CICLO
João César Monteiro: Obra Escrita


Esta sessão, organizada em colaboração com a Editora Letra Livre, assinala o lançamento do livro “Obra Escrita. Volume I”, de João César Monteiro. Este que é o primeiro de cinco volumes da “obra escrita” de João César Monteiro inclui os guiões dos seus primeiros quatro filmes de ficção: QUEM ESPERA POR SAPATOS DE DEFUNTO MORRE DESCALÇO, A SAGRADA FAMÍLIA ou FRAGMENTOS DE UM FILME-ESMOLA, VEREDAS e SILVESTRE. Por ocasião do lançamento do livro, a Cinemateca propõe também a (re)visão de dois desses filmes.

 
03/11/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo João César Monteiro: Obra Escrita

QUEM ESPERA POR SAPATOS DE DEFUNTO MORRE DESCALÇO | FRAGMENTOS DE UM FILME-ESMOLA
duração total da sessão: 105 minutos | M/12
 
03/11/2014, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
João César Monteiro: Obra Escrita

Em colaboração com a Editora Letra Livre
QUEM ESPERA POR SAPATOS DE DEFUNTO MORRE DESCALÇO | FRAGMENTOS DE UM FILME-ESMOLA
duração total da sessão: 105 minutos | M/12
com a presença de Margarida Gil, Vítor Silva Tavares e Eduardo de Sousa

QUEM ESPERA POR SAPATOS DE DEFUNTO MORRE DESCALÇO
de João César Monteiro
com Luís Miguel Cintra, Carlos Ferreira, Paula Ferreira, Nuno Júdice
Portugal, 1971 – 33 min
FRAGMENTOS DE UM FILME-ESMOLA
de João César Monteiro
com Manuela de Freitas, João Perry, Dalila Rocha, Catarina Coelho, Fernando Luso Soares, Maria Clementina Monteiro, José Gabriel Trindade Santos, Voz de Luís Miguel Cintra
Portugal, 1972 – 72 min

QUEM ESPERA POR SAPATOS DE DEFUNTO MORRE DESCALÇO, exemplo do cinema que não se podia ver em Portugal antes de 25 de Abril de 1974 e que sofreu a imposição de cortes censórios que lhe impediram que estreasse, foi felizmente entendido por alguns na época como o grande filme que é (“É o filme mais português que vi até hoje… Não no sentido do Benfica. Mas no literal: aqui e agora”, Eduardo Guerra Carneiro, 1971). “Opaco, secreto como um búzio”, chamou-lhe César. Foi o primeiro filme de Luís Miguel Cintra, na personagem de Lívio, o mesmo nome da que interpretou 18 anos depois em RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA, mandando João de Deus “ir e dar-lhes trabalho”. FRAGMENTOS DE UM FILME-ESMOLA, também conhecido como A SAGRADA FAMÍLIA e filmado em 16 mm, som direto e longos planos-sequência, foi durante muito tempo um filme invisível. Um filme de reflexos e desvarios, que é obrigatório (re)descobrir.
Sala Dr. Félix Ribeiro