CICLO
Foco no Arquivo


Na rubrica regular de programação “Foco no Arquivo”, fevereiro propõe a segunda sessão “O Trabalho no Ecrã”, organizada em colaboração com a equipa de investigação do projeto WORKS, que está a ser desenvolvido pelo desenvolvido no CIES-IUL, em parceria com o CRIA e o CECL-UNL e o financiamento da FCT. O projeto é conduzido pelos investigadores Luísa Veloso (coordenadora), Frédéric Vidal, Emília Margarida Marques, Jacques Lemière, João Sousa Cardoso e João Rosas. Como se detalhou no “jornal” de janeiro, ao longo de 2015, a Cinemateca apresentará mensalmente uma sessão dedicada à investigação que, no âmbito deste projeto, com incidência sobre a imagem do trabalho no cinema. “WORKS – O trabalho no ecrã: um estudo de memórias e identidades sociais através do cinema” é um projeto em curso, que inclui já o estudo de cerca de 400 filmes do acervo da Cinemateca com o objetivo de analisar as representações do trabalho no cinema português e, de modo mais alargado, as relações entre o cinema e as identidades e memórias do trabalho ao longo do século XX. A sessão de fevereiro é comentada por Dulce Freire, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

 
25/02/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Foco no Arquivo

O PÃO | O TRIGO DA NOSSA TERRA | UM CASO DE AGRICULTURA DE GRUPO
duração total da projeção: 72 min | M/12
 
25/02/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
O PÃO | O TRIGO DA NOSSA TERRA | UM CASO DE AGRICULTURA DE GRUPO
duração total da projeção: 72 min | M/12
O trabalho no ecrã

sessão comentada por Dulce Freire e acompanhada pela equipa de investigação responsável pelo projeto WORKS

O PÃO
de Manoel de Oliveira
Portugal, 1964 – 24 min
O TRIGO DA NOSSA TERRA
de Augusto Fraga, Carlos Marques
Portugal, 1954 – 32 min
UM CASO DE AGRICULTURA DE GRUPO
de Manuel Costa e Silva
Portugal, 1970 – 16 min

Esta segunda “sessão WORKS” é dedicada a filmes sobre a transformação do trabalho agrícola em Portugal, e conta, para além dos títulos acima referidos com a apresentação da sessão contará ainda com excertos de UMA FÁBRICA DE TRIGO (Artur Costa de Macedo, 1931). Encomenda da Federação Nacional dos Industriais de Moagem, Oliveira realiza O PÃO quase em simultâneo com O ACTO DA PRIMAVERA e A CAÇA. “Evocando a estrutura circular ‘griffthiana’. Oliveira começa e acaba na relação dos camponeses com a terra (na instituição do casamento e na relação sexualidade/produção) para fazer um desvio estruturante que se prende sempre com uma lógica de necessidade” (José Manuel Costa). O PÃO foi originalmente filmado em 1959 e remontado pelo realizador em 1964, a versão que vamos exibir. Produção Ricardo Malheiro, O TRIGO DA NOSSA TERRA anuncia no genérico: “o trigo da nossa é a fronteira que melhor nos defende” e é dedicado “a todos” os que conceberam e participaram na “Campanha do Trigo”. Realizado em 1970 por Manuel Costa e Silva, UM CASO DE AGRICULTURA DE GRUPO (uma produção IMAVE/Instituto de Meios Audio-Visuais de Educação) é filmado em Fajozes, Vila do Conde, seguindo um grupo de quatro agricultores que tentam unir esforços na constituição de uma sociedade em prol da comunidade. O TRIGO DA NOSSA TERRA e UM CASO DE AGRICULTURA DE GRUPO são primeiras exibições na Cinemateca.