CICLO
Com A Linha De Sombra


O regresso desta rubrica regular da Cinemateca, que resulta da colaboração com a Linha de Sombra, faz-se com duas sessões de cinema que têm como pretexto dois lançamentos que terão lugar no espaço desta livraria nos 39 Degraus. A primeira assinala a saída em DVD do filme A SANTA ALIANÇA de Eduardo Geada, publicado pela Academia Portuguesa de Cinema em colaboração com a Cinemateca dando sequência à “Colecção da Academia”, que visa, desde 2018, recuperar e editar obras emblemáticas do cinema português, contribuindo em simultâneo para a sua preservação como para a sua difusão junto de um público alargado.
A segunda sessão articula-se com a publicação do novo livro da investigadora Maria do Carmo Piçarra Projectar a ordem — Cinema do Povo e propaganda salazarista. É um livro sobre o Cinema do Povo (1935-1954) do SPN/SNI, cinema ambulante que percorreu o país para combater o comunismo e promover o corporativismo e o Estado Novo. Lançado, em 1935, em Lisboa, onde encheu de público as praças da cidade, iniciou a itinerância após o começo da Guerra Civil em Espanha. A REVOLUÇÃO DE MAIO foi o filme de redenção privilegiado que, entre outros programados por Manuel Félix Ribeiro, projectou, no país rural e analfabeto, a imagem do Estado Novo concebida por António Ferro. A apresentação do livro será feita pelo historiador Paulo Cunha e pelo professor catedrático do departamento de ciências da comunicação da NOVA-FSCH Rui Cádima no dia 30 de Setembro às 19h00 na Linha de Sombra, seguindo-se às 21h30 a apresentação na Esplanada dos filmes JORNAL PORTUGUÊS Nº52 e ANIKI-BOBÓ, num programa de “reconstituição” de uma sessão do Cinema do Povo.
 
24/09/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Com A Linha De Sombra

A Santa Aliança
de Eduardo Geada
Portugal, 1977 - 119 min
 
30/09/2020, 21h30 | Esplanada
Ciclo Com A Linha De Sombra

Jornal Português Nº 52 | Aniki Bóbó
duração total da sessão: 78 minutos
24/09/2020, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Com A Linha De Sombra
A Santa Aliança
de Eduardo Geada
com Io Apolloni, Lia Gama, Henrique Viana, Helena Isabel
Portugal, 1977 - 119 min
M/12
com a presença de Eduardo Geada
Terceira longa-metragem de ficção de Eduardo Geada, depois de SOFIA E A EDUCAÇÃO SEXUAL e O FUNERAL DO PATRÃO, A SANTA ALIANÇA centra-se na história de uma família de financeiros influentes no período imediatamente posterior à revolução de abril de 1974. A fotografia é de Manuel Costa e Silva, a música e canções de Pedro Osório e os diálogos de Manuel Machado da Luz, com Gonçalves Preto e Eduardo Geada. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 1978. A apresentar em cópia nova digital.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.
30/09/2020, 21h30 | Esplanada
Com A Linha De Sombra
Jornal Português Nº 52 | Aniki Bóbó
duração total da sessão: 78 minutos
M/12
sessão apresentada por Maria do Carmo Piçarra
JORNAL PORTUGUÊS Nº 52
de António Lopes Ribeiro
Portugal, 1945 - 10 min
 
ANIKI BÓBÓ
de Manoel de Oliveira
com Nascimento Fernandes, Fernanda Matos, Horácio Silva, António Santos
Portugal, 1942 - 68 min
 
A primeira longa-metragem de Manoel de Oliveira, segundo o conto de Rodrigues de Freitas, Meninos Milionários, em cópia restaurada. O título é a invocação de um jogo infantil para dividir os que serão “polícias” e “ladrões”. Uma belíssima incursão no mundo da infância que é simultaneamente um documento excepcional sobre a cidade do Porto no começo da década de quarenta. A abrir a sessão, o número do JORNAL PORTUGUÊS dedicado à manifestação no Terreiro do Paço de agradecimento a Carmona e Salazar pela paz portuguesa.