maio de 2020
dstqqss
262728293012
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31123456
PROGRAMA
Ciclos
Pesquisa
CICLO
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)


Continuação da segunda parte do Ciclo com que assinalámos os 70 anos da formação da Cinemateca, acrescentando mais 18 “histórias do cinema contemporâneo” às 17 apresentadas em janeiro. O percurso, como então foi explicado, faz-se entre alguns nomes particularmente assinaláveis do cinema contemporâneo, realizadores de obras ainda em construção, muitos deles ainda um tanto “subterrâneos” para o grande público mau grado as provas de estima (da crítica, do circuito dos festivais) que têm recebido. De Valeska Grisebach a Wang Bing, passando pela África de Abderrahmane Sissako ou pelo Brasil de André Novais Oliveira, um passeio pela diversidade do cinema que se faz nos nossos dias, um contacto com “histórias”, intrinsecamente ricas, do cinema contemporâneo.
 
 
01/02/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo 70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)

O Futebol
de Sérgio Oskman
Espanha, Brasil, 2015 - 70 min | M/12
 
01/02/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo 70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)

Jauja
de Lisandro Alonso
Argentina, 2014 - 110 min
01/02/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo 70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)

Sehnsucht
“Saudade”
de Valeska Grisebach
Alemanha, 2006 - 88 min
02/02/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo 70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)

L’Amitié | Mods
duração total da projeção: 143 min | M/12
04/02/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo 70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)

Sehnsucht
“Saudade”
de Valeska Grisebach
Alemanha, 2006 - 88 min
01/02/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)
O Futebol
de Sérgio Oskman
Espanha, Brasil, 2015 - 70 min | M/12
Partindo da sua relação e distância com o pai, o realizador Sérgio Oskman realizou um documentário semiautobiográfico sobre as relações entre pai e filho no contexto da organização do Campeonato do Mundo de 2014, realizado no Brasil. Sérgio filma não apenas um reencontro de família, após largos anos de separação, como o estado de sítio de um país inteiro que vive e sofre (sobretudo) fora dos estádios com a ficção de um jogo e o destino emocional de uma nação. Desporto e relações de sangue cruzam-se, na proximidade e distância entre pai e filho e o caminho incerto de um país, num dos documentários mais aclamados do cinema brasileiro dos últimos anos. Segunda passagem do filme, mostrado em janeiro.
 
01/02/2019, 18h30 | Sala Luís de Pina
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)
Jauja
de Lisandro Alonso
com Viggo Mortensen, Ilse Hughan
Argentina, 2014 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Lisandro Alonso, que já esteve nestas salas a apresentar os seus filmes, é um dos nomes mais destacados do cinema argentino contemporâneo, reconhecido pelas suas ficções minimalistas que interrogam os fundamentos da identidade argentina. JAUJA, filme que contou com uma grande vedeta internacional (Viggo Mortensen, que tem uma costela argentina), é a história enigmática de um marinheiro dinamarquês e da sua filha que, no século XIX, cruzam o interior da Argentina e se encontram com figuras enigmáticas, humanas e animais. Segunda passagem do filme, mostrado em janeiro.
 
01/02/2019, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)
Sehnsucht
“Saudade”
de Valeska Grisebach
com Andreas Muller, Ilka Welz, Annett Dornbusch
Alemanha, 2006 - 88 min
legendado em inglês e eletronicamente em português
Segundo filme de Valeska Grisebach, entre a estreia com MEIN STERN (já exibido na Cinemateca) e WESTERN (muito recentemente estreado em Portugal). Uma peculiar declinação dos trâmites “realistas”, aliás característica de muitos dos cineastas associados, como Valeska, à “nova escola de Berlim”, e uma história desenrolada num ambiente “operário” que prefigura já um pouco do que WESTERN viria a ser. Um homem, depois de uma noite de copos e dança, acorda ao lado de uma mulher que não é a sua. O que se passou realmente é um mistério para ele, tanto como para os espectadores. Primeira exibição na Cinemateca.
 
02/02/2019, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)
L’Amitié | Mods
duração total da projeção: 143 min | M/12
L’AMITIÉ
de Serge Bozon
com Fabrice Barbaro, Elodie Bachelier, Axelle Ropert
França, 1998 – 84 min / legendado eletronicamente em português
MODS
de Serge Bozon
com Laurent Lacotte, Guillaume Verdier, Serge Bozon
França, 2002 – 59 min / legendado eletronicamente em português

Os dois primeiros filmes de Serge Bozon, que anunciam um cineasta metodicamente ecléctico na sua abordagem a um cinema de “géneros”, marcado por uma erudição cinéfila que nunca se converte em exibicionismo. L’AMITIÉ varia sobre as formas da comédia romântica, de um modo que tanto retém a memória da tradição clássica hollywoodiana como integra, também, as “marivaudages” à Rohmer. MODS, por sua vez, parte das subculturas pop urbanas para um arremedo de musical (a música popular é um grande interesse de Bozon), mas um musical cheio de silêncios, e num estilo visual muito sixties. Primeiras exibições na Cinemateca.
 
04/02/2019, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
70 Anos, 70 Filmes 2ª Parte: 35 Histórias do Cinema Contemporâneo (II)
Sehnsucht
“Saudade”
de Valeska Grisebach
com Andreas Muller, Ilka Welz, Annett Dornbusch
Alemanha, 2006 - 88 min
legendado em inglês e eletronicamente em português
Segundo filme de Valeska Grisebach, entre a estreia com MEIN STERN (já exibido na Cinemateca) e WESTERN (muito recentemente estreado em Portugal). Uma peculiar declinação dos trâmites “realistas”, aliás característica de muitos dos cineastas associados, como Valeska, à “nova escola de Berlim”, e uma história desenrolada num ambiente “operário” que prefigura já um pouco do que WESTERN viria a ser. Um homem, depois de uma noite de copos e dança, acorda ao lado de uma mulher que não é a sua. O que se passou realmente é um mistério para ele, tanto como para os espectadores. Primeira exibição na Cinemateca.