CICLO
Cinefiesta


Prosseguindo uma colaboração iniciada em 2011 com a Mostra Espanha, a Cinemateca associa-se à CineFiesta – Mostra de Cinema Espanhol 2014, levada a cabo pelo Ministério da Cultura espanhol em colaboração com a Embaixada de Espanha em Lisboa. Três são as sessões na Cinemateca, para a apresentação de um importante e muito raro título documental de Jorge Semprún (LES DEUX MÉMOIRS); o muito famoso CHIMES AT MIDNIGHT de Orson Welles, numa cópia 35mm resultante de um trabalho de restauro feito no laboratório da Cinemateca para a Filmoteca Española; e uma muito especial sessão dedicada ao pioneiro Segundo de Chómon, com acompanhamento ao piano por Jordi Sabatés.

 
04/12/2014, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Cinefiesta

LES DEUX MÉMOIRS / LAS DOS MEMORIAS
de Jorge Semprún
França, Espanha, 1974 - 141 min
 
05/12/2014, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Cinefiesta

CHIMES AT MIDNIGHT / CAMPANADAS A MEDIA NOCHE
As Badaladas da Meia Noite
de Orson Welles
Espanha, Suíça, 1966 - 115 min
06/12/2014, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Cinefiesta

JORDI SABATÉS RECRIA SEGUNDO DE CHOMÓN
duração total aproximada: 50 min | M/12
04/12/2014, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinefiesta

Em colaboração com a Cinefiesta 2014
LES DEUX MÉMOIRS / LAS DOS MEMORIAS
de Jorge Semprún
França, Espanha, 1974 - 141 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada por José María Prado

Sobretudo conhecido pelo seu trabalho de argumentista em filmes de Costa-Gavras e Alain Resnais, Jorge Semprún assina em LES DEUX MÉMOIRS um documentário sobre a Guerra Civil espanhola de 1936-1939 assente num conjunto de entrevistas que evocam a memória dos dois lados do conflito e o modo como as divisões da esquerda contribuíram para a vitória do General Franco. O projeto inicial de Semprún era realizar um documento de maior fôlego e uma duração total de cerca de seis horas, que começaria com a Guerra Civil, seguiria os refugiados, a experiência dos espanhóis que lutaram na Resistência francesa e conheceram os campos de concentração nazis, voltando depois à Espanha franquista e à Espanha contemporânea, a partir de cerca de quarenta horas de material filmado. A versão reduzida de cerca de duas horas foi restaurada pela Filmoteca Española e a Cinémathèque Française com a colaboração da Filmoteca de Catalunya há alguns anos, cumprindo um desejo expresso de Semprún. Primeira exibição na Cinemateca.

05/12/2014, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinefiesta

Em colaboração com a Cinefiesta 2014
CHIMES AT MIDNIGHT / CAMPANADAS A MEDIA NOCHE
As Badaladas da Meia Noite
de Orson Welles
com Orson Welles, Jeanne Moreau, Margaret Rutherford, John Gielgud, Marina Vlady, Keith Baxter
Espanha, Suíça, 1966 - 115 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Utilizando um personagem de várias peças, Sir John Falstaff, companheiro de folia da juventude de Henrique IV, a terceira adaptação de Shakespeare por Orson Welles é um dos filmes que melhor capta o espírito da obra do grande dramaturgo. Trata-se de uma história de amizade traída em nome dos interesses do Estado, com uma das maiores cenas de batalha jamais filmadas, onde a fúria dá lugar ao cansaço e o sangue se mistura com a lama. CHIMES AT MIDNIGHT, também conhecido como FALSTAFF vai ser apresentado na cópia da Filmoteca Española resultante de um trabalho de restauro efetuado no laboratório da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.

06/12/2014, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinefiesta

Em colaboração com a Cinefiesta 2014
JORDI SABATÉS RECRIA SEGUNDO DE CHOMÓN
duração total aproximada: 50 min | M/12
acompanhamento ao piano por Jordi Sabatés

CORTINAS (fragmento de EL IRIS FANTASTICO)
DANSES COSMOPOLITES À TRANSFORMATION
AH! LA BARBE
ELECTRIC HÔTEL
CRÉATION DE LA SERPENTINE
LES OEUFS DE PÂQUES
LES OMBRES CHINOISES
L’ALBUM MERVEILLEUX
LA VALISE DE BARNUM
LA MAISON ENSORCELÉE
LE ROI DES DOLLARS
MÉTAMORPHOSE
LE SPECTRE ROUGE
EN AVANT LA MUSIQUE
SYMPHONIE BIZARRE
de Segundo de Chomón
Espanha e França, 1902 – 1912 / mudos

Pioneiro do cinema, como os irmãos Lumière ou George Méliès, a quem é muitas vezes aproximado pelas ilusões óticas e trucagens frequentes nos seus filmes, Segundo de Chómon (1871-1929, “o Mèliès espanhol”) ocupa na História do cinema um importante papel como realizador, especialista em trucagens, pioneiro do cinema fantástico, dos efeitos especiais e do cinema animação nos primeiros trinta anos do cinema, que estudou em Paris desde 1897 e onde realizou, para a Pathé, mais de cem títulos. Trabalhou igualmente em Espanha e em Itália (para a Itala Film, a partir de 1912). A seleção de títulos acima referidos é a base do programa JORDI SABATÉS RECRIA SEGUNDO DE CHOMÓN, que se apresenta como uma ilustração das imagens de Chómon com “uma música fluida, substanciosa e eficaz, que incide em ritmos e motivos do início do século passado, sem nunca perder o timbre contemporâneo”. Jordi Sabatés tem trabalhado em acompanhamentos musicais de importantes filmes do cinema mudo dos primórdios. Os filmes são apresentados em cópia digital.