CICLO
Centenário de Orson Welles


Orson Welles nasceu em maio de 1915, e é a data centenária que este breve Ciclo evoca voltando a trazer à Cinemateca oito dos filmes da notável obra feita de fortuna e muitos revezes, seminal mas também marcada pela impossibilidade ou o inacabado, cujo conjunto aqui foi mostrado o mais exaustivamente possível na retrospetiva de 2003 “Orson Welles no Século XXI: O Labirinto sem Centro”. No cinema e fora dele, no teatro e na rádio, Welles fez da vitalidade o seu conturbado e muito singular caminho. Foi antes de CITIZEN KANE, numa emissão radiofónica de 1938, que a leitura dramatizada de A Guerra dos Mundos tomada por relato verídico por um sem número de ouvintes se tornou o primeiro dos casos lendários de Welles. Foi ainda nos anos trinta que realizou THE HEARTS OF AGE e TOO MUCH JOHNSON, este último a partir de uma peça teatral do Mercury Theatre, primeiro dos seus filmes inacabados recentemente resgatado à invisiblidade. Fulgurante, a arrancada em Hollywood no início da década de quarenta foi tudo menos tranquila, com CITIZEN KANE a pôr-lhe aparentemente o mundo aos pés e THE MAGNIFICENT AMBERSONS a saldar-se logo a seguir na primeira experiência de confronto perdedor com o studio system. A errância de Welles levou-o ao Brasil, ao México ou a Espanha, de volta a Hollywood, nunca pacificamente, mas na maior parte dos casos atrás de projetos – concretizados ou não, não completamente ou não de todo – que quis irredutivelmente seus. “The director is the man who presides over accidents”, disse ele. Lendário Welles e lendários os seus filmes. Para além das duas primeiras longas-metragens, é ocasião para voltar às geniais adaptações que fez e interpretou de Shakespeare em MACBETH e OTHELLO (filme em que se reconhecia inteiramente como antes dele CITIZEN KANE), CONFIDENTIAL REPORT- MR. ARKADIN, F FOR FAKE, THE IMMORTAL STORY e IT'S ALL TRUE: BASED ON AN UNFINISHED FILM BY ORSON WELLES, assinado em 1993 por Richard Wilso, Myron Meisel e Bill Krohn a partir do mítico material filmado por Welles no Brasil em 1942 logo a seguir a CITIZEN KANE.

 
04/05/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Centenário de Orson Welles

CITIZEN KANE
O Mundo a Seus Pés
de Orson Welles
Estados Unidos, 1941 - 119 min
 
05/05/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Centenário de Orson Welles

CITIZEN KANE
O Mundo a Seus Pés
de Orson Welles
Estados Unidos, 1941 - 119 min
11/05/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Centenário de Orson Welles

THE MAGNIFICENT AMBERSONS
O Quarto Mandamento
de Orson Welles
Estados Unidos, 1942 - 88 min
13/05/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Centenário de Orson Welles

MACBETH
Macbeth
de Orson Welles
Estados Unidos, 1948 - 110 min
14/05/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Centenário de Orson Welles

MACBETH
Macbeth
de Orson Welles
Estados Unidos, 1948 - 110 min
04/05/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Centenário de Orson Welles
CITIZEN KANE
O Mundo a Seus Pés
de Orson Welles
com Orson Welles, Joseph Cotten, Everett Sloane, Agnes Moorehead, Dorothy Comingore, Ray Collins, Paul Stewart
Estados Unidos, 1941 - 119 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Com BIRTH OF A NATION de Griffith (1915) e À BOUT DE SOUFFLE de Godard (1960), este primeiro filme de Orson Welles, realizado quando o cineasta tinha 26 anos, é reconhecido como um grande salto qualitativo na história da evolução da linguagem cinematográfica. A profundidade de campo, os enquadramentos em ligeiro contrapicado ao nível do chão, o plano sequência natural ou artificial (recorrendo a efeitos especiais), vieram abrir novos caminhos para a realização. Tudo isto ao serviço de um argumento que é também um dos mais bem escritos de sempre, sobre a vida de um potentado da imprensa, Charles Foster Kane, inspirado em William Randolph Hearst, em que a vida da personagem, já morta, é narrada por aqueles que o conheceram.

