Search for:
Entrada
A Cinemateca
Apresentação
História
Missão e Atividades
Mensagem da Direção
Visão e Valores
Organização
Instrumentos de Gestão
Procedimentos Concursais
Notícias
Destaques
Programação
Exposições
Exposições temporárias
Exposição permanente
Cinemateca Júnior
Coleções
Filme e Vídeo
Biblioteca e Arquivo Fotográfico
Equipamentos - Museu
Serviços
Arquivo Fílmico e Videográfico
Laboratório
Biblioteca e Arquivo Fotográfico
Salas de Cinema
Amigos da Cinemateca
Projetos
Livraria
Restaurante
Cinemateca Digital
Contactos
Entrada
>
Programação
março de 2024
d
s
t
q
q
s
s
25
26
27
28
29
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
Ciclos
Cinemateca Júnior - Sábados em Família
A Liberdade Pré-Código
Raúl Ruiz – A Imagem Estilhaçada [Parte II]
50 Anos de Abril: Que Farei Eu com Esta Espada ?
Augusto Cabrita, o Homem da Câmara-Violino
A Cinemateca com a MONSTRA
FILMar: Paisagens Literárias e Marítimas
Ante-Estreias
Com a Linha de Sombra
Sessão Especial: Homenagem a António-Pedro Vasconcelos
Sessão Especial de Homenagem ao Ex-Diretor da Cinemateca Portuguesa
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Ir ao Cinema em 1974
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique
FILMar: Chegada a Bom Porto
Abril 50 - Programa Especial
O Que Quero Ver
Sessão Especial de O Outro Teatro
Inadjectivável
Com a Linha de Sombra
Pesquisa
Search for:
CICLO
História Permanente do Cinema Português
Depois de, no ano anterior, termos revisitado algumas obras dos anos trinta, em fevereiro (e sempre em alternância com obras mais recentes) entramos mais uma vez pelos nossos anos quarenta, década decisiva para conhecer as tendências dominantes da ficção portuguesa durante o Estado Novo. Este era o período em que alguns filões ensaiados na década anterior atingiam o cume do sucesso, ao mesmo tempo que alguns outros, mais ambiciosos ou arriscados, soçobravam face ao contexto e às condições de produção. Arrancamos com uma obra de viragem de década, feita justamente por um dos realizadores que dois anos antes tinha tentado algo com outro rasgo (A CANÇÃO DA TERRA), e que aqui, pese embora o grande sucesso obtido, adaptava-se já visivelmente a horizontes mais convencionais. Não sendo ainda sinal óbvio de declínio (há troços em que perpassa algo da força telúrica da obra anterior) era, de facto, uma
aclimatação
a outro ambiente, que o próprio Brum do Canto, muitos anos depois, não hesitou referir como “abdicação”.
13/02/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo
História Permanente do Cinema Português
João Ratão
de
Jorge Brum do Canto
Portugal, 1940 - 106 min | M/6
13/02/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
História Permanente do Cinema Português
João Ratão
de
Jorge Brum do Canto
com
Óscar de Lemos, Maria Domingas, António Silva, Manuel Santos Carvalho, Teresa Casal, Augusto Costa/Costinha
Portugal, 1940 - 106 min | M/6
Adaptado da opereta homónima dos anos vinte, JOÃO RATÃO segue a história amorosa de um soldado português que regressa à terra vindo da frente de batalha na Flandres. Sem atingir o nível da CANÇÃO DA TERRA – “Misturei o convencional, o espontâneo e o fabricado. Não se pode meter o Rossio na Rua da Betesga” (Jorge Brum do Canto, 1959) –, JOÃO RATÃO destaca-se menos pela evocação do cenário de guerra do que pela paisagem (o Vale do Vouga) e os apontamentos da faina dos madeireiros. Fotografia de Aquilino Mendes. A exibir na cópia restaurada há uma década, quando foi exibido pela última vez nesta sala.