CICLO
Imagem por Imagem (Cinema de Animação)


A rubrica tem em fevereiro duas sessões, a primeira dedicada à produtora Animais, a segunda fechando a série de sessões com que a Cinemateca se associou às celebrações do 20º aniversário da MONSTRA – Festival de Cinema de Animação de Lisboa, antecedendo a edição deste ano que acontece no próximo mês.
Fundada em 1991 por Nuno Amorim e José Pedro Cavalheiro, mais conhecido pelo nome artístico de Zepe, e mantendo até hoje uma atividade regular, a Animais é uma referência no domínio da animação portuguesa, género a que se dedica juntamente com o vídeo e a publicidade. Além de uma vasta coleção de curtas-metragens de autor, a companhia tem produzido séries infantis, documentários, publicidade e filmes institucionais. Nesta viagem pelo mundo da animação portuguesa que a Cinemateca tem vindo a propor nos últimos anos, é a vertente de animação da Animais que nos interessa e, depois de já termos dedicado sessões de autor aos dois fundadores da companhia e ainda a outros autores por ela produzidos, como Isabel Aboim Inglez, exibimos agora um grupo de títulos inéditos na nossa sala, que demonstram ainda a variedade de temas e de técnicas que a Animais tem vindo a explorar nestes quase trinta anos de existência.
A Itália é a última paragem do conjunto de sessões com que, desde há vários meses e antecedendo a 20ª edição da MONSTRA, a Cinemateca foi celebrando as duas décadas de existência do festival lisboeta especializado em cinema de animação. Com uma presença regular na história da MONSTRA, a Itália foi país-convidado da edição de 2017, tendo a ilustração do cartaz do festival desse ano sido realizada pelo multipremiado realizador italiano Gianluigi Toccafondo. Uma edição marcada pela presença de nomes fundamentais da animação italiana, como os do veterano realizador Bruno Bozzetto, do realizador Enzo D'Alò e do historiador Giannalberto Bedazzi, e pontuada ainda pelas retrospetivas de Simone Massi, de Gianluigi Toccafondo,  e de um mergulho profundo, com mais de uma centena de filmes, na história da animação italiana (acompanhada por uma grande exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes com originais de mais de meia centena dos filmes apresentados).
 
 
06/02/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Imagem por Imagem (Cinema de Animação)

Sessão Animais
duração total da projeção: 83 min | M/12
 
27/02/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Imagem por Imagem (Cinema de Animação)

Monstra / Itália
duração total da projeção: 76 min | M/12
06/02/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
Imagem por Imagem (Cinema de Animação)
Sessão Animais
duração total da projeção: 83 min | M/12
O CAMPO À BEIRA-MAR
de André Ruivo
Portugal, 2015 – 8 min
JANTAR EM LISBOA
de André Carrilho
Portugal, 2007 – 10 min
CHATEAR-ME-IA MORRER TÃO JOVEEEEEM…
de Filipe Abranches
Portugal, 2016 – 16 min
SURPRESA
de Paulo Patrício
Portugal, 2017 – 8 min
A SONOLENTA
de Marta Monteiro
Portugal, 2017 – 10 min
CIRCO
de André Ruivo
Portugal, 2017 – 7 min
À TONA
de Filipe Abranches
Portugal, 2018 – 11 min
ENTRE SOMBRAS
de Mónica Santos, Alice Guimarães
Portugal/França, 2018 – 13 min

sessão apresentada pelo produtor Nuno Amorim e com a presença dos realizadores
Os oito filmes apresentados nesta sessão, todos inéditos na Cinemateca, mostram bem a dinâmica recente da Animais e a variedade de temas e técnicas que as suas produções abordam e utilizam. Neste conjunto de títulos encontramos contos infantis e histórias da guerra, aventuras surreais e visões realistas, animações com base em desenho tradicional, pixilação e stop motion. ENTRE SOMBRAS, uma coprodução luso-francesa, venceu o prémio da Academia na categoria de animação e foi candidato aos Césars, os prémios mais importantes da indústria cinematográfica francesa.
 
27/02/2020, 18h30 | Sala Luís de Pina
Imagem por Imagem (Cinema de Animação)
Monstra / Itália
duração total da projeção: 76 min | M/12
sessão apresentada por Fernando Galrito
MERCURIO
de Michele Bernardi
Itália, 2018 – 10 min / sem diálogos
PER TUTTA LA VITA
de Roberto Catani
Itália, 2018 – 5 min / sem diálogos
ALMA
de Michelangelo Fornaro
Itália, 2019 – 11 min / sem diálogos
SONO UN POETA, CARA!
de Vincenzo Gioanola
2019 – 4 min / legendado eletronicamente em português
PLANETS
de Igor Imhoff
2012 – 9 min / Sem diálogos
LO SPIRITO DELLA NOTTE
de Manfredo Manfredi
2018 – 12 min / sem diálogos
LO STEINWAY
de Massimo Ottoni
2016 – 17 min / legendado eletronicamente em português
LE NOZZE DI POLLICINO
de Beatrice Pucci
2019 – 6 min / legendado eletronicamente em português
X. Y. U.
de Donato Sansone
2019 – 2 min / sem diálogos

A sessão com que a MONSTRA assinala a sua estreita ligação à animação italiana foi organizada pelo compositor e realizador italiano Andrea  Martignoni e é composta por uma seleção de filmes recentes,  entre os quais obras de grandes mestres da animação mundial, como Roberto Catani, Vicenzo Gianola, Donato Sansone ou Manfredo Manfredi.