05/05/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Centenário de Orson Welles
CITIZEN KANE
O Mundo a Seus Pés
de Orson Welles
com Orson Welles, Joseph Cotten, Everett Sloane, Agnes Moorehead, Dorothy Comingore, Ray Collins, Paul Stewart
Estados Unidos, 1941 - 119 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Com BIRTH OF A NATION de Griffith (1915) e À BOUT DE SOUFFLE de Godard (1960), este primeiro filme de Orson Welles, realizado quando o cineasta tinha 26 anos, é reconhecido como um grande salto qualitativo na história da evolução da linguagem cinematográfica. A profundidade de campo, os enquadramentos em ligeiro contrapicado ao nível do chão, o plano sequência natural ou artificial (recorrendo a efeitos especiais), vieram abrir novos caminhos para a realização. Tudo isto ao serviço de um argumento que é também um dos mais bem escritos de sempre, sobre a vida de um potentado da imprensa, Charles Foster Kane, inspirado em William Randolph Hearst, em que a vida da personagem, já morta, é narrada por aqueles que o conheceram.

11/05/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Centenário de Orson Welles
THE MAGNIFICENT AMBERSONS
O Quarto Mandamento
de Orson Welles
com Joseph Cotten, Dolores Costello, Anne Baxter, Tim Holt, Agnes Moorehead, Orson Welles
Estados Unidos, 1942 - 88 min
legendado em português | M/12

O segundo filme de Welles foi mutilado pelo estúdio, que contratou um outro realizador para acrescentar um happy end. História de uma poderosa família e da sua decadência, em que a casa (com o seu pórtico, as suas escadas, a cozinha, os salões) é um elemento central. Para muitos, apesar da “ausência do last cut” como da última palavra de Welles na montagem, THE MAGNIFICENT AMBERSONS é uma obra de um poder tão ímpar como CITIZEN KANE. É o filme do famoso pós genérico em que o cineasta e narrador, a voz do filme, apresenta em off os atores concluindo com “And my name is Orson Welles”.

13/05/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Centenário de Orson Welles
MACBETH
Macbeth
de Orson Welles
com Orson Welles, Jeanette Nolan, Dan O'Herlihy, Roddy McDowall, Robert Coote
Estados Unidos, 1948 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Macbeth por Welles e com Welles no papel de Macbeth. Uma adaptação bizarra mas genial da tragédia homónima de Shakespeare, ambientada num passado remoto “na antiga Escócia, ainda selvagem, e meio perdida na bruma que envolve História e lenda” (segundo Welles no prólogo em off da versão da distribuição europeia de época, a mais curta das três que se conhecem). Bizarra devido à forma como Welles torneou as limitações financeiras com fumos e iluminação difusa, montagem rápida que esconde a indigência dos cenários. Genial porque estas limitações dão ao cineasta a possibilidade de empolar a perspetiva alucinatória da tragédia. A apresentar na versão de 110 minutos, em cópia digital.

14/05/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Centenário de Orson Welles
MACBETH
Macbeth
de Orson Welles
com Orson Welles, Jeanette Nolan, Dan O'Herlihy, Roddy McDowall, Robert Coote
Estados Unidos, 1948 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Macbeth por Welles e com Welles no papel de Macbeth. Uma adaptação bizarra mas genial da tragédia homónima de Shakespeare, ambientada num passado remoto “na antiga Escócia, ainda selvagem, e meio perdida na bruma que envolve História e lenda” (segundo Welles no prólogo em off da versão da distribuição europeia de época, a mais curta das três que se conhecem). Bizarra devido à forma como Welles torneou as limitações financeiras com fumos e iluminação difusa, montagem rápida que esconde a indigência dos cenários. Genial porque estas limitações dão ao cineasta a possibilidade de empolar a perspetiva alucinatória da tragédia. A apresentar na versão de 110 minutos, em cópia digital.