CICLO
D.W. Griffith – No Centenário de The Birth of a Nation


No ano do centenário de THE BIRTH OF A NATION, até março, as quintas-feiras à noite são “de Griffith”. Em fevereiro, duas delas, para voltar a duas obras-primas dos anos vinte: WAY DOWN EAST e ORPHANS OF THE STORM, dois filmes com Lillian Gish, em ORPHANS OF THE STORM coprotagonista com a sua irmã Dorothy. Como as já apresentadas em janeiro, são obras fundamentais da história do cinema, títulos maiores da arte de Griffith, que, como se lê no catálogo D.W. Griffith publicado pela Cinemateca em 2004, “como nenhum outro realizador teve a oportunidade e o mérito de, ao mesmo tempo, construir uma obra pessoal e estabelecer o fundamento de uma arte, ou de um modelo (dominante) dessa arte”. “The task I’m trying to achieve above all is to make you see”, dizia Griffith. Mas é da importância do vento a bater nas árvores que sempre nos lembramos quando lembramos Griffith, “the beauty of moving wind in the trees”.

 
05/02/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo D.W. Griffith – No Centenário de The Birth of a Nation

WAY DOWN EAST
As Duas Tormentas
de D.W. Griffith
Estados Unidos, 1920 - 148 min
 
26/02/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo D.W. Griffith – No Centenário de The Birth of a Nation

ORPHANS OF THE STORM
As Duas Orfãs
de David Wark Griffith
Estados Unidos, 1921 - 160 min
05/02/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
D.W. Griffith – No Centenário de The Birth of a Nation
WAY DOWN EAST
As Duas Tormentas
de D.W. Griffith
com Lillian Gish, Richard Barthelmess, Mrs. David Landau, Lowell Sherman, Burr McIntosh, Kate Bruce
Estados Unidos, 1920 - 148 min
mudo, intertítulos em inglês legendados eletronicamente em português | M/6
acompanhado ao piano por João Paulo Silva

Uma das grandes obras-primas de Griffith e do cinema mudo, realizada no apogeu da arte do realizador, filmada em cenários naturais, longe de Hollywood. Um argumento extremamente vitoriano (uma mãe solteira, um rapaz que se apaixona por ela) resultou num filme poderoso, que justifica o comentário de Léon Moussinac, nos anos vinte: “Com Griffith, o ‘fait-divers’ eleva-se à altura da tragédia”. As sequências finais da tempestade de neve e da salvação de Lillian Gish são inesquecíveis e influenciariam Pudovkin na sua obra-prima, A MÃE, realizada em 1926. São cenas de antologia da história do cinema.

26/02/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
D.W. Griffith – No Centenário de The Birth of a Nation
ORPHANS OF THE STORM
As Duas Orfãs
de David Wark Griffith
com Lillian Gish, Dorothy Gish, Joseph Schildkraut, Frank Losee, Morgan Wallace
Estados Unidos, 1921 - 160 min
mudo, intertítulos em inglês legendados eletronicamente em português | M/12
acompanhado ao piano por Filipe Raposo

Ambiciosa produção histórica com a Revolução Francesa em pano de fundo, e as irmãs Gish como protagonistas da história individual e intimista que com aquela se cruza. O Palácio Real, Notre Dame, Versalhes e a Bastilha são recriados nos estúdios de D.W. Griffith em Mamaroneck. Um filme singular em que se encontram todos os temas de Griffith e o ritmo que foi só dele. Foi o último Griffith das irmãs Gish. O terceiro Griffith realizado para a United Artists (com WAY DOWN EAST e o “perdido” DREAM STREET). “Poucos filmes de Griffith são tão ‘delirantes’ como este ORPHANS OF THE STORM […], poucos filmes de Griffith serão mais demonstrativos dos postulados e dos axiomas da sua estética e da sua ética” (João Bénard da Costa).