18/11/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Erik Hampe Faustman – Divergência a Cinzento
Främmande Hamn
“Porto Estrangeiro”
de Hampe Faustman
com Adolf Jahr, George Fant, Stig Järrel, Illona Wieselmann, Carl Ström
Suécia, 1948 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão de dia 18 apresentada por Stefan Ramstedt, em inglês
A ameaça da guerra paira sobre o S/S Castor, e a tripulação impancienta-se com o próximo embarque de mercadorias. Quando os tripulantes sabem que, com um carregamento de “comida enlatada”, o destino do navio é Espanha, respondem com uma insubordinação. FRÄMMANDE HAMN foi estreado na época do florescimento do anti-comunismo e foi criticado como propaganda por altura da sua primeira apresentação pública em Cannes. Hoje é visto como o melhor filme de Faustman e Peter von Bagh descreveu-o como “uma combinação poderosa: classe operária grosseira e ’miserabilismo’, melodrama, romantismo revolucionário – tudo isto ao serviço do tema da luta de classes”.
19/11/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Erik Hampe Faustman – Divergência a Cinzento
Flickan Och Djävulen
“A Rapariga e o Diabo”
de Hampe Faustman
com Kolbjörn Knudsen, Ingrid Brogström, Elsa Widborg, Tord Stäl
Suécia, 1944 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A quarta longa-metragem de Faustman afastou-se das representações realistas dos ambientes da classe operária contemporânea. Ambientada no interior da Suécia do século XVII, é um filme centrado numa jovem habitada pelas forças do mal. Não obstante o estilo mais expressivo e a história de terror, a paleta continua a ser tipicamente cinzenta. A escuridão do filme está noutro lado, porventura no destino da mulher possuída. Um conto metafórico ou um exercício de estilo? Seja como for, o escritor e crítico Barbro Alving descreveu-o como “o mais relevante filme sueco desde a era do cinema mudo”. A apresentar em cópia digital.
20/11/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Erik Hampe Faustman – Divergência a Cinzento
När Ängarna Blommar
“Quando os Prados Florescem”
de Hampe Faustman
com Sigurd Wallén, Dagny Lind, Birger Malmsten, Ludde Gentzel, Elsa Widborg, Doris Svedlund
Suécia, 1946 - 77 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O primeiro filme de Faustman à volta de um coletivo passa-se entre os chamados “statare”, trabalhadores agrícolas contratados que vivem em condições próximas da escravatura. o ator Sigurd Wallén regressa a este meio, que tinha habitado em muitos filmes dos anos 1930, mas frequentemente no papel do reformista, garantindo que o progresso acontece enquanto o sistema permanece. A aposta é maior em NÄR ÄNGARNA BLOMMAR, no qual os trabalhadores exigem o direito à greve. O filme de Faustman (“um As Vinhas da Ira sueco”, na expressão de um crítico) foi realizado apenas dois anos após esta forma de emprego ter sido interditada.
21/11/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Erik Hampe Faustman – Divergência a Cinzento
Kvinnohuset
“Casa de Mulheres”
de Hampe Faustman
com Inga Tidblad, Eva Dahlbeck, Annalisa Ericson, Birgitta Valberg, Ulla Sjöblom
Suécia, 1953 - 88 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Ulla Isaksson deu a Faustman um novo motivo coletivo com o seu romance Kvinnohuset, baseado numa casa coletiva para mulheres. Com um elenco de monta, que inclui Inga Tidblad, Eva Dahlbeck e Annalisa Ericson, Faustman retrata uma forma contemporânea de alienação, recorrendo a planos mais longos, como se a fragmentação e individualização da modernidade exigissem um mais complexo tratamento formal – ou, como lhe chamou o crítico Bengt Idestam-Almquist, “um regresso aos férteis deuses do formalismo”.
22/11/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Erik Hampe Faustman – Divergência a Cinzento
Cafe Lunchrasten
de Hampe Faustman
com Lars Ekborg, Doris Svedlund, Annalisa Ericson, Nils Hallberg, Stig Järrel
Suécia, 1954 - 80 min
legendado eletronicamente em português | M/12
No início de 1952, a desconstrução dos bairros pobres e acidentados de Klara, no centro de Estocolmo, havia começado. No centro de CAFÉ LUNCHRASTEN está um café da zona, um lugar de encontro entre jornalistas, estudantes, pequenos bandidos e prostitutas. Em retrospetiva, um lugar onde pessoas de diferentes estratos sociais se encontravam, um lugar que não existe nos projetos dos planos de desenvolvimento da cidade moderna. CAFÉ LUNCHRASTEN pode parecer uma anedota cheia de sentido de humor, mas o tempo revelou o seu carácter melancólico.