01/10/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Outubro
DA NAO TIANGONG
“O Rei dos Macacos e o Palácio Celeste”
de Wan Laiming
China, 1961-84 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Um clássico do cinema de animação, que foi proibido durante a Revolução Cultural, antes de voltar a ser comercializado na Europa nos anos oitenta. Trata-se da história de um rei anarquista, que ensina aos seus jovens súbditos a dançar e a praticar artes marciais, num total desrespeito pelo Imperador de Jade e pelos membros da sua corte. Wan Laiming e os seus três irmãos contam-se entre os nomes mais ilustres do cinema de animação na China. Realizaram o primeiro filme de animação do país em 1926, assim como a primeira longa de animação, em 1941.

05/10/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Outubro
HUANG TUDI
Terra Amarela
de Chen Kaige
com Xuei Wang, Bai Xue, Quiang Liu
China, 1984 - 91 min
legendado eletronicamente em português| M/12

Filme de estreia de Chen Kaige (ADEUS, MINHA CONCUBINA; A PROMESSA), realizado quando tinha 32 anos, TERRA AMARELA é um dos mais célebres filmes da chamada Quinta Geração de cineastas chineses, que surge no início dos anos oitenta, quando a China começa a abrir-se ao mundo (o filme foi exportado para vários países). Um jovem soldado comunista é enviado a uma região remota para recolher cantos revolucionários camponeses e descobre que os verdadeiros cantos camponeses falam de uma realidade muito dura. Um clássico do moderno cinema chinês.

05/10/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Outubro
LIANG SHANBO YU ZHU YINGTAI
“Liang Shanbo e Zhu Yingtai”
de Sang Hu, Huang Sha
com Yuan Xuefu, Fan Ruijuan
China, 1954 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Filme musical, no estilo da tradicional “ópera chinesa”, LIANG SHANBO YU ZHU YINGTAI transpõe uma história muito célebre na China, sobre uma rapariga cujos pais aceitam que ela vá estudar, mas com a condição de se fazer passar por um rapaz. Ela apaixona-se por um colega, que só descobre a verdade vários anos depois, quando a rapariga é obrigada a casar-se com outro. Os dois preferem a morte a viverem separados. Este foi o primeiro filme musical filmado a cores na China e a mesma história conheceu pelo menos duas outras versões cinematográficas, uma em Taiwan e a outra em Hong-Kong.

06/10/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Outubro
YAPIAN ZHANZHENG
A Guerra do Ópio
de Xie Jin
com Guoan Bao, Debra Beaumont, Oliver Cotton
China, 1997 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A exibição de YAPIAN ZHANZHENG (A Guerra do Ópio), de Xie Jin, substitui a do inicialmente programado THE TENDER TRAP, de Charles Walters, cuja cópia não nos é possível exibir na data anunciada.

Realizado por ocasião da devolução de Hong-Kong à República Popular da China, este filme aborda um dos mais célebres episódios das relações entre a Grã-Bretanha e a China: a “guerra do ópio”, em 1839-40. Depois da destruição por parte das autoridades chinesas de várias toneladas de ópio que pertenciam a comerciantes ingleses, a Grã-Bretanha bombardeou Cantão, para obrigar os chineses a permitirem o comércio. Foi o penúltimo filme de Xie Jin.

07/10/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Outras Sessões de Outubro
XIAOCHENG ZHI CHUN
“Primavera numa Pequena Cidade”
de Fei Mu
com Wei Wei, Shi Yu, Li Wei, Zhang Higmei
China, 1948 - 98 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Realizado um ano antes da vitória das forças comunistas, “PRIMAVERA NUMA PEQUENA CIDADE” é considerado a obra-prima de Fei Mu (1906-51). Situado numa cidade do sul da China, o filme conta-nos a história da jovem Yuwen, que é casada com um homem depressivo. Um dia, um jovem médico, que no passado tivera uma grande paixão por Yuwen, chega à cidade. O filme é admirado pelo brilhante desempenho no papel principal de Wei Wei, que vinha do teatro, assim como pela originalidade da sua linguagem.