02/03/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
SELO OU NÃO SÊ-LO
de Isabel Aboim Inglez
com Ana Brandão
Portugal, 2006 – 9 min
NESTE NATAL EU QUERIA
de Graça Gomes
Portugal, 1998 – 3 min
FRAGMENTOS DE SAL
de Cristina Teixeira
Portugal, 2000 – 8 min
INTERSTÍCIOS
de Marina Estela Graça
Portugal, 2001 – 6 min
COISAS & LOIÇAS
de Sandra Santos
Portugal, 2001 – 6 min
PARA O IGLOO DA AVOZINHA
de Sandra Ramos
Portugal, 2003 – 2 min
A DAMA DA LAPA
de Joana Toste
Portugal, 2004 – 5 min
HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ
de Regina Pessoa
Portugal, Canadá, França, 2005 – 8 min
MULHER
de Irina Calado
Portugal, 2005 – 5 min
THE TAILOR’S KISS
de Joana Bartolomeu
Portugal, 2005 – 10 min
AS MÁQUINAS DE MARIA
de Marta Madureira
Portugal, 2003 – 8 min
Os onze filmes conjugados nesta sessão, feitos de acordo com um variadíssimo leque de abordagens à animação, são demonstrativos da determinante importância do olhar feminino na realização de cinema de animação portuguesa desde o início do século XX. SELO OU NÃO SÊ-LO desenha o pensamento e a imaginação de uma menina que recebe o inusitado convite para beber chá com a Rainha de Inglaterra. NESTE NATAL EU QUERIA é um filme sobre a partilha e sobre dois pequenos irmãos que fazem cada um a sua lista de prendas para o Natal, sendo surpreendidos pela prenda que o Pai Natal lhes reserva. Influenciado pela poesia de Al Berto, FRAGMENTOS DE SAL é uma curta realizada em areia sobre a procura da identidade, os “(des)encontros com o Outro” através do “confronto com os elementos primordiais”. INTERSTÍCIOS é um exercício formal que explora a coreografia transversal à imagem fílmica e às artes plásticas, salientando a “relação geométrica e diacrónica entre elementos cujas formas se mantêm, mais ou menos reconhecíveis entre fotogramas”. COISAS & LOIÇAS parte de uma encomenda feita pelo Museu Nacional Soares dos Reis com a intenção de montar uma narrativa divertida em torno das peças da exposição de Faiança Portuguesa, no âmbito da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura. PARA O IGLOO DA AVOZINHA, inspira-se num texto de Gilbert Lascaux, fazendo uma exploração visual da história de uma menina de vermelho e da sua relação com a avó e com a neve. Numa história policial preenchida de enredos e tumultos, a DAMA DA LAPA não tem explicação melhor do que a da sua sinopse: Haaaaa?meu amor?vrrrumm, hhoooo?pum pum?socorro?ra-ta-ta-ta-ta?grrrrr?tchac?hããaan?uauuuu!!!!!!?. HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ, aclamado e premiado filme de Regina Pessoa, lida com a diferença e com a singularidade pessoal face à integração social na pele de uma menina “diferente”, que se isola face à intolerância da sua comunidade. MULHER é a primeira de seis pequenas histórias que compõem uma série sobre o quotidiano e a intimidade feminina. THE TAILOR’S KISS é um obscuro filme feito com marionetas sobre o desespero de um alfaiate perante a solidão e a perda da sua amada. AS MÁQUINAS DE MARIA levam-nos a um mundo “mecanizado, de porcas e parafusos”, e à imaginação de Maria, cujo passatempo preferido é inventar máquinas.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui