CICLO
Dias da Música


Associando-se ao programa do Centro Cultural de Belém “Dias da Música”, na edição de 2015 dedicado à ligação entre a música e o cinema, sob o mote “Luzes, Câmara, Música!”, a Cinemateca propõe três projeções de filmes mudos dos anos vinte acompanhados ao piano. Apresentam-se duas obras maiores de dois grandes realizadores suecos – GÖSTA BERLING SAGA e HE WHO GETS SLAPPED, de Mauritz Stiller e Victor Sjöström – e uma importante referência da cinematografia muda portuguesa – OS FAROLEIROS, realizado em 1922 pelo francês Maurice Mariaud.

 
22/04/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Dias da Música

GÖSTA BERLING SAGA
A Lenda de Gösta Berling
de Mauritz Stiller
Suécia, 1924 - 61 min
 
22/04/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Dias da Música

OS CANIBAIS
de Manoel de Oliveira
Portugal, França, 1988 - 99 min | M/12
22/04/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Dias da Música

HE WHO GETS SLAPPED
O Palhaço
de Victor Sjöström
Estados Unidos, 1924 - 86 min
22/04/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Dias da Música

Em colaboração com o Centro Cultural de Belém
GÖSTA BERLING SAGA
A Lenda de Gösta Berling
de Mauritz Stiller
com Greta Garbo, Lars Hanson, Mona Mertenson, Janny Hasselquist
Suécia, 1924 - 61 min
mudo, intertítulos em português | M/12
acompanhado ao piano por Daniel Schvetz

O mais famoso filme de Stiller, que revelou Greta Garbo, valendo a Stiller um contrato para Hollywood, que exigia que levasse Garbo consigo. Adaptado de um romance de Selma Lagerlöff, o filme de Stiller, muito mutilado no seu tempo, contem momentos de antologia como o da perseguição dos lobos ao trenó ou o incêndio da mansão Ekebu. A exibir na versão “curta”, a que foi distribuída à época em Portugal, e que a Cinemateca restaurou, recuperando as viragens e tintagens originais.

22/04/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Dias da Música

Em colaboração com o Centro Cultural de Belém
OS CANIBAIS
de Manoel de Oliveira
com Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra, Diogo Dória
Portugal, França, 1988 - 99 min | M/12
A exibição de OS CANIBAIS substitui a inicialmente prevista projeção de OS FAROLEIROS.

A projeção do filme é seguida de uma conversa com João Paes sobre a composição da música de OS CANIBAIS e o trabalho de autoria de música em filmes de Manoel de Oliveira.

Baseado na novela de Álvaro Carvalhal, OS CANIBAIS é um filme-ópera, inteiramente cantado, com música de João Paes. É dos filmes mais livres da obra de Oliveira e o primeiro de Leonor Silveira, a partir de então atriz indissociável do seu cinema. Versão irónica do tema dos “amores frustrados” que tanto ocupou o cineasta nos anos setenta, em que a perversão das relações amorosas e o sacrifício carnal são literalmente levados às últimas consequências. Também é um filme atravessado de uma ponta à outra por um dos temas obsessivos de Oliveira: a re¬presentação. Representação que passa de um tom macabro ao de um Carnaval.

22/04/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Dias da Música

Em colaboração com o Centro Cultural de Belém
HE WHO GETS SLAPPED
O Palhaço
de Victor Sjöström
com Lon Chaney, Norma Shearer, John Gilbert
Estados Unidos, 1924 - 86 min
mudo, intertítulos inglês legendados em português | M/12
acompanhado ao piano por Nicholas McNair

O segundo filme americano de Victor Sjöström é a primeira grande produção da MGM, adaptando uma peça russa situada no meio do circo, que fora um grande sucesso na Broadway. A história tem algumas semelhanças com a de DER BLAUE ENGEL, com o tema da queda amargurada e perda de identidade de um professor que se transforma num palhaço sem nome cujo “número” é o de submeter-se repetidamente à humilhação. A fabulosa interpretação de Lon Chaney ficou nos anais da história do cinema, mas HE WHO GETS SLAPPED foi também muito importante nos percursos de Norma Shearer e John Gilbert. Uma absoluta obra-prima.