CICLO
Maria do Mar - Filme-Concerto


Nos 125 anos da primeira sessão pública de cinema português, contemporânea do nascimento de Leitão de Barros, e lembrando a memória de Bernardo Sassetti (1970-2012), a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, a Sinfonietta de Lisboa e o São Luiz Teatro Municipal, juntam-se para a celebração do encontro entre o cinema, a música e o mar.
Estreado a 20 de maio de 1930 no São Luiz, MARIA DO MAR, de Leitão de Barros é um dos expoentes do cinema mudo português, símbolo de mestria na construção de uma narrativa que encontra no feudo entre duas famílias uma história de amor que vai para lá do drama da faina dos pescadores da Nazaré. Se o filme foi exibido em inúmeras ocasiões e ciclos, o seu restauro é um marco importante na história da Cinemateca Portuguesa, e, em particular, na fase inaugurada com a instalação do laboratório de restauro do seu departamento ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento). Com efeito, este foi o primeiro trabalho desse laboratório, dado a conhecer em 2000 (na cópia então produzida em película), em sessão realizada na Culturgest, na qual foi também ouvida pela primeira vez a partitura original composta para o filme por Bernardo Sassetti, executada ao vivo por um conjunto orquestral dirigido por Vasco Pearce de Azevedo, com a participação de Filipa Pais e tendo ao piano o compositor (sessão realizada no âmbito de um encontro das cinematecas europeias em Lisboa, por sua vez integrado no programa cultural da segunda Presidência Portuguesa do Conselho da U.E.).
Agora, no momento em que apresentamos a nova cópia digital de MARIA DO MAR, trazemos de novo o filme ao lugar da estreia, o São Luiz Teatro Municipal, e voltamos a juntar-lhe a notável composição de Sassetti, representativa da inventividade da sua escrita musical e atenta aos cambiantes emocionais da realização de Leitão de Barros - uma composição que o músico veio aliás depois a trabalhar, em aperfeiçoamentos sucessivos, ao longo da década que se seguiu à aquela estreia, tendo sido apresentada com o filme, em sua vida, em inúmeros outros locais, e tendo também sido executada em 2013, em sua homenagem, em filme-concerto realizado no Teatro Nacional de São Carlos. Filme e música, unir-se-ão assim mais uma vez nesta sessão, em que a partitura será executada ao vivo pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, de novo sob a direção do maestro Vasco Pearce de Azevedo e com a participação de Filipa Pais (voz) e, tal como acontecera já em São Carlos, com Francisco Sassetti ao piano.
Esta sessão foi também escolhida para marcar o início das atividades públicas do programa FILMar, que terá uma continuidade regular a partir de 30 Setembro. Decorrendo entre este ano e 2024, este programa (financiado no quadro dos “EEA Grants”), permitirá à Cinemateca digitalizar dez mil minutos de cinema português de temáticas relacionadas com o mar, num ambicioso desafio destinado a dar maior visibilidade a uma das linhas estruturantes do cinema nacional conservado no nosso arquivo, corporizada tanto nas longas como nas curtas-metragens, nas áreas da ficção, documentário, animação, filmes de promoção e atualidades. A estratégia, articulada com parceiros de diferentes áreas da exibição, distribuição e mediação de públicos, será desenvolvida em diálogo com o Norsk Filminstitutt, entidade congénere da Cinemateca Portuguesa na Noruega.
Finalmente, a sessão-concerto é ainda organizada no âmbito do programa A Season of Classic Films, financiado pelo Programa Europa Criativa e coordenado pela ACE (Association des Cinémathèques Européennes), destinado a valorizar o património cinematográfico europeu, em especial convidando à descoberta do mesmo por parte de novas gerações.
 
*A venda exclusiva dos bilhetes é feita no site e na bilheteira do São Luiz Teatro Municipal, de acordo com as regras e os descontos em vigor naquele teatro (não sendo aplicados os descontos habituais aos Amigos da Cinemateca).
 
 
12/06/2021, 20h00 | São Luiz Teatro Municipal
Ciclo Maria do Mar - Filme-Concerto

Maria do Mar
de José Leitão de Barros
Portugal, 1930 - 94 min | M/12
 
12/06/2021, 20h00 | São Luiz Teatro Municipal
Maria do Mar - Filme-Concerto

Em colaboração com São Luiz Teatro Municipal
Maria do Mar
de José Leitão de Barros
com Adelina Abranches, Alves da Cunha, Oliveira Martins, Rosa Maria
Portugal, 1930 - 94 min | M/12
A venda exclusiva dos bilhetes é feita no site e na bilheteira do São Luiz Teatro Municipal, de acordo com as regras e os descontos em vigor naquele teatro (não sendo aplicados os descontos habituais aos Amigos da Cinemateca).
Com música original de Bernardo Sassetti interpretada ao vivo pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Filipa Pais (voz), Francisco Sassetti (piano) e direção musical de Vasco Pearce de Azevedo

MARIA DO MAR é um notável trabalho de integração da paisagem marítima e da vida dos pescadores da Nazaré numa ficção construída à volta do ódio entre duas famílias por causa da morte de um pescador, provocada acidentalmente por outro. Embora sejam os filhos que, em primeira instância, se tornam as maiores vítimas desse ódio, acabará por ser na sequência da união amorosa deles que virá a acontecer a reconciliação. Um belíssimo filme, com imagens surpreendentes e um trabalho de montagem claramente marcado pela influência da vanguarda soviética da época, onde se notam ainda muitos outros sinais do cinema europeu e americano dos anos vinte do século passado. A apresentar em cópia digital.