17/03/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
POURVU QU’ON AIT L’IVRESSE
de Jean-Daniel Pollet
com Claude Melki
França, 1957 – 20 min / sem diálogos
LA LIGNE DE MIRE
de Jean-Daniel Pollet
com Pierre Assier, Claude Melki, Michèle Mercier, Edith Scob
França, 1959 – 70 min / legendado eletronicamente em português
POURVU QU’ON AIT L’IVRESSE, a curta-metragem de estreia de Jean-Daniel Pollet foi entusiasticamente saudada por Jean-Pierre Melville e por Jean-Luc Godard pela partilha “da mesma ternura de Raymond Queneau” e “a mesma ferocidade de Jean Vigo” (nos
Cahiers). Leão de Ouro em Veneza, tratava-se da primeira colaboração do então muito jovem realizador com Claude Melki, ator que o acompanharia em muitos filmes que, graças à sua inigualável presença, conquistam uma poesia inédita, em que um corpo burlesco se combina com a melancolia. A dança e a liberdade dos gestos de um jovem homem tímido que, num baile de domingo, observa as raparigas em busca de um par para dançar, combinam-se aqui de um modo admirável numa conquista do espaço. Invisível durante muito tempo, LA LIGNE DE MIRE, uma das primeiras longas da Nouvelle Vague, é um daqueles filmes “malditos”, que o próprio realizador interditou durante muito tempo. Depois de anos na estrada com a sua guitarra, um músico regressa ao castelo da sua infância, onde um grupo se dedica a uma vida ociosa e a tráficos vários. Jean-Luc Godard foi um dos principais defensores desta obra com um fundo vagamente policial que confere grande liberdade aos seus atores e que acabou por não estrear: LA LIGNE DE MIRE é uma primeira exibição na Cinemateca, a apresentar em cópia digital.
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