CICLO
Censura: Os Cortes e os Filmes


Em abril, apresentamos um Ciclo sobre a censura, regressando à coleção da Cinemateca de cortes realizados durante o Estado Novo. Desta vez pretendemos dar a ver e colocar em diálogo cortes feitos pela Comissão de Censura (desde 1945, data da sua integração no SNI, até 1974) e os respetivos filmes. Estes cortes, agora exibidos individualmente em complemento a cada um dos filmes, refletem alguns dos temas objeto de proibição e/ou alguns dos condicionalismos e particularidades do processo de censura ao cinema que determinaram a aprovação de filmes com cortes: a posição face ao nazismo alemão (THIS LAND IS MINE, 1943, só estreado em 1954), ao fascismo italiano (CENTO ANNI D’AMORE, 1954) e ao comunismo (A KING IN NEW YORK, 1957); a classificação etária (SIAMO DONNE, 1953 e PINOCCHIO, 1940); questões morais (THE STRANGE WOMAN, 1946; ROCCO E I SUOI FRATELLI, 1960; THE HUSTLER, 1961; CLÉO DE 5 À 7, 1962); e as difíceis relações entre censores e distribuidores (LE REPOS DU GUERRIER, 1962). Não apresentaremos os muitos títulos cuja exibição foi proibida até à Revolução, concentramo-nos antes num conjunto de filmes estrangeiros que, tendo estreado antes de abril de 1974, foram sujeitos a prévias amputações, contextualizando os respetivos processos de censura mediante notas acrescentadas às “folhas” que acompanham habitualmente as sessões. Regressamos também aos filmes de montagem de cortes existentes na coleção da Cinemateca realizados por Manuel Mozos, CINEMA – ALGUNS CORTES: CENSURA (o I de 1999, o II e III de 2014), que, pelo modo como articulam esses mesmos elementos, convidam a um outro olhar sobre o que a censura não deixou ver.

 

As sessões incluem as projecções dos filmes e a apresentação dos respetivos cortes de censura.

 
01/04/2015, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Censura: Os Cortes e os Filmes

PINOCCHIO
Pinóquio
de Ben Sharpsteen, Hamilton Luske
Estados Unidos, 1940 - 88 min
 
02/04/2015, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Censura: Os Cortes e os Filmes

CENTO ANNI D'AMORE
Cem Anos de Amor
de Lionello De Felice
Itália, 1954 - 120 min
08/04/2015, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Censura: Os Cortes e os Filmes

LE REPOS DU GUERRIER
O Repouso do Guerreiro
de Roger Vadim
França, Itália, 1962 - 88 min
10/04/2015, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Censura: Os Cortes e os Filmes

THE HUSTLER
A Vida É um Jogo
de Robert Rossen
Estados Unidos, 1961 - 134 min
15/04/2015, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Censura: Os Cortes e os Filmes

CINEMA – ALGUNS CORTES: CENSURA
de Manuel Mozos
Portugal, 1999 - 75 min | M/12
01/04/2015, 19h30 | Sala Luís de Pina
Censura: Os Cortes e os Filmes
PINOCCHIO
Pinóquio
de Ben Sharpsteen, Hamilton Luske
Estados Unidos, 1940 - 88 min
legendado em português | M/6
A sessão inclui a projeção do filme e a apresentação dos respetivos cortes de censura

Uma das obras-primas dos estúdios de Walt Disney adaptada da famosa história de Collodi sobre a marioneta que recebe o dom da vida. Um prodígio de técnica e uma série de personagens inesquecíveis. Por detrás da fantasia, espreita também o terror na sinistra ilha do prazer onde os adolescentes se podem tornar “monstros”. A canção When You Wish Upon a Star conquistou um Óscar.

02/04/2015, 19h30 | Sala Luís de Pina
Censura: Os Cortes e os Filmes
CENTO ANNI D'AMORE
Cem Anos de Amor
de Lionello De Felice
com Aldo Fabrizi, Vittorio De Sica, Eduardo De Filippo, Giulietta Masina
Itália, 1954 - 120 min
legendado em português | M/12
A sessão inclui a projeção do filme e a apresentação dos respetivos cortes de censura

Longa-metragem composta por seis segmentos que adaptam novelas de diferentes autores italianos entre os quais Grabriele D’Annunzio e Mario Moretti. Ao contrário de muitos filmes de sketches deste período, assina-os um único realizador, Lionello De Felice. “Garibaldina”, “Pendolin”, “Purificazione”, “Nozze d’Oro”, “Gli ultimi dieci minuti” e "Amore '54" são os títulos dos vários episódios que juntam toda uma panóplia de excelentes atores. Uma primeira exibição na Cinemateca de um filme que estreou em Portugal em 1955 sem o quarto desses episódios (“Nozze d’Oro”), mas que agora poderemos mostrar.

08/04/2015, 19h30 | Sala Luís de Pina
Censura: Os Cortes e os Filmes
LE REPOS DU GUERRIER
O Repouso do Guerreiro
de Roger Vadim
com Brigitte Bardot, Robert Hossein, Jean-Marc Bory, Michel Serrault
França, Itália, 1962 - 88 min
legendado em português | M/12
A sessão inclui a projeção do filme e a apresentação dos respetivos cortes de censura

Brigitte Bardot no papel de uma jovem herdeira de passagem por uma terra de província, que salva um desconhecido quando este se procurava suicidar. Realizado por Vadim no apogeu da carreira da atriz, O REPOUSO DO GUERREIRO aborda desassombradamente o drama de uma relação amorosa em que uma rapariga pertencente à rica burguesia parisiense se apaixona por um homem que despreza o seu mundo. Bardot em todo o seu esplendor.

10/04/2015, 19h30 | Sala Luís de Pina
Censura: Os Cortes e os Filmes
THE HUSTLER
A Vida É um Jogo
de Robert Rossen
com Paul Newman, Piper Laurie, George C. Scott, Jackie Gleason
Estados Unidos, 1961 - 134 min
legendado em português | M/12
A sessão inclui a projeção do filme e a apresentação dos respetivos cortes de censura

Um dos mais celebrados papéis de Paul Newman, num filme que é também um modelo de uso do Cinemascope com a fabulosa fotografia de Eugen Schuftan. Newman é um talentoso jogador de snooker (Eddie Felson) enredado nos esquemas de um grupo de gangsters e num processo de destruição cuja vítima será a mulher que ama. Paul Newman repetiu personagem e papel vinte e cinco anos depois em THE COLOR OF MONEY, de Scorsese, alcançando então o Óscar, que em 1961 perdeu para Maximilian Schell.

15/04/2015, 19h30 | Sala Luís de Pina
Censura: Os Cortes e os Filmes
CINEMA – ALGUNS CORTES: CENSURA
de Manuel Mozos
Portugal, 1999 - 75 min | M/12
A sessão inclui a projeção do filme e a apresentação dos respetivos cortes de censura

sessão apresentada por Manuel Mozos e Margarida Sousa

A partir de várias horas de cortes realizados pela Comissão de Censura entre as décadas de quarenta e setenta conservados pela Cinemateca, Manuel Mozos assina um filme de montagem através do qual se dá a ver a violência da censura enquanto negação da possibilidade de olhar estas imagens. Vulgarmente referido como "Censura: Alguns Cortes", o filme intitula-se CINEMA – ALGUNS CORTES: CENSURA e foi realizado em 1999 por ocasião do 25º aniversário do 25 de abril de 1974.