de uma cantora e cortesã, que termina a sua vida transformada em objeto, apresentando-se num circo, onde a sua própria vida é contada e encenada. Uma obra-prima.

01/02/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho
The Night of the Hunter
A Sombra do Caçador
de Charles Laughton
com Robert Mitchum, Lillian Gish, Billy Chapin, Shelley Winters
Estados Unidos, 1955 - 93 min
legendado em português | M/12

Esta única incursão de Charles Laughton na realização (que foi um completo fracasso comercial à época) resulta numa obra-prima incomparável, ponte de passagem obrigatória do cinema clássico ao moderno, com uma nova exploração da iluminação expressionista. Nesta onírica história infantil, o ogre é um assassino em série (a mais mítica criação de Mitchum), perseguindo duas crianças filhas de uma das suas vítimas, até se deparar com uma adversária à sua altura, a personagem de Lillian Gish. Um dos filmes mais singulares de sempre. O filme tem segunda passagem na sala Luís de Pina a 2, às 18h30.

02/02/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho
The River
O Rio Sagrado
de Jean Renoir
com Adrienne Corri, Patricia Walter, Nora Swinburne, Radha Shri Ran, Esmond Knight, Thomas E. Breen
França, Índia, Estados Unidos, 1951 - 99 min
legendado eletronicamente em português | M/12

THE RIVER marca o início da fase final da carreira de Renoir. Filmado na Índia, a cores, o filme conta a história de uma família inglesa e a “ação” resume-se ao facto de nascer, morrer e amar pela primeira vez. O rio do título é ao mesmo tempo físico (o Ganges) e metafísico (a vida, o tempo). Um dos filmes mais celebrados de Renoir, imbuído de uma espiritualidade assombrosamente serena.

02/02/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho
The Night of the Hunter
A Sombra do Caçador
de Charles Laughton
com Robert Mitchum, Lillian Gish, Billy Chapin, Shelley Winters
Estados Unidos, 1955 - 93 min
legendado em português | M/12

Esta única incursão de Charles Laughton na realização (que foi um completo fracasso comercial à época) resulta numa obra-prima incomparável, ponte de passagem obrigatória do cinema clássico ao moderno, com uma nova exploração da iluminação expressionista. Nesta onírica história infantil, o ogre é um assassino em série (a mais mítica criação de Mitchum), perseguindo duas crianças filhas de uma das suas vítimas, até se deparar com uma adversária à sua altura, a personagem de Lillian Gish. Um dos filmes mais singulares de sempre. O filme tem segunda passagem na sala Luís de Pina a 2, às 18h30.

02/02/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Anos 50 – O Cinema a Meio do Caminho
Goodbye My Lady
de William Wellman
com Walter Brennan, Brandon deWilde, Phil Harris
Estados Unidos, 1956 - 94 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Um dos filmes finais de William Wellman (que só rodaria mais dois), e um dos momentos mais singulares de toda a sua obra, tão marcada pela ação e pela dureza. É a história simples, mas emocionalmente tão rica, de um miúdo órfão que tem de devolver aos legítimos donos o cão que encontrara perdido e adotara. Wellman filma isto com uma doçura extraordinária, fazendo da história uma fábula sobre a aceitação da perda como elemento fundamental na aquisição da maturidade. Brandon deWilde (o miúdo) e Walter Brennan estão em estado de graça. O cão – que na realidade se chamava mesmo My Lady – também. O filme tem segunda passagem na sala Luís de Pina a 4, às 18h30.