CICLO
História Permanente do Cinema Português


Depois de, no ano anterior, termos revisitado algumas obras dos anos trinta, em fevereiro (e sempre em alternância com obras mais recentes) entramos mais uma vez pelos nossos anos quarenta, década decisiva para conhecer as tendências dominantes da ficção portuguesa durante o Estado Novo. Este era o período em que alguns filões ensaiados na década anterior atingiam o cume do sucesso, ao mesmo tempo que alguns outros, mais ambiciosos ou arriscados, soçobravam face ao contexto e às condições de produção. Arrancamos com uma obra de viragem de década, feita justamente por um dos realizadores que dois anos antes tinha tentado algo com outro rasgo (A CANÇÃO DA TERRA), e que aqui, pese embora o grande sucesso obtido, adaptava-se já visivelmente a horizontes mais convencionais. Não sendo ainda sinal óbvio de declínio (há troços em que perpassa algo da força telúrica da obra anterior) era, de facto, uma aclimatação a outro ambiente, que o próprio Brum do Canto, muitos anos depois, não hesitou referir como “abdicação”.
 
 
13/02/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo História Permanente do Cinema Português

João Ratão
de Jorge Brum do Canto
Portugal, 1940 - 106 min | M/6
 
13/02/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
História Permanente do Cinema Português
João Ratão
de Jorge Brum do Canto
com Óscar de Lemos, Maria Domingas, António Silva, Manuel Santos Carvalho, Teresa Casal, Augusto Costa/Costinha
Portugal, 1940 - 106 min | M/6
Adaptado da opereta homónima dos anos vinte, JOÃO RATÃO segue a história amorosa de um soldado português que regressa à terra vindo da frente de batalha na Flandres. Sem atingir o nível da CANÇÃO DA TERRA – “Misturei o convencional, o espontâneo e o fabricado. Não se pode meter o Rossio na Rua da Betesga” (Jorge Brum do Canto, 1959) –, JOÃO RATÃO destaca-se menos pela evocação do cenário de guerra do que pela paisagem (o Vale do Vouga) e os apontamentos da faina dos madeireiros. Fotografia de Aquilino Mendes. A exibir na cópia restaurada há uma década, quando foi exibido pela última vez nesta sala.