CICLO
William Klein à Luz do Cinema | Sessão de Antecipação


em colaboração com o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia articulado com a exposição “O Mundo Inteiro É Um Palco”
Artista visual de Nova Iorque radicado em Paris, William Klein (1926-2022) é reconhecido pela experimentação e influência de um trabalho de décadas, entre finais dos anos 1940 e o princípio dos anos 2020. Foi um dos mais relevantes fotógrafos do pós-guerra e trabalhou muito, nas suas imagens, a perspetiva da reportagem e da moda, mas as facetas múltiplas da sua obra são um traço distintivo em que cabem a arte abstrata, a fotografia, o cinema, a escrita, o grafismo ou a edição. Antecipando uma retrospetiva do seu trabalho no cinema, esta sessão de outubro, reúne dois títulos: BROADWAY BY LIGHT e GRANDS SOIRS ET PETITS MATINS – um célebre estudo da luz a partir da nova-iorquina Broadway e um pouco conhecido olhar documental do Maio de 68 construído, em direto, em Paris, sobre um dos mais vibrantes momentos políticos da segunda metade do século XX europeu. Propondo um programa expressivo do trabalho cinematográfico de William Klein, a retrospetiva, a decorrer na Cinemateca, no mês de janeiro de 2025, contará com dez sessões distintas e um total de dezassete filmes. É organizada em colaboração com o MAAT, em Lisboa, em diálogo com a exposição “William Klein – O Mundo Inteiro É um Palco” patente até 27 de janeiro próximo.
 
 
 
15/10/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo William Klein à Luz do Cinema | Sessão de Antecipação

Broadway By Light | Grands Soirs et Petits Matins
 
15/10/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
William Klein à Luz do Cinema | Sessão de Antecipação
Broadway By Light | Grands Soirs et Petits Matins
sessão apresentada por Sérgio Mah
Broadway By Light
de William Klein
França, 1958 – 10 Min / Sem Diálogos

Grands Soirs Et Petits Matins
de William Klein
França, 1968-78 – 98 min

duração total da projeção: 108 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Primeiro trabalho cinematográfico de William Klein em finais dos anos 1950, BROADWAY BY LIGHT é um colorido estudo noturno da Broadway, numa Times Square eletrizada. Dez minutos incandescentes, sem diálogos, com música de Maurice Leroux, produção de Anatole Dauman, o apoio de Alain Resnais, um curto texto inicial de Chris Marker: “Os americanos inventaram o jazz para se consolarem da morte, a estrela para se consolarem da mulher. Para se consolarem da noite, inventaram a Broadway.” Orson Welles fez-lhe o elogio como o primeiro filme em que via, na cor, um elemento absolutamente necessário. Posterior em dez anos, GRANDS SOIRS ET PETITS MATINS é um filme do Maio de 68, rodado a preto-e-branco em película 16 mm, câmara à mão, no parisiense Quartier Latin: as manifestações de estudantes e trabalhadores, as barricadas, assembleias, debates, utopias, palavras de ordem desse histórico maio foram filmados em modo cinema direto no curso de quinze dias; o filme foi construído em duas partes em seis meses de montagem. “O título GRANDS SOIRS – ‘a revolução’ – e PETITS MATINS – ‘a ressaca’ – permitiu-me mostrar o que estava a acontecer. Eu era muito solidário com os estudantes, mas crítico da fantasia.” (William Klein, 2015) É um dos títulos menos vistos da filmografia de Klein, a apresentar pela primeira vez na Cinemateca.