01/03/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Março 2013
Tacones Lejanos
Saltos Altos
de Pedro Almodóvar
com Victoria Abril, Marisa Paredes, Miguel Bosé, Féodor Atkine, Bibi Andersen
Espanha, 1991 - 114 min
legendado em português

Almodóvar em modo melodramático, variante melodramas mãe-filha. Com as peculiaridades do universo do autor, e as marcas anos noventa contemporâneos da sua data de produção, TACONES LEJANOS afirma-se na linha de filmes como STELLA DALAS de Vidor, MILDRED PIERCE de Curtiz, IMITATION OF LIFE de Sirk e AUTUMN SONATA de Bergman, referência explicitamente citada. Victoria Abril e Marisa Paredes são mãe e filha. Primeira exibição na Cinemateca.

04/03/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Março 2013
En Lektion i Kärlek
Uma Lição de Amor
de Ingmar Bergman
com Gunnar Björnstrand, Harriet Andersson, Åke Grönberg
Suécia, 1945 - 90 min
legendado em português

De UMA LIÇÃO DE AMOR disse Bergman tratar-se de um filme “feito para o momento que passa”. Na sua obra, é um título que se associa a um momento de felicidade pessoal e foi, ao que constam os relatos, rodado num ambiente particularmente descontraído. A fama é a de ser “o mais frívolo filme de Bergman”. O argumento anda à volta de cenas conjugais e uma das recorrentes imagens é a de um Cupido.

05/03/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Março 2013
Partner
Partner
de Bernardo Bertolucci
com Pierre Clémenti, Stefania Sandrelli, Tina Aumont, Sergio Tofano
Itália, 1968 - 103 min
legendado em português

Livremente baseado em Dostoievski (O Duplo, 1846), PARTNER foi filmado em pleno movimento estudantil de 1968 e é considerado um dos mais radicais títulos de Bertolucci, inspirado em Marx, Freud ou Godard. Retrato de uma geração, o filme segue a história de um solitário estudante que inventa, como duplo, uma versão extrovertida de si mesmo.

06/03/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Março 2013
Journal d’une Femme de Chambre
Diário de uma Criada de Quarto
de Luis Buñuel
com Jeanne Moreau, Georges Geret, Michel Piccoli, Muni
França, 1964 - 97 min
legendado em português

Depois de Jean Renoir, foi a vez de Luis Buñuel adaptar o romance homónimo de Octave Mirbeau, a história de Céléstine (Jeanne Moreau) que chega a uma pequena cidade da Normandia para servir na mansão de proprietários, tornando-se o agente revelador dos vícios e torpezas da burguesia rural. O filme é também uma espécie de ajuste de contas de Buñuel com a Action Française, organização de extrema-direita que atacara o seu filme L´ÂGE D’OR.

07/03/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Março 2013
Il Figlio di Spartacus
O Filho de Spartacus
de Sergio Corbucci
com Steve Reeves, Gianna Maria Canale, Jacques Serras, Claudio Gora
Itália, 1962 - 101 min
legendado em português

Em fins dos anos cinquenta e início dos anos sessenta, o peplum (filmes de aventuras situados na Antiguidade) foi um dos grandes géneros populares, tendo sido ressuscitado pelos italianos, que o tinham inventado nos anos dez do século XX. Nestes filmes, ao lado do musculoso herói e da heroína cheia de formas, mas muitas vezes maléfica, há em geral um magricelas conspirador e uma segunda mulher, boazinha e secretamente apaixonada pelo herói. E, é claro, não faltam grandes cenas de combates individuais e batalhas. IL FIGLIO DI SPARTACUS é um dos melhores exemplos deste género e o seu protagonista é o maior de todos os heróis musculosos da Cinecittà: o americano Steeve Reeves, ex-Mr. Universo. Este foi, por sinal, o seu último peplum.