CICLO
A Cinemateca com o Inshadow – Lisbon Screendance Festival


O InShadow – Lisbon ScreenDance Festival apresenta, este ano, a sua 16ª edição como habitualmente em vários espaços da cidade de Lisboa. Em nova colaboração com o InShadow, continuamos a revisitar e refletir sobre a antiga e profícua relação do cinema com a questão da dança e da especificidade da sua representação através da imagem em movimento.
 
 
05/12/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o Inshadow – Lisbon Screendance Festival

Brigadoon
A Lenda dos Beijos Perdidos
de Vincente Minnelli
Estados Unidos, 1954 - 108 min
 
06/12/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o Inshadow – Lisbon Screendance Festival

Carmen
de Carlos Saura
Espanha, 1983 - 102 min
05/12/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Inshadow – Lisbon Screendance Festival
Brigadoon
A Lenda dos Beijos Perdidos
de Vincente Minnelli
com Gene Kelly, Cyd Charisse, Van Johnson, Elaine Stewart
Estados Unidos, 1954 - 108 min
legendado em português | M/12
A quintessência do musical no que é um deslumbrante conto fantástico sobre uma aldeia escocesa que “vive” um dia em cada século e é descoberta por dois caçadores. Um deles, Gene Kelly, encontra ali o amor da sua vida, o que permitirá um milagre. BRIGADOON contém um dos mais belos bailados a dois no cinema: Gene Kelly e Cyd Charisse em Heather on the Hill. É um dos mais celebrados Minnelli, o filme em que João Bénard da Costa notou “o aparecimento de Cyd Charisse na profundidade de campo e [no mesmo feitiço] tudo o que no filme a ela se refere [...]. Nunca Cyd Charisse foi tão mágica, tão letal, tão imponderável”.
 
06/12/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Inshadow – Lisbon Screendance Festival
Carmen
de Carlos Saura
com Antonio Gades, Laura del Sol, Paco de Lucía, Cristina Hoyos
Espanha, 1983 - 102 min
legendado eletronicamente em português / M/12
CARMEN é o segundo filme da “trilogia flamenca” de Carlos Saura e António Gades (iniciada com BODAS DE SANGUE e concluída com EL AMOR BRUJO). No centro da trama, acompanhamos o coreógrafo Antonio (Gades) a preparar uma adaptação flamenca da famosa ópera de Bizet, enquanto a sua relação com a protagonista, Carmen (Laura del Sol), começa a espelhar a própria narrativa da obra. O filme revela um fascínio pelo rigor dos bastidores, que Saura captura com a sua habitual atenção aos detalhes dos ensaios e da construção coreográfica. Desse limbo entre “verdade” e “ficção” nascem poderosos números de dança, dos quais se destaca o “duelo” entre Antonio e Juan (o marido de Carmen), cuja intensidade e ritmo são magnificamente filmados por Teo Escamilla. São esses momentos de grande beleza visual e dramática que preservam o valor deste clássico flamenco de Saura.